Lidando com dinheiro

É legal observar como viver na Alemanha tem mudado alguns dos meus hábitos pessoais e pontos de vista. Entre eles está o fato de como eu administro meu dinheiro aqui. Confesso que no Brasil eu não era muito boa em administrar minhas contas e muitas vezes eu me vi fora de controle, no vermelho mesmo. As coisas começaram a mudar pra mim desde quando precisei morar sozinha aqui em 2009. Eu tinha que pagar aluguel, comprar comida, umas roupinhas de vez em quando e ter meus momentos de diversão, tipo viajar, sair com amigos e etc. O espírito de responsabilidade teve que baixar sobre mim até eu aprender que ser shopaholic não era saudável. No Brasil eu tinha quem me ajudasse caso eu ficasse no vermelho, aqui não.

CONFESSIONS OF A SHOPAHOLIC
Foto do filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”

Minha mudança foi acontecendo por vários motivos. Primeiro de tudo, eu tive que me acostumar a levar muito mais dinheiro na carteira do que eu estava acostumada no Brasil. Isso porque muitas lojas e restaurantes não aceitam cartões de crédito, sai mais caro pra eles, o que nos faz usar dinheiro vivo ou um cartão EC (cartão de débito de banco). Levar mais dinheiro na carteira não significa que você vai gastar mais. De alguma forma eu passei a ter mais controle e isso me faz não gastar tanto. Passar o cartão de crédito é muito fácil, principalmente sabendo que você só pagará no mês que vem.

Não é qualquer Ana da vida que consegue tirar um cartão de crédito num banco alemão. É muito difícil conseguir crédito aqui. Os bancos são muito cuidadosos sobre a aprovação de créditos pessoais. Eu gosto disso. Enquanto no Brasil os cartões são distribuindo como doces (lembro que na universidade, no dia da matrícula dos novatos, fica cheio de gente te oferecendo cartão – o velho cartão universiOtário), a maioria dos cartões de crédito aqui (quando você consegue obtê-los) funcionam como cartões de débito. O banco desconta automaticamente o valor total da sua conta corrente. E pelo que sei, não existe esse negócio de parcelamento. Cheques em papel? Eu nunca ouvi falar que usassem. Os alemães não gostam de dever, isso é fato.

Enquanto que no Brasil muitas pessoas gastam mais do que ganham, a sociedade alemã é muito mais centrada em economizar. A concepção deles é que a renda deva ser maior do que as despesas, que é o modo como todos nós deveríamos pensar. Esta é definitivamente a mentalidade dos alemães e sob essa forte influência eu me encontro hoje poupando mais do que nunca. Eu me sinto muito mais leve pelo fato de não gastar tanto como antes. 🙂

A maneira de lidar com dinheiro é sem dúvidas uma decisão pessoal, mas eu acho super interessante mostrar como os princípios financeiros de uma outra sociedade podem realmente te influenciar sobre a forma como você pode gerenciar suas finanças.

Uma das palavras que mais gosto aqui é Angebot, que significa promoção. Esperar pelas promoções te faz economizar muito também! 🙂

Até a próxima!

 

11 comentários em “Lidando com dinheiro

  1. Ana, post muito bom!!!!
    isso tudo que você disse é verdade… o que gosto daqui é a maneira do pagamento “a vista”!
    isso te força a gastar somente o que tem, como você mesma disse nada de dividirrrrr em trocentas prestações e depois vender o fígado para pagar.
    Mas o alemão é interessante ao mesmo tempo que é seguro com o dinheiro tem um lado consumista vivo dentro dele, olhe pra você como tem loja pra TUDO, com trocentas coisinhas pra tudo… em cada estação refazem o jardim e por aí vai. Mas como disse gastam o que tem!!
    Beijokas

    1. Concordo contigo, eles gostam de comprar. Mas eles com certeza só gastam aquilo que podem. Acredito que entre os jovens isso possa ser um pouco diferente.

  2. Aqui na Suíça a forma com que lidam com dinheiro é igual. Suíço economiza não para comprar coisas de marcas, mas sim para viajarem, fazerem cursos, ou seja eles compram “experiências”.
    Por outro lado os salários são melhores do que no Brasil, se paga o justo pelo trabalho. Assim a sociedade fica mais nivelada e portanto você praticamente não enxerga a desigualdade social, enquanto que no Brasil para que as pessoas consigam ter artigos de qualidade é preciso apelar para o crediário. Para sairem de férias, a mesma coisa. Aqui eu aprendi a poupar, de verdade!! E também a esperar pelas promoções, rs… Os descontos aqui são de verdade, então tendo paciência e sabendo comprar na hora certa você compra produtos de ótima qualidade por um preço bem amigo :-). Bjs e bom final de semana!!!

    1. Oi Sandrinha, já era mesmo de esperar que na Suíça fosse assim também! Eu acho isso um ponto super positivo pra gente que está se integrando nessas novas sociedades. E os descontos como você falou são sim de verdade!!! Talvez um dia o Brasil aprenda como se faz uma promoção! hahahaa
      beijos, querida!

  3. Essa historia de andar com dinheiro na carteira e usar menos cartões (ou não usar quase nunca) foi algo que me acostumei aos poucos sem perceber. E acho que quando a gente enxerga o dinheiro vivo ali nas tuas mãos, faz ter um controle melhor sobre os gastos. A cultura financeira alemã é bem diferente da brasileira mesmo, as pessoas são mais centrada nos seus gastos e isso gera uma sociedade de consumo bem diferente da nossa.

  4. Ana, ao contrário de você, eu compro muito mais aqui, o que não quer dizer que gasto mais. O fato de poder devolver o que não se quer, não combinou ou quando bate o arrependimento e ter o dinheiro de volta, me faz comprar muito mais. Vai ser dificil ter que voltar ao contar dinheiro no Brasil.

    1. verdade Arlete, é ótimo poder comprar e devolver sem problemas! Comprar é bom demais!!! Mas eu realmente tenho conseguido me segurar mais, se não….

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s