Palavra do dia: Frühjahrsmüdigkeit

Ahhhh…finalmente o clima está ficando mais quente e os dias mais longos, os primeiros brotos estão surgindo e os pássaros já começaram a cantar. Primavera está no ar! No entanto, não é todo mundo que gosta da primavera…

Algumas pessoas sofrem de uma síndrome um pouco estranha, conhecida como cansaço da primavera, em alemão: Frühjahrsmüdigkeit – palavrinha que aprendi hoje no curso de alemão. É uma sensação geral de cansaço e fadiga, que não é devida à falta de sono ou algum tipo de doença. A razão para isso é … a primavera. 

Os sintomas incluem falta de energia, lentidão, fadiga, irritação e até depressão. Meu Deus, mas como assim?! Eu sinto tudo isso no inverno, principalmente nesse inverno, mas como se sentir assim sabendo que belos dias estão por vir? Para quem sofre disso a mudança de “dias escuros e noites longas” para “dias mais claros e longos” é um tanto perturbador.

Essa síndrome não é classificada como uma doença e a causa também não é clara. Mas pelo que andei lendo esse cansaço  é um sinal de que o corpo está se acostumando com as novas condições climáticas, ou seja, uma resposta ao aumento dos raios ultravioleta (UV) e do calor. Pessoas doentes e idosos são os que tem maiores problemas de adaptação.

O que parece acontecer é que mais serotonina – o hormônio do bem-estar e da felicidade – é produzida com o aumento da luz solar e esse aumento perturba o equilíbrio hormonal do corpo, antes dominado pela melatonina, conhecida como hormônio do sono. O nosso corpo produz melatonina em maiores quantidade nos messes frios e escuros do inverno. Daí que leva um tempinho até que os níveis de serotonina ganhem vantagem sobre o hormônio da sonolência e essa mudança toda coloca uma grande pressão sobre o corpo, que responde com uma sensação de esgotamento. A boa notícia é que os sintomas desaparecem o mais tardar no final de abril!

Acho essa uma explicação bem plausível. No entanto, tenho certeza que tem gente que prefere prolongar sua hibernação de inverno ao invés de tirar a bunda do sofá e encontra no “cansaço da primavera” uma boa desculpa para a sua preguiça. hahaha

Sleepy-polar-bear

tudo culpa da primavera…

Anúncios

21 comentários sobre “Palavra do dia: Frühjahrsmüdigkeit

  1. Pingback: só um pequeno desabafo | This German Life

  2. Obrigada pela dica, Ana! Agora vou usar essa desculpinha até abril! Ninguém me segura! hahaha
    Aproveitei e li o outro post. Ana, estou apaixonada pelos seus vidrinhos! Ficaram muuuuuuuuito lindos. AMEI!

  3. Mt bem, ja ta indo pro curso!! vivaaaaa

    Tu sabe que eu tinha lido so o titulo desse teu post la comigo outro dia, mas como nao tava com tempo, nao passei pra ler. A palavra me chamou a atencao. Passados uns dias eu tive esse treco, eu acho, porque menina, me deu uma moleza que durou um ou dois dias, e foi exatamente semana passada, qd os dias deram uma leve esquentadinha. daí eu pensei: será que ela tem razao? existe mesmo esse cansaco da primavera?
    e olha que nem tinha lido o post, so o titulo…

    mas nunca tinha ouvido falar disso:-(

    Bjs querida, e mesmo com cansaco eu quero é que esquente logo esse clima preguicoso

    • Tou sim Nina! Comecei o B1 e tou vendo no que vai dar! Mas estou acompanhando bem! 🙂

      Eu também estou “precisada” de sol! Não aguento mais esse tempo escuro e deprimente!

      Beijos carinhosos!

  4. Mandou bem demais nesse post!!!
    um tanto curioso saber que existem pessoas que ficam triste ou um pouco pra baixo na primavera da Alemanha, que na minha opniao e de mais alguns amigos meus Europeus de outrso páise é a mais linda e, realmente fantastica!!!
    Vai saber né rs… tem gente pra tudo
    Mas nós, Aninha. amamos todas as épocas da batatolandia rs…
    Beijao xuxu
    Enjoy!!!

    • Obrigada amiga! Eu fico sempre feliz quando vejo o seu comentário aqui! Imagino que aí na terrinha esteja o maior calorão…as vezes sinto saudade de ir a praia e comer uns carangas! Beijinhos procê!

  5. Oi Ana, esta é nova pra mim… não sabia disso!
    Adorei seu comentário lá no blog, obrigada viu amorê!!
    Ah! esta fazendo curso de alemão???
    Menina se acredita que o meu curso não teve turma agora que voltei do Brasil, estou parada e enferrujada…
    beijosss flor

    • Estou sim Ana…na VHS, mas estou achando meio fraquinho…muita gente e daí gente como eu envergonhada não tem muita oportunidade de falar…mas estou estudando bastante em casa tb! Espero que logo vc retome suas aulas tb! beijos

  6. É a saída da hibernação, Ana. Winter- e Frühlingsmüdigkeit afetam todo mundo, mas em níveis diferentes… tudo depende da rapidez do processo metabólico de cada um em se adaptar 😉
    TCM e Ayurveda têm pequenas (mas ótimas) dicas para mudanças de estações. Vale a pena!
    Beijos,
    Lu

  7. Eita curso de alemão que está interessante!!! Eu li essa palavra grande e inteligível no blog da Sandrinha dias atrás. Achei essa sindrome/doença a coisa mais engraçada do mundo! Pra quem gosta de flores como eu, o fim do inverno tinha que ser celebrado com um foguetório Aninha!
    Você também gosta das plantinhas, aposto que essa depré pré-primavera passou longe da sua cabeça 😉
    Beijocks!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s