Como casar na Alemanha

Atenção: Eu NÃO trabalho no consulado ou embaixada e NÃO dou informações sobre divórcio, cidadania, vistos e etc. Não adianta escrever, eu não tiro dúvidas com relação aos itens acima. 

Tive muitas dúvidas há alguns meses atrás com relação aos documentos necessários e provavelmente isso poderá ser a dúvida de muita gente também. Se você pretende casar aqui , veja o que será necessário.

Você vai precisar dos seguintes documentos:

1) Segunda via da sua certidão de nascimento contendo informação sobre o seu estado civil atual.

2) Declaração do registro civil, que emite a certidão de nascimento, que revendo o arquivo do cartório, não tem registro de casamento. Caso o Registro Civil não emita este documento, deve ser providenciada uma Declaração Pública de 2 testemunhas (parentes) em um Tabelionato que declaram que conhecem a pessoa e que ela é solteira (ou divorciada) até o presente momento. 

Com relação ao item 2), o cartório onde foi emitido a minha certidão de nascimento fornecia essa declaração. No entanto, a presença de duas testemunhas (não-parentes) foi necessária. Elas tiveram que assinar o documento perante o tabelião provando que me conheciam há X anos e que eu não estive casada nos últimos seis meses.

Uma vez com os documentos em mãos, você deverá ir ao Consulado da Alemanha no Brasil (verifique se existe um consulado na sua cidade) para que os mesmos sejam legalizados e reconhecidos.

O próximo passo é a tradução dos documentos para o alemão. Isso só pode ser feito por um tradutor juramentado reconhecido pelo consulado. Caso as traduções sejam efetuadas no Brasil, elas devem ser feitas por um tradutor juramentado que conste da lista disponível no Consulado. No consulado em Fortaleza tem esse serviço, no entanto os meus foram traduzidos aqui na Alemanha.

Outros pormenores:

3. Se o(a) noivo(a) já foi casado(a) antes, ele(a) deve apresentar a cópia autenticada em Cartório ou Tabelionato (o Consulado e não pode legalizar copias autenticadas pelo Fórum) da sentença do divórcio com a observação de que a sentença já transitou em julgado, para que a mesma possa ser homologada na Alemanha, e uma via atualizada da certidão de casamento com averbação do divórcio. Os documentos devem ser legalizados pela representação alemã.

4. Se o cônjuge anterior faleceu, deve-se apresentar a certidão de óbito e uma via atualizada da certidão de casamento onde conste o óbito, ambos documentos legalizados pela representação alemã.

5. Se o(a) noivo(a) brasileiro(a) for menor (menos de 18 anos de idade), as pessoas que têm a guarda – geralmente os pais – devem apresentar o consentimento reconhecido em cartório e legalizado pela representação alemã.

Vale lembrar que esses documentos são válidos por 180 dias a partir da data de emissão. Portanto, você tem esse período para ir a um cartório na Alemanha e dar entrada no seu processo de casamento civil. Você  não tem necessariamente que casar dentro desse período. Por exemplo, os meus documentos foram emitidos em Dezembro/2012 mas o meu casamento foi marcado somente para Julho/2013.

Se você já mora aqui na Alemanha vai precisar de um registro de residência, aqui chamado de “Aufenthaltsbescheinigung”.

Com os documentos certinhos e traduzidos o casal terá que ir ao Standesamt, cartório de registro civil e apresentá-los, juntamente com o seu passaporte. Os documentos originais ficarão em poder do cartório até que tudo seja devidamente legalizado. Prepare-se para assinar muitos papéis! Se você não consegue falar e entender alemão ainda muito bem, terá que levar um tradutor ou alguém que não seja seu familiar para fazer a tradução.

Vão te perguntar também sobre como você quer que fique o seu nome depois de casada. Você poderá manter o seu nome de solteira ou adicionar o sobrenome do seu futuro esposo, o detalhe é que terá um hífen junto, ou seja, seu nome ficará Maria Fulana de Tal-Schneider! Lindo não? Eu confesso que ainda estou pensando no que fazer. A senhora nos deu até 1 mês antes do casamento para decidirmos.

Todo esse processo requer dinheiro e eu não vou dizer que é barato. Prepare-se para gastar uns 500 reais, no mínimo. E se quiser que o seu casamento seja num sábado terá que pagar um taxa extra.

Importante: antes era necessário para quem ainda estava no Brasil a requisição de um visto de noiva(o). Hoje isso não é mais necessário! Você poderá vir com visto de turista, casar e depois adquirir outro visto.

Quando os meus documentos foram emitidos no Brasil eu já estava morando aqui na Alemanha. Portanto, se você mora aqui não precisa ir ao Brasil buscar esses documentos. Alguém da sua família pode ir ao cartório, pedir a emissão deles e te enviar por correio.

O que não me pediram no cartório:

– comprovante de seguro saúde, mas quem tá aqui tem que ter um né? Portanto saiba que isso pode ser exigido também.

As informações em itálico foram retiradas do site: http://www.brasil.diplo.de

Espero ter ajudado!
23/09/2013 – atualização!
1) sobre a questão de mudar o nome: você poderá mudar seu nome a qualquer momento. Normalmente o pessoal do Amt é sempre desatualizado e as vezes a má vontade reina entre eles. Eu não mudei meu nome (ainda, por questões pessoais) e todo o terrorismo que a Frau do processo fez para decidirmos até um mês antes era só desinformação. Mas a história do hífen parece mesmo ser verdade, não fomos informados do contrário.
2) Li há pouco que agora as traduções dos documentos só poderão ser feitas aqui na Alemanha. No entanto, a informação do site linkado acima ainda é a mesma que informei aqui anteriormente. Portanto, é bom se informar se alguma coisa mudou.
Alguns esclarecimentos sobre perguntas e respostas: clique aqui
Anúncios

205 comentários sobre “Como casar na Alemanha

  1. Ana, primeiro parabéns pelo blog, muito bom.

    Gostaria de saber sobre a sua experiência e de outras pessoas que passaram por isso: Mudança de sobrenome. Vou me casar em Abril de 2016 na Dinamarca e surgiu uma baita dúvida com relação a sobrenomes. Como você fez com o seu sobrenome? Eu tenho nome + nome do meio + 03 sobrenomes, e gostaria de excluir TUDO e ficar somente com os dois sobrenomes do meu futuro marido. Parece que é bem tranquilo na Dinamarca fazer isso (eu acho, pelo menos), mas o problema é com relação aos meus documentos brasileiros, sabe se alguém já fez isso e deu certo ou errado. Obrigada, é tão bom ter alguém para conversar e poder pedir conselhos e ajuda.
    Obrigada mesmo.
    Simone

    • Olá Simone, obrigada pela visita. Bom, você pode sim tirar todo o seu nome brasileiro e acrescentar só o do seu esposo. Conheço gente que já fez isso. Eu fiquei com o da minha mãe e acrescentei o dele. Daí claro, você vai ter que mudar todos os seus docs no Brasil. Não deve haver problema algum quanto à mudança de sobrenome. Mas esteja certa de que se você quiser manter os seus brasileiros, o do seu marido poderá ser adicionado com um hífen. A mudança de sobrenome pode ocorrer segundo leis alemãs e/ou brasileiras. Pela lei brasileira não existe o hífen. Portanto, pra facilitar a vida deles, o pessoal do Amt sempre faz segundo as leis alemãs (com hífen) sem perguntar. Aconselho você a estar ciente sobre esse ponto. Boa sorte com a escolha!

  2. Oi ana, tudo bem? Gostaria mt de uma informacao sua, eu moro em Londres e meu noivo e alemao, em janeiro dei entrada pro casamento na alemanha entreguei todos os documentos que me pedirao e marcarao a data do casamento. 2 semana antes do camento recebi um telefonema no cartorio na alemanha dizendo que iriam cancel meu casamento pq o juiz queria todos os meus documentos fosse lehalizado no consulado alemao no Brasil. mas quando eu dei entrada no casamento eles falarao que nao era preciso, estou arrazada e deprimida com tudo isso pq minha famila toda estava aqui ja tinha organizado a festa e tudo e eles cancelarao o casamento,
    voce sabe de algum orgao na alemanha que possa me ajudar a processar o cartorio na alemanha? vi alguns advogados mais sao mt caro.
    desde ja obrigada

  3. Oi Ana! 😀 Tenho uma dúvida, na alteração do sobrenome pode-se somente manter o nome de solteira ou acrescentar o nome do esposo? Ou posso escolher ter somente o nome do meu noivo ou retirar meu último nome e acrescentar o sobrenome dele?

    Desde já, obrigada

  4. Ana qual foi o seu passo a passo… Vc primeiro foi pra Alemanha fez tudo por lá, ou vc fez aqui pelo Brasil….Muito grata pela atenção
    Grande abraço

  5. Oi! Vou me casar e trouxe minha certidão de Nascimento autenticada e certidão de solteira. Só que minha certidão de solteira nao está com carimbo do consul , pois nao sabia que precisava. Você tem o telefone do consulado de Salvador BA? Pois o que achei na internet nao funciona.
    Obrigada! seu Blog me deu uma luz.

    • Oi Amanda. Eu não dou informações sobre consulado porque eu não trabalho em um. Esse post foi escrito só para esclarecer algumas possíveis dúvidas que pudessem surgir. O carimbo do consul é mais que necessário, sem ele acho difícil você conseguir dar entrada no seu processo.

  6. Boa Tarde
    tirei algumas duvidas com o seu site, obrigado.
    Conheci a minha namorada (alemã) há 3 anos atás na Nova Zelandia, namoramos lá e infelizmente eu tive que voltar, mantivemos contato e nossa relação.
    ela veio pra cá final do ano passado e ficou um tempo, agora é minha vez de ir pra lá e a unica maneira é casando.
    gostaria de saber se eu preciso comprar a passagem de volta pro brasil??
    não estou achando nenhuma informação sobre isso, pois vou entrar como turista e tenho medo que eles possam me barrar lá por esse motivo…

    • Oi Antonio!
      Então você já viria pra casar? Já reuniu todos os documentos? Bom, já que você vem como turista, você vai precisar sim da passagem de volta. Não é sempre que eles pedem pra ver isso na imigração, mas nunca se sabe. Acho que pra não ter problema algum, seria legal se você tivesse em mãos as passagens e ida e volta quando passar pela imigração. Boa sorte! E obrigada pela visita!

  7. Hallo Ana! Eu estou de férias na Alemanha, e comecei um relacionamento, tem um mês que estou aqui, como turista posso ficar apenas 3 meses, você pode me dizer se posso prorrogar esse prazo? E se eu retornar ao Brasil tem um prazo para que eu possa voltar para Alemanha? Desde já agradeço Beijos! ! 🙂

  8. Olá Pessoal. Td bem? Alguém está casado com uma Alemã e está querendo morar com ela na Alemanha? Pergunto pois sou casado com uma alemã aqui no Brasil deste Maio/2013 e estamos querendo ir morar na Alemanha pois quero aprender e a me comunicar com a família e amigos, no futuro quem sabe até poder trabalhar.

  9. Oiii…Ana Boa tarde mim ajudar porfavor..eu vou mim casar ja tenho tudo em mao e traduzido em alemao so n, sei porque e aonde tenho que ir no Consulado da Alemanha no Brasil …Mais Ana se eu ja vivo aqui ah quase 9 anos aonde que eu tenho que ir no consulando brasileiro ou alemao tenho duvidas ah Ana esse é meu maior sonho pois ja estou com o meu alemao a 14 anos…e amoooooo muito ele quero fica com ele para sempre….muito grata

  10. Olá pessoal ,,irei me casar e pasarei a se chamar Helena schneibel- Menezes . Alguém ai também o hífen no seu sobreneome ??? é aceito no consulado Brasileiro ??
    Desde já obrigada !!

    • Oi Helena,

      eu mudei meu nome e não tem hífen. pra conseguir assim, vc deve casar e pedir a mudança de nome de acordo com as leis brasileiras. normalmente eles já levam pro cartório o papel de mudança de nome de acordo com as leis alemãs. vc tem que deixar claro que quer de acordo com as leis brasileiras, que portanto nao possui o hífen. eu fiz a minha mudança depois do casamento, um ano depois na verdade. pq eles nao queriam aceitar e queria que eu aceitasse o jeito que é feito aqui. mas se vc nao tiver problema com o hífen…go ahead.

      • Oi Ana, perguntinha básica: Vou me casar agora em agosto e também to com o problema da dúvida do sobrenome. Acho legal ter pra “socializar” mas a minha dúvida é: você teve que trocar o seu passaporte antes de obter o seu “visto de residência” ou dá para providenciar depois (primeiro visto, depois troca tudo e gruda o adesivinho de novo 🙂 ). Estou aqui com visto de turista até final de agosto, depois tenho que ir pro Brasil pra pegar meus bichinhos e to com a dúvida sobre a validade de visto X passaporte com nome de solteira X burocracia.
        Abraços e obrigada antecipadamente.

        • Oi Patricia, sim eu precisei obter um novo passaporte. A minha historia demorou muitos meses, porque eu bati o pé dizendo que não queria o hífen e só depois é que foram entender que dá pra ficar sem. O povo do amt é desinformado e desinteressado. Mas depois que troquei de nome, eu tive que ir em munique registrar o casamento e e solicitar um novo passaporte e so depois de tudo isso foi que pude dar entrada no meu visto. Se você já casou, eles “provavelmente” vão te fazer pedir um novo passaporte com o novo nome… boa sorte! abraços!

  11. O meu caso acho que é mais complicado.
    Me ajudem por favor? Eu estou no Brasil ( Rio) e espero ir para a Alemanha(Hamburgo) daqui a um mês. Minha noiva está desesperada e eu também porque ela acha que eu não vou conseguir entrar com visto de turista e da tempo de em 3 meses casar e pegar o visto.
    O que voces acham?

  12. Olá,

    não sou garota, mas posso comentar aqui também né? Haha! Então. Eu telefonei com pessoal de Munique e foi super confuso. Enfim. Aqui onde eu vou casar eles me pediram a minha certidão de casamento, mas não pediram algo certificado pelo consor alemão no Brasil. Será que isso é realmente necessário? O documento que eu não sou casado vou pedir pra dois amigos. Eles me conhecem há anos. Enfim. Preciso mesmo? Estranho que o Amt aqui da vila que eu moro pediu poucas coisas. Só preciso traduzir em Alemão, Inglês ou Francês.

    • hehehe oi Pedro, claro que pode comentar!
      Bom esses são os doc mesmo que vc precisa. Você NÂO precisa de um certificado do cônsul!!! O que você precisa é levar os documentos que são exigidos na embaixada do Brasil na sua cidade e pedir pro cônsul validar os seus documentos. Infelizmente é necessário, mas não custa caro e vc recebe rápido tb.

  13. Oi Ana, me chamo Glaucia, e acho super leal seu desempenho em ajudar as outras pessoas! Eu estou na alemanh e minha mäe terá q me mandar os documentos para eu casar-me aqui. Gostaria de saber se esses documentos prescisam mesmo ser reconhecido no consulado da Alenha no Basil, ou seu eu posso fazer no consulado do Brasil em Frankfurt! Voce saberia me ajudar com essa resposta? 😉

    • Oi Glaucia! Muito obrigada pela visita!
      Bom, até onde eu sei, isso deve sim ser feito no Brasil, pelo cônsul alemão. Esse foi o meu caso e de muitas outras pessoas que passaram por aqui. De qualqur forma te aconselho ligar pro consulado, mas pelo que vi na ágina eles nem fornecem esse serviço consular. Mas olha, se sua mãe fizer isso no Brasil não demora. Eu lembro que minha mãe pegou os docs com dois dias. Tem consulado na sua cidade? Boa sorte, viu!

      • Obrigada Ana! Sou de Sampa, la tem consulado sim. Minha mäe ja esta resolvendo isso. Mas agora tenho outra pergunta; Vc sabe me informar, se eu quiser mudar meu nome vou precisar de algum documento extra?

  14. Oi Ana. Me casei no Brasil mas não traduzi minha certidão lá. Como vc disse que traduziu seus documentos aqui na Alemanha gostaria de saber se vc pode me ajudar. Aonde eu consigo traduzi lo e legaliza lo aqui???

    • Oi Ariana, bom eu traduzi os meus documentos para casar aqui na Alemanha. Não sei no seu caso já que vc já casou no Brasil. Mas para traduzir docs aqui na Alemanha, vc tem que procurar um tradutor juramentado. Procura no google pela sua região.

  15. Oi boa noite, porfavor me tira uma duvida!
    vou me casar na alemanha! temos uma data marcada no Stamdesamt! fui no consulado alemao e eles me disseram que nao preciso do Einreise Visum, para que eu possa me casar na alemanha! eles me disseram tambem que, como eu tenho uma data no Stamdesamt, eu posso viajar como turista, me casar na alemanha, e lá mesmo dar entrada no visto!
    Porém na alemanha eles dizem que nao! e que eu preciso do visto sim! ou entao nao posso me casar na Alemanha!
    entao, voce pode me dizer se é possivel? hmmmmm fico com duvidas…

  16. Ana! Menina se você soubesse como me ajudou!
    Meu noivo é alemão e eu estou devorando seu blog, chorei muito com as fotos do seu casamento! Lindo demais!
    A frase que mais me confortou foi a que falava que foram anos pras coisas se certarem, estamos juntos há um ano e eu estou tão chateada de estar longe que fiquei numa paranóia de ia azedar tudo de ficássemos longe por muito tempo, eu só posso voltar ano que vem e ele também só pode vir ano que vem pra cá…enfim! Você me deu a esperança de que se for pra ser vai ser!

    Adorei o post e vai ajudar muito a me planejar aqui!

    Abraços e tudo de bom!

    • Olá Janaína! Que bom que consegui te ajudar de alguma forma! 🙂 Fico mto feliz!
      Olha, quando existe amor a distância e o tempo não são nada! Acredite e trabalhe para dar certo. Não é fácil manter um relacionamento à distância. Tem muita renúncia envolvida, muita paciência além de muita saudade. Torço por você porque sei o quanto é difícil. Espero que dê tudo certo e que você volte aqui para me contar a história de vocês!
      Um grande abraço e tudo de bom! 😉

  17. Meninas, eu tambem vou casar e meu noivo e alemao. Iremos casar na dinamarca pois la e bem mais tranquilo e é aceito tanto aqui no brasil como na alemanha

    • Joana , vc casou na dinamarca .. o que precisou ,,, vou casar com um alemão e estão pedindo uma serie de documentos
      meu divorcio ainda não esta averbado , talves só em dezembro
      queria viajar em novembro e depois lá receber meus documentos e meu filho aqui no brasil como procurador meu, enviasse toda documentação necessaria …
      aqui no Brasil, o consulado da alemanha coloca maior terror ..
      mas sei que posso ir como turista e lá pedir uma permissão para casamento…
      grata .. me responda por favor

      • Eu ainda vou me casar, esta programado para fevereiro, eu vou p alemanha em dezembro. Ento na dinamarca vc precisa apenas de seu passaporte,certidao de solteira e de nascimento recente. Eles exigem a documentacaao complet msm apenas de um dos noivos. Sendo que meu noivo achou uma cidadezinha la que nao exge a minha certidao de solteiro. Como ele fala, eh a Vegas da europa kkk agr falando serio, vou ver com ele a doc completa e te mando

        • onde fica esta cidade na dinamarca ? vou pra alemanha e meu amor quer casar , mas estou as voltas com a burocracia me diz como faço para casar na dinamerca e onde

      • Eu: there is one place in denmark the none EU citizen (like brazilian) only need passport and no other papers
        Ele: passport, paper of no-marriage and divorce paper from court

        In a place in denmark called aero

        • A cidade se chama Aero. Vc pode contratar uma agencia de casamentos q eles acertao td p vc ao pode ir direto. A cidade tem site ,procura ai na net q vai ver td direitinho,se nao entender traduz a pagina , tem em alemao e ingles tb se nao me engano

  18. Ola tudo bem? Pois estava lendo oq vc escreveu sobre irr no consulado da Alemanha no Brasil p legalizar os documentos.Então estou em dúvida,pq o homem q trabalha mo cartório falou q não precisa legalizar no Brasil,pq aqui na Alemanha faziam tmbm. E não to entendo mais nada.rsrsrsrs…como que é. ,se vc souber explica p mim.escreve no meu email.Danke schön!

    • Bom, pelo que sei, os documentos DEVEM SIM passar pelas mãos do cônsul no Brasil. Se você chegar aqui sem a assinatura dele, vai ver que eles não terão validade.

      • Nem sempre exige-se legalização. Eu moro em Berlim e só exigiram a legalização da certidão de casamento compactação do divórcio e que todos os documentos fossem traduzidos por um tradutor juramentado aqui na Alemanha. Cada Standesamt possui regras mais ou menos flexíveis, pois eles possuem poder discricionário. Antes de providenciar qualquer coisa (ou se desesperar correndo atrás de carimbos e burocracias), acho válido ir ao Standesamt, descrever a situação e se informar sobre os documentos e formalidades exigidos naquele Standesamt para o seu caso em específico. Lembrando que, se for a outro Standesamt (na mesma cidade ou em cidades diferentes), as exigências podem ser maiores ou menores, não necessariamente serão as mesmas.

  19. Olá Ana. Estava meio confusa sobre casamento e o visto alemâo, e vi que a princípio, terás direito a uma autorização de residência e somente passados alguns anos de casamento é que poderás requerer a cidadania. Bom , se após conseguir a cidadania, o cidadão se divorciar. Como fica a cidadania? Agradeço desde já.

    • Infelizmente não sei te responder sobre o caso de divórcio. Só se recebe a cidadania realmente após um tempo, mas o que acontece depois no caso de divórcio está fora no meu conhecimento.

  20. Olá, Ana! Meu namorado é espanhol, mas vive na Alemanha. Eu estou no Brasil, mas no final do ano nos casaremos. Tudo o que você disse vale também para o casamento de um cidadão da UE residente na Alemanha com uma brasileira? Muito obrigada!

  21. Oi ana, tudo bom?
    Estou sempre acompanhando aqui para ter infos sobre o casamento. Fiz ja os dois documentos necessarios, traducao na alemanha, e qdo meu noivo foi levar na cidade dele, neumuenster, pediram mais coisas. Querem um atestado de renda meu, e querem que eu vá pessoalmente dar inicio na pApelada, e depois querem que eu volte para o casamento. É isso mesmo? Estou achando um absurdo pois todo mundo dá entrada na papelada sem estar na alemanha. Vc tem infos de casos assim??
    Bjo!

    • Realmente não é assim. Qualquer pessoa no Brasil pode dar entrada nos papéis e te enviar. Você deve se informar direito e ter paciência, pq o pessoal do Amt são um bando de gente preguiçosa e mal informada….

  22. Hallo Ana,

    Gostaria de saber uma informação sobre o visto de residência li e vi que é necessario ter curso A1, estou fazendo curso A1 no Brasil terminarei em março do ano que vem porém não é no Instituto Goethe e sim em outra escola de idiomas terei o certficado tudo certo de conclusão será que este certificado será valido na Alemanha ou terei que fazer outro lá com certificado deles? pois meu namorado é alemão vamos casar no seu na Alemanha, então começei a fazer o curso aqui para ter uma base do idioma para saber me comunicar aos poucos.Estou vendo tudo que precisar para dar entrada nas documentações do casório mas quero saber sobre o curso se terei que refazer o A1 de novo lá para ter o visto de residência ou esse que faço será válido?

    Danke.

    • Oi Ana. Bom, eu nunca fiz o a1. Mas acredito que vc teazendo o certificado do Brasil, tb vai valer aqui. Você so tem que se certificar que o local onde vai fazer a prova eh reconhecido pelo Goethe. Mas assim, estou dando minha opiniao vaga, Pois realmente nao sei ao certo esse procedimento. Lamento nao ajudar. Boa sorte!

      • Olá Ana! Vou me casar na Alemanha no dia 11 de Abril, fizemos todo o procedimento necessário, tradução e tudo mais, só que já tem 40 dias e nenhuma resposta estou aflita, porque não vai dar tempo de fazer nada, reservar um salão de festas, convites de casamento, e nem mesmo meu vestido pude comprar, você sabe me dizer se é normal demorar tanto tempo para uma resposta? E sobre o teste de nível A1 Goethe é realmente necessário para um visto de permanência? Porque eu não sabia do teste, minha ideia era fazer um curso quando estiver ma Alemanha. Falo apenas poucas palavras., muito obrigada.

        • Oi Meg! Olha não sei te informar. O meu demorou um pouco, tipo umas 6 semanas. Eu te aconselho a pedir pro teu noivo ligar no Amt e falar com a pessoa que deu entrada no processo de casamento de vcs. Com certeza ela saberá o que está acontencendo. Sobre o teste A1, você não precisa necessariamente fazer o do Goethe. Pode também fazer na VHS. Se você não fala alemão, vai ter que fazer então o curso de integração na VHS pra aprender e logo depois vc terá que fazer o teste. A comprovação do idioma é sim necessário para o visto. Poxa, infelizmente não posso te ajudar. Mas espero que vc consiga resolver tudo em breve. Boa sorte!

Os comentários estão desativados.