No dia 05 de Dezembro de 2009, desembarcava a cearense que vos escreve no Aeroporto de Frankfurt. Sem saber o significado da palavra “frio”, fui em busca de realizar um grande sonho: o de estudar e morar no exterior! Os dias que antecederam a viagem foram um misto de euforia e insegurança. Fui sozinha, levando comigo alguns casacos doados por amigos e alguns quilos de farinha. Os primeiros dias em Mainz, onde morei por 1 ano e 3 meses, foram de descoberta e medo. A princípio medo do frio e de nada mais! A adaptação foi rápida e logo fiz muitos amigos. O tempo que morei na Alemanha me proporcionou uma experiência magnífica, que irei contar um pouco neste blog. Amadurecimento, sofrimento, saudade e amor…
Daí que chegou o dia de voltar para a terra do sol. A saudade eu trouxe comigo e o meu coração deixei por lá. Desde então tenho vivido na ponte aérea Fortaleza-Frankfurt….
De tanto pesquisar sobre cultura, língua e tudo que envolve a terra do chucrute, acabei descobrindo vários blogs de pessoas que viveram ou vivem lá e compartilham um pouco da vida com leitoras como eu, que raramente posta um comentário mas que adora quando vê um post novinho!
Bom, com este blog pretendo relatar como foi o tempo que passei por lá e como será quando eu voltar (em breve!!!). Confesso que não sou muito boa quando o negócio é escrever, uma vez que criei laços estreitos com números e elementos químicos. Mas prometo que irei fazer o possível para que você tenha um leitura agradável!
Um abraço
Ana
Ana linda que escreve este blog. Acabei de ler o seu blog todinho, por isso estou comentando aqui, no seu primeiro post e o último que eu li (eu sei, eu li de trás pra frente…rs). Simplesmente amei, chorei, ri muito (ALTO), me senti no meio, já tava me vendo ali na história, grudada no ce. Que pessoa linda que vc é, daquelas que a gente guarda num potinho sabe? Achei seu blog hoje, no google, mas nao lembro mais o que eu tava procurando…haha…Moro em Munique, também tenho um branquinho e assim como vc, to na adaptacao (que parece eterna), na “luta” quase que diária com a coragem e os medos, sobrevivendo aos invernos e vivendo um relacionamento intercultural… E que bom ver que vc é normal, gente como a gente e que está aqui pelos motivos certos. Adorei demais o blog, continue sempre escrevendo. Eu nao sou do tipo comenta, mas sim, eu sou do tipo que le constantemente… Um beijo enorme nesse seu lindo coracao!
Ana,
Curiosidade…vc já veio falando a língua?
Abs,
Fabiana
Oi Fabiana! Legal te ver por aqui!
Não, eu não sabia nada de alemão!
E até hoje ainda estou tentando aprender!
Você já sabe falar?
Abs!
Oi Ana,
Eu também cheguei sem saber falar uma palavra!!! Agora estou fazendo aulas de alemão, já sei me virar, mas manter uma conversa longa, já fica meio dificil rs!!! Às vezes acho que nunca vou aprender rs…
Abs
Penso o mesmo! Mas acho que não é impossível! Assim que eu voltar vou me matricular num curso. Já fiz em Mainz, mas acabei desistindo, exatamente por pensar que nunca aprenderia. Mainz é tudo de lindo né?! Sinto saudades daí!
Abs
Vamos aprender sim!!! rs
É tudo de maravilhoso…estou amando morar aqui, cidade linda, pessoas simpáticas, festas…essa cidade tem vida, né?
Abs
Ana boa sorte na sua volta! Espero q possamos compartilhar muitas experiências nessa nova vida nesse país tao frio mas ao mesmo tempo tao maravilhoso de se viver!!
Seja mais uma vez mto bem vinda minha conterrânea!!
Que Deus te proteja!
Beijao 🙂
Ká, muito obrigada pela palavras!
Não vejo a hora de voltar e ter minha vida a dois com meu namorado!
Deus te abençoe!
Beijos
Oi Ana!
Que legal sua experiência na Alemanha!
Com farinha e muita coragem você topou um grande desafio, e enriqueceu sua vida de várias formas!
Parabéns e ótimo retorno!
Abs
Márcia
Quando vc volta??? BK Ana Gaspar
Oi Ana,
obrigada pela visita! Estou voltando em Setembro!!!
abraços!
Oi Ana, adorei seu comentário lá no blog. Vou seguir o seu também. E gostei de ler sobre sua história aqui na Alemanha. Acho que vamos trocar muitas figurinhas … Beijosssd
Ana, que engraçado, mas esse comentário apareceu somente hoje por aqui…estranho!
Tenho certeza que vamos sim! Tenho lido muito sobre sua trajetória de mudança pra Alemanha!
Beijos!
Estou ansiosa para ler as próximas postagens!!!!!