E o alemão como está?

O branquinho vai bem, obrigada!

Só que não é sobre esse alemão que as pessoas me perguntam com frequência….

Alemão não é fácil pra mim e tenho certeza que não é pra muita gente. Quem nunca respondeu um “Ja” pra uma pergunta e não tinha a mínima ideia do que se tratava, que jogue a primeira pedra. Todo mundo diz que eu tenho sido muito dura comigo mesma e que eu realmente consigo compreender bastante, eu só acho que as pessoas estão sendo muito otimistas a meu respeito. Quem me conhece me considera uma pessoa inteligente e de fato, as vezes eu tenho uns momentos geniais que são impressionantes até pra mim mesma hahaha,  mas esses momentos não são frequentes quando o negócio é me comunicar em alemão.mal-picture

Há uma grande diferença em aprender uma língua para se divertir e aprender uma língua para sobreviver. Na Alemanha, de certa forma, você pode passar muito bem sem realmente precisar de uma compreensão completa da língua, principalmente se você é fluente em inglês ou pelo menos tem um conhecimento relativamente bom que te ajude a se virar. Eu conheço gente que vive aqui por anos e não faz a mínima questão de aprender a língua e ainda se ofende quando recebe em alemão uma resposta para uma pergunta feita em inglês. Eu não concordo!

Acontece que de repente vai chegar aquele momento em que você VAI TER que fazer uso da língua sem ter pra onde correr. Em algum momento da sua vida você vai precisar fazer, por exemplo, um telefonema para marcar uma consulta com um médico e vai se dar conta que nenhuma das recepcionistas fala inglês e/ou quer falar inglês e algumas (experiência própria) vão simplesmente dizer que não te entende e desligar o telefone na sua cara.Eu levei meses para realmente marcar uma consulta ou fazer coisas do tipo. Tinha vergonha, me sentia humilhada quando não entendia.

Mas eu concordo que conhecer a língua do país que você está é muito importante. E se eu tiver uma emergência? E se eu trancar a porta de casa com a chave dentro? No entanto, temos que estar preparados para algumas coisas: não espere que o seu conhecimento de inglês possa te salvar em todas as ocasiões (eu já pensei muito assim). Não espere que todos os alemães falem com você em inglês. Sim, muitos alemães falam ou sabem inglês, mas isso não significa que eles querem ou se sintam confortáveis o suficiente para falar. E outra, nós estamos morando no país deles, então quem tem que dar o próximo passo somos nós. Não espere também que eles sejam super agradáveis quando você tentar falar a língua deles, com certeza eles vão ficar mais contentes de serem abordados em alemão e não em inglês, mas poucos são os que tem paciência pra manter uma conversa enquanto você leva meia hora pra formular uma frase.mal-part2-pic

Não, esse não é um post de desmotivação. Eu tenho tentado muito. Os resultados estão aparecendo, aos poucos mas estão. Apenas saiba que se você vive ou está se mudando para um país onde a língua é diferente da sua língua materna, você vai precisar de muito incentivo. Portanto, compre livros, escute músicas, assista filmes, vá na padaria, faça seu dever de casa. Se matricule em um curso assim que puder. Embora eu diga que seja um porre aprender essa língua para sobreviver, eu prefiro aprender do que ainda não ter ideia do que está acontecendo ao meu redor. Eu continuo cometendo muitos erros, entendo muita coisa errada, mas por não parar de tentar, posso dizer que hoje me sinto um pouquinho mais confiante.

fotos daqui

Anúncios

12 comentários sobre “E o alemão como está?

  1. Ana, acabei de chegar aqui no seu blog e estou me identificando com muitas coisas! Primeiro com o post do método alemão de lavar louça (que também considero nojento). Agora com esse também! Sempre me dizem que eu sei falar alemão, afinal entendo tudo (mas não é bem assim, vc deve saber). Ah, e os aspargos que são as estrelas de maio-junho hahah mas eu amo! Faço a analogia com o palmito no Brasil…

    E você é química? Vou me formar no fim desse ano em Biologia aqui em SP! Morei de agosto de 2012 a agosto de 2013 na Alemanha, fazendo intercâmbio, e voltei pro Brasil por 4 meses pra terminar meus estudos. Você ainda estuda, faz pós, ou já trabalha?

    E estou noiva do meu boy alemão! Mais um motivo de me identificar com seus posts e a sua vida aí! Quando será a sua cerimônia religiosa? Não iremos fazer, mas, sim, uma festa… e não muito tradicional rs. Mesmo assim, inspirações e dicas do german way são bem-vindas!

    Um beijo, adorei seu blog, favoritei!

    • Oi Luana! Feliz que você chegou por aqui e gostou dos posts! 🙂
      E você então é noivinha também?! Quando será o casório, já tem data? Nossa cerimônia na igreja será ano que vem, também em Julho. Nos casamos há um mês atrás no civil e exatamente daqui um ano, iremos casar no religioso. Você viu o meu post sobre decoração? O que achou?
      Eu sou química e no momento estou terminando um pós-doutorado e me preparando pra colocar uma pastinha cheia de currículos debaixo do braço e sair por aí distribuindo! uahauaha
      Vou te seguir também! Já vi que temos muitas coisitchas em comum: somos da área de exatas, temos um boy alemão e estamos batalhando pra aprender deutsch! Vamos trocar muitas figurinhas!
      beijinhos!

  2. Nao desista! que é dificil Ana, todo mundo sabe, todo mundo vai concordar, tem até gente que exagera qt essa dificuldade (tem uns estrangeiros mt chatos,que nao se tocam, vivem reclamando de tudo! ai, esse povo me encheu mt o saco nos cursos que fiz). A única coisa que posso te dizer é: nao desista! tente tente e tente milhoes de vezes se for necessário! porque é só errando que se aprende, é so tentando que se aprende. Tem que arriscar. Leva tempo ate´que vc toma um clique, sabe? é, tem esse momento e ele é bem legal, é qd vc percebe como funcionam as coisas basicas, e juntando aqui e ali, vai dar nisso. é qd vc consegue se virar bem numa conversa, mesmo sabendo que nao está tudo certinho, mas vc foi entendida, é qd vc receber mesmo, um clique, alguma coisa se acende em vc,é como se houvesse um fio solto na tua cabeca, e de repente, alguem reparou, consertou… e deu certo. E olha esse clique, todo perseverante tem. Nao se desespere.

    Eu to aqui ha quase sete anos, to mt longe de falar super bem, mas me viro de todas as formas. e nunca encontrei um que nao nao tivesse paciencia comigo. Sou mt sortuda. Só encontro gente boa 🙂

    Continua na luta e olha, faz tudo sozinha, telefona, vai as compras, atende o moco do correio, tudo, faz tudo mesmo, e esquece ingles por enquanto, tenta falar tudo em alemao, tudo mesmo… eu falo com todo mundo na rua, tem que ver, sou a doida da cidade 😉

    Bjs e sorte.

    • Nina, eu desisto é p*! 🙂
      Sei o quão complicado é, mas eu tou indo em frente, super determinada a aprender essa língua. Eu quero muito ter esse clique que você falou!!! Obrigada pela força, querida!
      Um beijão pra Nina, a doidinha da cidade! 🙂

  3. Ai, ai…. este post mexeu comigo.
    Por que não ando animada pra estudar e não teve minha turma agora em março e abril… E como meus pais chegam em maio, só vou ver cara de alemão em julho….
    Mas Ana eu concordo absolutamente com você, tem que estudar e aprender mesmo.
    Acho que no meu caso é desanimador devido Ivan ser brasileiro, ou seja em casa é somente português e também não sei se ficaremos aqui depois do doutorado. Sei que estou erradíssima, pois deveria aproveitar para aprender uma língua… estava com essa intenção ate’deparar com o meu “não progresso”…
    Ah! desculpe por não responder o e-mail, eu li e deixei pra responder a noite, já sabe o resto né? fui lembrar agora quando vi seu post e fiquei super envergonhada…. SORRY!!!!
    Já olhei onde você irá morar no google maps e com certea iremos marcar depois de nos conhecermos. Nuremberg dizem que é linda…
    Meus pais chegam agora dia 06, em junho iremos fazer uma viagem para o sul da Alemanha, vamos passar por Nuremberg…
    Sobre o encontro vamos ver se as meninas vão se animar, podia né, seria tão legal…
    Beijossssss e beijosss

    • Oi Aninha,
      é chato quando não tem turma formada. Enquanto isso você pode ler algo em alemão ou estudar em casa mesmo. Eu comprei um livro e vocabulário recentemente, chama Sage und Schreibe, que vai até o nível B1 e estou adorando. Comprei pela Amazon, depois dá uma olhada! Ele é ótimo pra estudar sozinha.
      🙂

  4. Ana, que ótimo post!! Olha eu fiquei 1 ano em negação, rs… embora estudando alemão, eu teimava em me comunicar só em inglês, hahahaha. E aqui em Zurique é muito fácil deixar isso acontecer, são tantos estrangeiros vivendo aqui, que quase todo mundo fala inglês e o suíço muitas vezes prefere se comunicar em inglês do que eu hoch deutsch. A verdade é que a lingua alemã assusta muito e a gente por medo e vergonha de falar errado meio que trava, mas passada essa fase tudo flui, você vai ver!! Não tenha medo. Eu também achava um porre estudar alemão, rs… mas sinceramente, agora já acho bem mais prazeroso porque já consigo ler um texto relativamente complexo e entender, claro que nem todas as palavras, mas sim o contexto.
    Acima de tudo é preciso ESTUDAR como vc bem citou, assistir TV em alemão e por ai vai. Tem gente que mora aqui, mas vive o “Brasil” dentro de casa, ai é claro que você não vê mesmo progresso.
    E ó pra te animar, a Alemanha é o melhor lugar para aprender alemão :-). Não sei como é ai na sua região, mas na Suíça cada região tem um dialeto específico (schweizer deutsch), então não é todo mundo que tá a fim de falar com você em hoch deutsch 😛 Viel Spass! Küssen

    • Sandrinha, aqui na região que moro ninguém fala alemão! hahaha eles falam Schwäbische, que é super complicado de entender. Claro que no curso a gente aprende o alemão padrão, o problema é quando a gente quer aplicar no dia-a-dia, fico louca tentando entender as pessoas no bus! Um beijão e obrigada por compartilhar sua experiência aqui no blog!

  5. É Ana Paula, alemão é difícil mesmo! Só quem já passou por isso sabe o q é a encrenca!
    Respire fundo, sacode a poeira e bleib dran!
    A língua é difícil e precisa de tempo pra aer realmente assimilada. Vc chega lá!

  6. Alemão é a língua mais difícil que eu já estudei. Quando cheguei aqui o mês passado, me perguntei várias vezes porque diabos resolvi um dia estudar essa língua. A gramática é difícil? É, mas se a gente se dedicar, a gente consegue. Tanta gente conseguiu, por que é que eu não vou conseguir? Eu não sou pior que ninguém!!! hahaha Eu já senti que melhorei muito aqui em apenas um mês, e tipo, a gente nunca vai conseguir falar 100% certo 100% do tempo, então se joga e seja feliz. Os estrangeiros, ao falar português, erram um artigo aqui, uma conjugação ali, mas quando eles tem uma pronúncia boa já não facilita muita coisa? O importante é falar claramente, a gramática e o vocabulário vem com o tempo, mas a gente também tem que estudar, né? Eu leio jornais em alemão, assisto TV, ainda não entendo 100%, ainda mais com tantos dialetos, mas eu não preciso entender 100% pra me sentir realizada. Boa sorte pra gente! hahah

    • Eu tenho esse mesmo pensamento, se tanta gente conseguiu pq eu não vou conseguir tb? Tenho tido uma melhora significativa, mas tenho que estar sempre admitindo que não é fácil, cada novo step fica mais difícil, só preciso ter um pouquinho mais de paciência! beijão

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s