A saga do apartamento

Já estou há algum tempo procurando um apartamento em Tübingen que atenda as minhas necessidades. Quando em Mainz, morei em um prédio onde moravam muitos estudantes, cada pessoa tinha o seu próprio “apertamento” com banheiro e uma cozinha pequena montada de frente pra cama, o que me incomodava muito. Adoro cozinhar e o cheiro de comida ficava muito tempo dentro de casa, impregnado nas roupas e lençóis, eu odiava. Fora que realmente era bem pequeno, quem foi me visitar teve que dormir no aperto. Mas como eu sabia que iria voltar pro Brasil, não quis investir em algo maior e resolvi morar lá mesmo, já que seria apenas por 1 ano e pouco. Ainda tinha um carpete vermelho horroroso que fedia a cachorro molhado. Mas no fundo no fundo, eu sinto saudades de lá! Eu morava no 12º andar, a vista que eu tinha da cidade era privilegiada, dava até pra ver a Mainzer Dom (catedral de Mainz).

Dessa vez, como as circunstâncias são outras, quero alugar um apartamento maior, com cozinha separada e uma varanda, que não precisa ser grande, onde eu possa ter minhas próprias plantinhas e flores. Ano que vem vou receber minha família e quero poder oferecer um pouco de conforto pra eles. O branquinho também vai passar mais tempo comigo quando ele defender o doutorado e por lá ficaremos até quando soubermos onde ele vai trabalhar, ou eu, e decidirmos onde será a nossa nova casa.

Enfim, o que está me deixando muito triste são os preços. Pra uma cidade universitária, o preço do aluguel é extremamente alto, na minha opinião. Tudo bem que quem é universitário prefere morar nas residências universitárias, porque se paga bem menos. Mas pra quem quer mais privacidade e prefere morar sozinho, pelo que estou vendo nos sites de busca, como o Immobilien scout 24, tem que desembolsar entre 600 e 800 euros por um apartamento com sala, 1 quarto, banheiro e cozinha, o que muitas vezes é uma pseudo-cozinha, como a que tive em Mainz. Não sei se é realmente caro ou eu é que sou uma lisa, mas já vi que abaixo desses valores eu não vou conseguir um do jeitinho que quero. Já vimos algumas boas ofertas e estamos entrando em contato. Se necessário o branquinho vai ter que viajar até Tübingen pra ter uma ideia de como eles são e se valem a pena. Estou procurando próximo a uni, num raio de 3 a 6 quilômetros, pois quero ir de bicicleta pra poder compensar um pouco o desfalque que vou ter na minha conta por causa do aluguel.

Espero ter sorte na busca e boas novidades em breve pra contar!

P.S: ainda estou com dúvida quanto ao layout do blog, por isso tenho mudado as coisas aqui de vez em quando! Coisas de iniciante! =)

28 comentários em “A saga do apartamento

  1. Ana, boa tarde.
    Provavelemnte estou indo para Tubingen no ano que vem para o posdoc. E vi que voce conhece bem a cidade. Eu gostaria muito de umas dicas sua. Será que posso te mandar as perguntas para que voce me ajudasse?
    Aguardo seu retorno.
    Abraços,
    Daniela

    1. Oi Daniela!
      Claro que você pode me escrever! Clica no link contato e escreve pra mim. Te repondo assim que tiver tempo. Espero poder te ajudar de alguma forma.
      abraços

  2. Aii apartamento por aqui é sempre uma dor de cabeca… metade das pessoas que conheco estao insatisfeitas com o apartamento onde moram… e eu tambem!
    Boa sorte para voce! Que Deus te abencoe e voce consiga se instalar bem por aí!
    bjssss

  3. Aninha, boa sorte com a procura do cafofo… Com certeza vocês vão encontrar um lugar que atenda suas expectativas… Mas tem que procurar muito. E a procura in loco é a mais acertada!
    Em Dresden eu morei num apertamento de 27m2, tinha carpete também, mas não fedia a cachorro molhado… O meu problema eram as baratas. Muitas, era terrível… Numa noite eu sai com os colegas e quando cheguei (o ap estava escuro, elas gostam disso) tinha uma fileira descendo perto da pia. Ai que nojo. Mas a despeito das baratas, eu tenho boas lembranças do cafofo 🙂
    Boa sorte querida!
    Abs
    Márcia

  4. Oi, Ana!! Acho que o preco é bem este mesmo, sabia? 😦 Pelo menos todos os apês eu vi mais em conta, estavam em torno disso… Concordo contigo: é bem caro, mas é o preco a se pagar para ter um pouco mais de conforto e privacidade, né? Tem que pesar as coisas e ver o que é mais importante pro teu momento! Desejo muita sorte na sua busca!!

    Beijao!!

    1. Lê, obrigada! Mas confesso que estou ficando um pouco desestimulada 😦
      O f* também é que ainda não estou lá pq normalmente os donos fazem um Termin com os interessados…só me resta ter fé! beijos!

  5. Pelo que andei vendo, morar numa cidade grande como Mainz pode sair muito caro, ainda mais com o tipo de apartamento que tu procuras. Já olhou no site http://www.wg-gesucht.de ??
    De repente tenha algo legal lá.
    Sobre o layout do blog, te entendo perfeitamente, pois vivo mudando o meu também, não fico satisfeita nunca e to bem longe de saber criar design de sites.
    Boa sorte!!

    1. Pois é Grazi, essas cidades universitárias são muito é caras pro meu gosto! Eu já dei uma olhada nesse link e gostei de um, estou esperando o retorno ainda. Obrigada viu! beijos

  6. Ana,
    infelizmente os aluguéis aumentaram bastante nos últimos dois anos 😦 Quem tem imóvel para alugar em cidade universitária sabe que pode fazer pressão por um aluguel mais alto porque consegue inquilino de qualquer jeito.
    Já deram a boa dica de procurar um pouco mais afastado da Uni. Tente procurar por apartamentos com um cômodo a mais do que você quer. Às vezes você acha apartamentos maiores pelo mesmo preço de um menor ou a diferença é pequena e vale bancar. Bem, essa é uma experiência que tive…
    Não sei se vc conhece esse site: http://www.wg-gesucht.de/ Lá também tem anúncios de apartamentos e casas. Talvez seja uma ajuda.
    No mais, boa sorte na caça ao ap!
    Bjs,
    Lu

    1. Oi Lu, muito obrigada pelas dicas! Eu entrei nesse link e encontrei um ótimo, só não recebi a resposta ainda do dono. Coisa complicada…alguns deles só colocam a opção de mandar mensagem, acho legal quando tem tel pra contato, assim a pessoa fica logo sabendo se o ap tá ou não disponível na hora! Beijos

  7. Também nao suporto cheiro de comida pela casa! Faco questao de cozinha com porta!! E olha, a gente paga +- isso aí que vc falou, com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro… nao é grande coisa, mas foi o melhor que a gente econtrou… Boa sorte nas buscas!!! beijo

  8. Oi Ana! Boa sorte na busca pelo ap viu?! Todo mundo reclama que a busca é chatinha e tal, mas no final todo mundo consegue um do seu gosto e dentro do orçamento :-). Não desanima não!!! Bjsss

  9. Oi Ana,
    filha esta saga de apartamento é “fogo”…
    nós conseguimos um de 70 metros quadrados. Têm dois quartos, uma sala grande (dividi em duas salas, TV e jantar), um banheiro grande e uma minúscula cozinha… Mas tem um jardim na frente da sala, a porta é de vidro grande, então ficou muito agradavél, é toda de carpete de maeira clarinho, uma graça… banheiro novinho… estamos satisfeitos com o ap, porém não tinha nada na cozinha, tivemos que fazer “toda” desde a pia… isso foi bem chato viu!!
    Pagamos em torno de 680… acho que o preço é este para 70 metros.
    Mas procuramos bastante para encontrar um do nosso gosto e para nosso bolso também…
    beijosssss
    PS1: Obrigada pelo e-mail carinhoso…
    PS2: qualquer coisa que precisar me fale…
    beijão

  10. Oi Ana olha eu morava em Ludwigshafen num apErtamento no quarto andar, com 1 sala, uma minúscula cozinha, 1 minúsculo quarto e 1 razoável banheiro, com um carpete cinza horroroso que escurecia ainda mais o ap, mudamos e hj moro há 20, 30 minutos de Ludwigshafen e Mannheim (cidades Universitárias), minha cidade é considerada cara, pq os moradores a maioria sao donos de plantacoes de uvas e vinicolas e o preco é esse mesmo, moramos num prédio de 4 andares, no último andar que é um Dach, mas o ap é óóótimo, arejado (imagina aí 9 janeloes circundando todo o ap) e sem carpete, temos uma sala bem grande que deu pra dividir e fazer tb sala de jantar, 2 quartos de dormir (médio), um banheiro e uma cozinha (pequenos, mas nao minúsculos e bem arejados) além de Keller e garagem no subsolo, só o aluguel é 600 euros fora Strom e Nebenkosten, na Alemanha apartamentos espacosos sao caros, continue procurando e se afaste só mais um pouquinha da Uni, nao muito que vc encontrará coisa boa, quanto a pedalar tu acredita que muitos alemaes pedalam todos os dias daqui pro trabalho até Ludwigshafen e Mannheim, pra nós brasileiros é mais difícil, mas tudo é costume, prática, boa sorte e bjim.

  11. Eita eita..menina boa sorte ai nessa saga rsrs fa parte né?
    Vim conhecer seu blog, que por sinal é lindo e claro lhe agradecer pelos desejos de boa viagem, foi tudo muito bom, obg viu, volto mais vezes aqui, gostei muito bj

  12. Eu e meu marido estamos na mesma saga, mas no nosso caso, estamos querendo mudar para o prédio ao lado onde tem um apartamento com box no banheiro e estamos esperando a vizinha se decidir se quer sair ou não, pra gente ou alugar ou desencanar. Layout é uma coisa legal de costumizar, escolha um template que você consiga modificar com facilidade e que aceite javascript para fazer uns truques legais na imagem do header. Um abraço!

    1. Oi Mallu! Boa sorte na sua saga!
      Na verdade eu não sei mexer muito no wordpress, e já vi que as opções de customização são bem limitadas. Vou ficar com esse por enquanto! Uma pergunta: o wordpress.com aceita javascript?
      beijos

      1. O tema twenty eleven aceita bastante coisa e é o tema padrão do wordpress mas o legal é costumizar o tema antes, fazendo um download dele no site do desenvolvedor, e depois fazer o upload dele para o wordpress. Se você fizer o download e modificar e depois fizer o upload você consegue muita coisa.

      2. Mallu, você consegue fazer essas configurações porque provavelmente o seu é o wordpress.org, que te permite baixar plugins e etc. O meu é a versão gratuita, por isso é tão limitada.

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s