Dando gorjeta na Alemanha

Pagar a conta aqui na Alemanha em um restaurante, bar ou cafeteria pode ser um pouco confuso se você é novo no país. No Brasil, normalmente se cobra uma gorjeta de 10% sobre a conta total. Em outros países é comum deixar a gorjeta na mesa juntamente com o valor da conta. Na Alemanha não. 

Aqui é de costume pagar a conta e deixar uma gorjeta – chamada de Trinkgeld – com o garçom expressando que você ficou satisfeito com o serviço e a hospitalidade. Não dar gorjeta é uma declaração de que você não ficou satisfeito com o atendimento. Normalmente o atendimento aqui é muito bom – eu pelo menos nunca tive a experiência de ser mal atendida. O garçom, por exemplo, muitas vezes irá te perguntar se a comida estava boa e se tudo ocorreu bem e pela atenção e preocupação com o bem-estar esse merece sim um dinheirinho extra. Mas se o garçom ou garçonete foi rude ou desatento e você ainda teve que esperar muito pra ser atendido é certo que você pode escolher em não dar gorjeta, por que deveria?

Quanto devo dar?

É prática comum na Alemanha dar de 5-10% do valor conta. Portanto, se você receber uma conta de 50 euros, você pode dar entre 2,50 a 5 euros. Caso a sua conta venha com valor quebrado, você pode arredondar a quantidade que tem a pagar. Isso facilita a vida do garçom, que normalmente anda com uma pochete de dinheiro para cuidar da “transação financeira”. Por exemplo, se a conta deu 9,20 euros você pode arredondar pra 10 euros. Se quiser ser um pouco mais generoso, poderá arredondar uma conta de 50 para 55 euros. Ou você expressa a sua satisfação dando alguns euros a mais ou não dá nada. Se você preferir não dar gorjeta, simplesmente entregue o dinheiro e não diga nada – isso geralmente resulta em um silêncio constrangedor, onde ele pode fazer uma breve pausa ou passar um tempinho procurando o troco na pochete e entregá-lo a você relutantemente antes de se afastar rapidamente.

Se você saiu com a turma e chegou a hora de pedir a conta saiba você pode pagar o que consumiu sem ter que ficar fazendo as continhas na calculadora do celular. O garçom vai vir e te perguntar: “Zusammen oder Getrennt?” (que significa ” tudo junto ou cada um paga a sua”), se você falar separado é só dizer o que consumiu e pagar sua parte, claro que ele vai esperar que a sua gorjeta seja inclusa! Ele vai fazer isso com cada um, independente do número de pessoas presentes na mesa. Mas não pense que isso leva tempo, eles normalmente são bem rápidos! Bem mais rápidos que no Brasil, onde o garçom demora pra trazer a conta e demora ainda mais pra trazer o troco. 

Eu adoro ser bem atendida e se for faço questão de sempre dar uma boa gorjeta. Se o atendimento foi decente, por favor, dê uma gorjeta decente! Nada de dar 20 centavos, ok?!

9 comentários em “Dando gorjeta na Alemanha

  1. Acho importante dar gorjeta quando o serviço prestado foi bom, pois valoriza o funcionário. Mas eu nunca senti um silencio constrangedor quando eu não deixei gorjeta, isso que achava legal dos atendentes alemães, eles não te pressionavam quanto à isso.

  2. A única vez que me lembro de não ter dado gorjeta foi no Brasil, Ana. Estava com mais 2 amigos e o serviço foi o pior possível. Então combinamos de pagar sem incluir os 10%, afinal ninguém é obrigado a pagar esse valor. Foi difícil sair do restaurante, viu? Por fim conseguimos, mas ganhamos um ‘cartão vermelho’ proibindo uma visita futura….
    Bjs,
    Lu

  3. Ola ola mocinha, como vai voce? Eu sou a favor da gorjeta e gosto muito de colaborar com essas pessoas que trabalham até de noite pra nos servir com boa qualidade e atencao. Dá uma passadinha lá no meu blog, fiz coisas novas e legais e gostaria de te ver por lá. Beijo tchau tchau

    1. Concordo Cássia! Eu respeito muito essa classe, especialmente se sou bem tratada! Vou sim espiar seu blog, tenho que te visitar com mais frequência! Um beijão querida!

  4. Oi Ana!
    é bom ser bem atendida né?! posso dizer que 90% das vezes fomos bem atendidos aqui… apenas em poucos lugares sentimos um pouco de “sem saco”, devido a língua… mas tudo bem.
    Sempre damos gorjeta… no Brasil era fogo tinhamos que pagar 10% e ainda dar gorjeta.
    E aí como estão as coisas??
    o tempo aí esta melhor? aqui deu uma subida… hoje esta 7 graus!!!

    1. Oi Aninha! a temperatura finalmente está subindo! Hoje foi ensolarado e a previsão diz que nos próximos dias teremos dois dígitos! Mal vejo a hora de deixar de casar esses casacos com cara de inverno!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s