the dog days are over

Eis que chega o final de mais um capítulo da história da minha vida. Fechou-se, na segunda dia 27/08, um ciclo de 11 anos dedicados aos meus estudos em química na uni, que foi minha casa, literalmente, durante todo esse tempo. Anos de muitas alegrias, muitas amizades, lembranças inesquecíveis, muito perrengue e muito chororô também. Os quatro últimos anos, ah! esses sim me arrancaram muitas lágrimas. Os últimos meses então…foram de preocupação e puro estresse, daqueles de cair o cabelo, gritar pela mãe, ter pesadelos com gráficos, noites viradas sem dormir, falta de apetite, falta de vontade de viver fazer qualquer coisa e assim vai.

Bom, e como é uma defesa de doutorado? Dependendo da banca (que são os professores que avaliam você e o trabalho), uma defesa de mestrado ou doutorado pode ser um dos piores momentos da sua vida. O próprio nome já diz tudo, você tem que se defender de todas as maneiras possíveis das enxurradas de perguntas malignas, que muitas vezes tem como único objetivo, acabar momentaneamente com a sua raça. Eu tive a sorte de pegar professores que contribuíram muito pro meu trabalho, mas já ouvi casos de alunos que quase tiveram uma lasca de couro das costas de Chicó arrancada, no entanto, não conheço nenhum caso de alguém que reprovou numa defesa.

Então, qual é o motivo de tanto estresse? Fora a pior parte que é a escrita, eu particularmente não gosto de momentos que testam meu conhecimento. Há quem não fique, mas eu fico extremamente nervosa, começo a gaguejar e suar frio, principalmente durante a apresentação do trabalho. Mas aí, no final das contas, você percebe que uma defesa é como um jacaré banguela, você tem medo mas sabe que não te fará mal algum.

O fato é que o momento passou e eu passei! Mas mais que feliz eu estou mesmo é aliviada. Parece que me tiraram um peso de 1 tonelada das costas e me devolveram todas as noites de sono que perdi. Voltei a ser a Ana de antes!

Bem no comecinho do doutorado eu me perguntava onde eu estaria após quatro anos e daí afirmava pra mim mesma: vou estar ensinando em alguma universidade ou centro tecnológico, mas o que eu antes havia planejado pro meu futuro, os planos de fazer o que mais gosto, que é ensinar, mudaram radicalmente com a minha escolha de passar uma temporada na Alemanha. Hoje, embora acredite que não vou mais realizar esse sonho no Brasil, sei exatamente onde quero estar e com quem vou estar. “Tudo que chega, chega por uma razão”, já dizia Fernando Pessoa, se o destino assim escolheu e a vida me levou por esse rumo, aceito a condição sem medo de abrir mão do que planejei pra mim. Pode ser que eu nunca consiga me tornar uma professora na Alemanha, mas pode ser que eu consiga, pode ser que eu encontre um emprego na indústria, pode ser que eu não encontre nada ou pode ser que depois dos trinta eu descubra uma paixão por uma outra profissão, pode ser que eu descubra que quero mesmo é ser mãe por tempo integral, pode ser tanta coisa…tomorrow never knows!

Agora sim, é nova fase, nova vida!

Anúncios

28 comentários sobre “the dog days are over

  1. Pingback: Pequena retrospectiva de 2012 « Tudo novo, de novo

  2. aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    parabens garota!
    you’ve made it!
    Dr. Ana agora heim!
    nossa daqui uns meses sou eu nesse picadeiro… aaii que frio na barriga que me da!
    e acho que se vc tem sonho de ser professora, talves voce consiga isso aqui na alemanha tambem sim! Pode comecar como professora Junior, em alguma graduate school….
    tudo de bom para voce nessa nova etapa!
    bjssss

  3. Que notícia maravilhosa! Parabéns!
    Olha, não conheço uma alma que tenha passado por um mestrado ou doutorado sem ter tido pelo menos uma crise de ‘choro-arranca cabelo-quero morrer-não aguento mais’. O bom é que chega ao fim e aí a vida volta ao normal rsrsrs E você passou por isso, menina! Tem que comemorar muito mesmo!
    Com seus estudos na área química acho difícil você ficar desempregada na Alemanha.
    Bjs grande,
    Lu

    • Oi Lu!!! Faz algum tempo que nos comunicamos e você sempre me manda palavras de boa sorte! Muito obrigada! Como uma amiga falou pra mim, agora é que a jornada começa…tomara que surjam boas oportunidades pra mim aí na Alemanha! 🙂
      bjo bjo

  4. Parabéns Ana!!! Que grande conquista na sua vida e com certeza bons caminhos se abrirão para você na Alemanha! Agora descanse um pouco, a mente e o corpo!!
    Quando você vai para Alemanha??
    Beijinho!!

    • Oi Pêtra! Obrigada pelos parabéns! Tou sim descansando um pouco, mas ainda tem a fase da correção e entrega da versão final, mas nada que se compare ao estresse de antes. Tou indo pra em 1 mês e meio!!! Super ansiosa já! beijinhos

  5. Parabéns!!!!!!!!!!
    PARABËNS!!!!!
    Parabéns…
    tem que ser falado muitas vezes, pois não é fácil defender um doutorado… não é pra qualquer um não…
    orgulhe-se disso menina!!! valeu todas as suas noites…
    e agora vale sonhar sim, com qualquer coisa…
    e nos conte sempe…
    beijossssss

  6. Anaaaaaaaaa!! Parabéns pela conquista!! Agora sim vc já pode respirar aliviada :-).
    Isso mesmo, o amanhã é uma surpresa e temos que estar de braços abertos para encarar as novas etapas da vida. Viver é rodar junto com o mundo. Bjs e bom domingo!!

    • Sandraaaaaaaa! Obrigada, querida! Sim, agora tou conseguindo respirar mais aliviada. Adorei essa sua frase: “viver é rodar junto com o mundo”. É muito verdadeiro isso! E que venham as novas etapas!!! beijos

  7. Parabéns Doutora Ana!!! Não consigo nem imaginar o nível de stress que você passou, meu Deus, eu preciso escrever uma “simples” monografia no fim do meu curso (simples comparada com sua tese, mas a minha monografia tem que ser toda em inglês, aí já complica né? tô com medo) e estou aqui desesperada, quase chorando huahuaha eu queria dormir hoje e acordar poucos segundos depois da minha apresentação, e com o título de aprovada claro hehehe agora você vai pra Alemanha então?? Vai, vai?? beijinhos e parabéns de novo!

    • Querida, Marcela! Tenho certeza que você se sairá muito bem com a mono! Falta bem pouquinho pra eu ir pra Alemanha sim, finalmente!!! Obrigada pelas palavras! Boa sorte com seus estudos!!! beijinhos

  8. Oi Aninha!
    Ufa, a sabatina ist vorbei! Imagino o stress que envolve o doutorado… Que bom essa fase ter passado e você ter recuperado o sono e a tranquilidade.
    Você é uma vencedora, Dotôra!
    Quanto ao futuro… Às vezes é bem deixar o leme da vida meio soltinho para que os ventos novos possam nos conduzir a rumos inéditos. Muita sorte pra você na Alemanha!
    E felicidade em tempo integral!
    Bjim
    Márcia

  9. Oi Ana. Parabéns pela defesa! Ainda tenho mais 1 ano pela frente no doutorado, mas os sintomas que vc descreveu, como arrancar os cabelos, ter pesadelos com resultados, etc., são os mesmos.
    E realmente, vc sendo química e com doutorado terá muitas chances de achar algo na indústria. Quando vc viaja para a Alemanha?
    Desejo toda a boa sorte do mundo e continue contando tudo no blog! 🙂
    Bjs

    • Obrigada Leopoldo! Boa sorte nos seus experimentos nesse tempo que você ainda tem pela frente e que você obtenha ótimos resultados! Em 1 mês e meio estarei finalmente de volta à Alemanha! Beijos

  10. Parabééénnnsss, a mais nova doutora, um título e tanto, e química é uma área muito boa na Alemanha, (vc vem da Licenciatura em Química?), acredito que vc tem grandes chances sim, nao sei se como professora, mas numa empresa, quem sabe na BASF ou numa outra empresa, o blog da ‘kleine pope’, ela fez mestrado aqui e vem da área de fármacia acho e conseguiu vagas em algumas empresas alemas e no final optou pela BASF, dá uma olhadinha no blog dela, boa sorte nos seus novos rumos, bjs 🙂

    • Barb! Muito obrigada, querida! Já olhei sim o blog que você falou, até deixei recado, mas ela nunca respondeu! 😦
      Eu sou bacharel, no Brasil isso não é problema pra ensinar, mas na Alemanha não sei como funciona. Obrigada pelas suas palavras! Beijinhos!!!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s