Mudança e o jeito alemão de lavar louça

Em alguns meses esse blog mudará de cidade! Depois de morar em Mainz e de estar vivendo em Tübingen, chegou a hora de tomar outro rumo e dessa vez o destino é a Francônia, uma região situada no norte da Baviera.

O branquinho conseguiu emprego em Fürth, uma cidade que fica bem ao lado de Nürnberg, cerca de 8 km de distância. É lá que vamos começar nossa vida de casados. Ontem fui lá conhecer os dois apartamentos que ele selecionou dentre os dez que viu. Um deles é bem moderno, com uma varanda imensa e novo em folha. O problema é que não tem cozinha separada, na verdade é uma mini-cozinha junta com a sala de estar e jantar. O outro, que escolhemos, é super espaçoso e renovado, o único problema é que não tem máquina de lavar louça.

Tá, isso não pode ser considerado um problema, já que muita gente aqui vive sem. Acontece que fiquei mal acostumada nesse apartamento que vivo agora. Eu passei a minha vida toda lavando louça à mão, recebendo ordens da minha mãe mesmo ela sabendo que eu tinha acabado de fazer as unhas. Aí a pessoa vai morar numa casa que tem máquina de lavar louça e se encanta, joga tudo dentro, não lava mais nenhuma panela e vive com as unhas lindas…é o sonho de toda dona de casa!

My precious!

Exageros a parte, tem coisa sim que lavo à mão, querendo ou não sempre tem algo que não pode ir pra máquina. Mas aí eu lavo do meu jeito brasileiro, o jeito como minha mamis me ensinou e esse jeito meu povo, não agrada muita gente aqui não.

Acontece que o alemão tem uma maneira bastante peculiar de lavar louça. Eles fazem assim: enchem a pia com água, colocam detergente, jogam a louça dentro (tirando só o grosso), esfregam tudo com a esponja, colocam pra escorrer e ali mesmo já secam com o pano de prato – tudo cheio de bolinhas de sabão, sem enxaguar! Isso pra eles é uma maneira genial de economizar água. Eu, em prol de um consumo mais consciente até já tentei, mas não funcionou, eu tenho nojo! Pra mim louça bem lavada, assim como roupa, tem que tá completamente sem sabão. Fora que essa mesma água fica cheia de resto de comida. Eu já saquei que minha sogra não gosta que eu lave louça na casa dela, ela nunca disse que eu gasto muito água, claro, mas eu já vi ela me olhando como se fosse passar mal!!!

Aí acontece que o branquinho disse que para economizarmos água no apartamento novo eu vou ter que me acostumar a lavar louça do jeito alemão. E aí, comofas? Não tá bom já ter que reaprender a viver sem a máquina?

Não! Isso é uma coisa que eu nunca vou me acostumar aqui. Eu nem acho que encher a pia de água vai te fazer economizar uma quantidade significativa de água. Mas como tudo aqui é desculpa pra economizar, até tomar banho dia sim, dia não, não é considerado imundície, mas sim uma forma inteligente de racionar água.

Quem aí conseguiu se adaptar ou se adaptaria ao jeito alemão de lavar louça?

52 comentários em “Mudança e o jeito alemão de lavar louça

  1. Nossa, estou enojada! Nem aqui no Rio, onde estamos na seca, lavamos louça assim! É só molhar a louça, fechar a torneira e ensaboar bem e depois enxaguar. Acho que com a situação atual no RJ e SP, o povo brasileiro está começando a acordar para o fato de que precisa economizar água, já que não tem literalmente caído do céu 😦

  2. Achei isso estranho tbm mas, já estou “acostumada”. Ja trabalhei em Regime de Alojamento (onde, inclusive, conheci meu dignissimo!) e as loucas sao lavadas assim, em restaurantes tbm se vc observar.
    Aqui em casa, o maridao é quem Lava do jeito alemao, com água super quente. E é aquela história, “o que os olhos nao veem, o coracao nao sente”. E quando ele nao tá aqui, eu lavo do meu jeito.

  3. Menina, em que parte da Alemanha vc tá? kkkkkkkk
    Por aqui já assisti 4 familias lavando a louca (nao sei colocar cedilha, nesse teclado), e todas elas, inclusive meu namorado, enchem a pia com a agua, tiram o grosso, passam o sabao e enxáguam! rs ainda é diferente do Brasil mas nao deixam de enxaguar nao 😛

    Beijos

    1. Ahhh Vanessa! Eu eh que pergunto em que parte da alemanha vc se encontra!!! Se vc parar para ler alguns comentarios, vai ver que muita gente concorda e acha super nojento!!! Sorte sua de nao ter presenciado essa nojeira de perto!!! Hehehe

      1. kkkkkkkkkk 😀
        Depois de ler seu texto tenho certeza que as pessoas lavam louca assim. Eu agora me pergunto porque nao vi ninguém fazer isso por aqui rs
        Só pra constar, eu tô numa cidade há uns 45 min de Dresden, chamada Senftenberg 😛 hehe

  4. KKKKKKKK vivenciei isso na pele quando estive ai na Alemanha , estou rindo aqui e lembrando das cenas . Ana tem certos costumes que devemos guardar e esse de lavar louça direitinho como sua mãe te ensinou e importante rsrs . Vivo brigando com meu namorado sobre o banho q tem que ser tomado todos os dias , mas sempre e aquela desculpa ” aqui e frio e a gente acaba nem suando tanto como no Brasil” no final tudo conversa pra boi dormir néh rsrsrs. Bjos

  5. kkkkkkkkkkkkkk banho dia sim e dia não …coisa de europeu mesmo. Aqui na Espanha é bem por ai também. Aqui eles vão a academia e já tomam banho lá para economizar água e energia em casa.Eu particularmente não gosto de tomar banho na academia, um bando de mulher peladas e caabeludas (eca!) vendo minha florzinha? que nada, não me sinto a gusto kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. também dei risada, pois meu marido faz o mesmo hehe deixa a louça escorrer com sabão e um dia eu perguntei…tem sabão na louça você não vai terminar de lavar? aí ele deu uma lavadinha…mas como a maior parte sou eu que lavo, vou continuar do meu jeito 🙂

  7. Obrigada, Ana! Foi a maneira que encontrei para continuar a ter meu consultório na Alemanha, só que agora virtual para o Brasil e os brasileiros fora do país que querem emagrecer. Adaptações de vida, né? Você sabe bem o que é isso. Sucesso pra você. abraços.

  8. Comigo também foi do mesmo jeito. Só que falei que faria como eu sempre fiz… Ele, aos poucos, foi desistindo de me convencer do contrário, porque eu dizia que ele tinha mania de generalizar e que aqui, na Alemanha, tudo era padronizado… (isso pra uma psicóloga é quase a morte..r.s. brincadeira). resultado… virei Hausfrau…hehehehe..

    1. hahaha eu estou fazendo o mesmo com o meu, tentando convencê-lo aos poucos! Ah, entrei no site e achei super interessante! ótimo trabalho!
      beijos

  9. Oi Ana,
    Concordo que precisamos economizar água mas tem muitas formas de fazer isso, né? rs Não precisa ser mantendo a louça “meio” suja, eca! Eu também já tinha escutado sobre isso, e achei bem estranho tb. Boa sorte na sua mudança!!!
    bjo

  10. hahahaha, ri com este post. Pois na casa da minha sogra o sistema era esse… ecaaaaaaaaaa, o pior foi quando eu vi que a minha cunhada lavava a louça com o mesmo paninho que fica na pia, aquele que a gente usa para secar a pia, ecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Eu lavo de novo o prato que eu vou comer (sem ela ver) quando ela lava a louça lá :-).
    Eu acho que seria difícil eu me (re)acostumar sem máquina de lavar louça. Temos aqui em casa e eu não consigo mais me imaginar sem uma. Bjs

    1. Eu imagino a cena, você lavando o prato escondidinha! hahahahaha
      Vai ser difícil pra mim Sandrinha, mas infelizmente a nosso nova cozinha não tem possibilidade de instalação…minhas unhas vão sofrer, mas fazer o quê?! 🙂
      beijos

  11. Olá Ana,

    Tmb acho que nunca vou me acostumar a esse método Alemão…Ainda bem que nunca precisei e espero não precisar…
    Meu marido me contou que e comum aqui na Batatolandia, em especial, os idosos, lavarem suas loucas assim, pois na época das guerras, era preciso economizar tudo, inclusive a água, assim surgiu esse jeitinho Alemão…

    LG do Allgau,
    Marianna

    1. Oi Mari!
      Eu imaginei que essa “tradição” tenha sido por conta da guerra. Mas agora os tempos são outros…tem várias maneiras de se economizar, não é mesmo? Não vou me adaptar!!! hahahaha

      beijão

  12. Esse jeito alemão de lavar a louça é muito estranho e nojento. Fica tudo ensebado igual! E eu consigo lavar louça do jeito brasileiro gastanto menos água, é só questão de habilidade hahaha. Meu roommate alemão ficava pasmo com o jeito q eu lavava, mas ele tava nem aí pro consumo de agua, ele era preguiçoso mesmo e enchia a pia com agua e jogava tudo ali. Um nojo!

  13. Ola ola, confesso que ja me entreguei ao mundo alemao, eu amo minha Spülmaschine e tbm lavo a louca assim, mas sempre com a água limpinha, como dizem, nao gosto de lavar com sopa. Acho que misturo os dois mundos em um só. E olha só vai morar pertinho de mim…..talvez te busco pra tomar um café!

  14. Olha minha família é de tradicao alema, mas esse jeito “porco” de lavar a louca a gente nao tem nao… Acho nojento também. Imagina que na igreja que a gente vai eles lavam a louca assim, te juro que sempre acho os pratos um tanto quanto engordurados e nao posso pensar muito quando almoco por lá nao. E olha que eu acho que se vc lavar fechando a torneira enquanto ensaboa, como eu faco aqui o gasto dá elas por elas hein?! Experimenta aí!!

    Beijao e boa mudanca!!!

    1. Nossa, eu tenho muuuuito nojo de prato engordurado! Chega me dá arrepios! Ui! Concordo contigo, o importante é sempre fechar a torneira enquanto ensaboa. E como eu sei que ele vai querer continuar lavando assim, eu já disse que ele tem que encher a pia duas vezes pra enxaguar…e tenho certeza que dessa forma gastaremos mais água, aí ele ficou pensando..é a gente pode tentar! hahahaha
      beijos Babi!

  15. Que legal, Ana!! Eu nao gosto do trabalhao da mudanca, mas o fato de se mudar, eu adoro, sabia? Acho fantástica a ideia do algo novo te esperando em outro lugar! Fico muito feliz por vcs. Ainda mais sendo o primeiro passo juntos, casados! Eu amo Viena e tenho um carinho taaaaaaaaaao grande pelo nosso apartamento aqui e isso se dá principalmente por ser o primeiro apê que escolhemos juntos, a primeira mudanca que fizemos juntos.. É muito gostoso!
    Ri demais do estilo de lavar louca! Nao quero ir em restaurante nunca mais! hauhauhauhau Nossa Senhora! Nao sabia disso, acredita? Meus amigos alemaes colocavam na máquina e em casa sempre lavei louca do “jeito certo”. hahaha Como Schatz é brasileiro, é o jeito certo para ele também. Vou perguntar como a família dele na suíca lava a louca e te conto! hauhuahua
    Te apoio total! Também nao conseguiria me acostumar com isso. Vou torcer para você ganhar essa discussao! hahaha 🙂
    Beiiijo!

    P.S.: Nao me esqueci de ver hotel aqui em Viena nao! Nao conheco albergue bom aqui (posso pesquisar!), mas a primeira vez que viemos, para ver um apê, ficamos numa Pension bem simpática e nao era cara! O link dela aqui: http://www.booking.com/hotel/at/pension-riede.de.html?aid=301584;label=vienna-kRMO%2AJfGmzegsWjVSUy%2A1AS5218250551;sid=40740e2530b66ac545a3a0a57d9fda15;dcid=1;checkin=2012-03-30;checkout=2012-04-01;srfid=c0290fb4baab574a67e6353474cdc7ddX5#availability_target
    Qualquer coisa, me fale de novo que procuro outras! Só coloquei essa porque me lembrei agora que já me hospedei e aprovei. :))

  16. Acho que eu nunca me acostumaria lavar e enxaguar louças na mesma agua iiiggaaa……só é nao encher a pia, poe na metade, depois poe outra metade praenxaguar, kkkkk tem que ter uma saida amiga senao nao dá , vai ter que gastar agua kkkkk beijinhos adoro seus posts.

    1. imagina amiga!!! isso é coisa de alemão!!! Nós brasileiros somos muito limpinhos! hahahaha
      Obrigada por vir aqui me visitar! Fico muito feliz!
      um beijão

  17. Que legal, Ana! Fürth é bem pertinho mesmo de Nürnberg, tipo nem parece que passou de uma cidade pra outra 😉
    Não tenho lava-louças e nem tenho como colocar porque a cozinha não foi planejada para isso :-/ Esse jeito de lavar louça alemão não cola comigo! Até porque, já fui ensinada a ser econômica, então a torneira fica fechada na hora de ensaboar a louça.
    Agora imagine esse método alemão quando eu tinha uma Mitbewonerin que deixava a comida dela azedar nas panelas 😉 Maravilha, né? Só que não! Ser econômica e ter consciência ecológica… tudo bem. Mas ser porca e anti-higiênica não dá mesmo!
    Bjs,
    Lu

    1. Lu, eu confesso que não achei a cidade tão bonita assim, mas ainda bem que Nürnberg é realmente do lado. Então vc tb nao tem lava louça? O meu problema é como o seu, na cozinha não tem como instalar uma. Mas eu também sou muito econômica, então isso não vai ser big deal!
      beijos

  18. Oi Ana,
    já ouvi falar desse jeito Alemão de lavar louça… ave!! rs
    Nós tivemos que fazer toda a cozinha, não tinha nada, nem o cano… juro! Desta forma Ivan colocou a máquina. Não tem jeito de colocar??
    Outro ponto eu particularmente acho bacana cozinha conjugada, se você decorar o balção que separa com baquetas, luminárias fica um charme… uma idéia!
    Flor outra coisa, onde você mora que foi o show da marisa Monte???? se for, você foi??? AMO ela… de paixão. Fiquei aqui com vontade….
    Quando vai mudar??
    beijosss
    Ps> Obrigada pelo carinho lá no post

    1. Ana, a cidade que o Kilian mora, Mainz, é onde foi o show. E eu estava lá sim! O show foi fantástico…ela é muito diva! Muito bom ver um monte de brazuca juntos!!!!

  19. Eu lembro a primeira vez que vi isso ao final de um raclette entre amigos. Fiquei chocada!!! hehehe Mas eu sou muito teimosa, quando estávamos no apt antigo, sem máquina, eu deixava bem claro que era do meu jeito… kkkk Aí uma vez o irmão dele tava lá, fizemos um churrasquinho e no final eu fui lavar a louça, ele ficou olhando. Aí falou que ia me ajudar, encheu a pia de água e vc sabe…. mas eu dei um “chega pra lá” e falei: vou te mostrar que meu jeito é mais limpo e não gasta mais água. Tampei a saída da pia… ensaboava, enxaguava. Sempre tomando o cuidado de desligar a água enqto ensaboava. Vc acredita que a pia não encheu toda de água??? Epic WIN!!! Agora tem maquina de lavar, realmente é uma benção, mas sempre tem a tábua de bambu, as facas, etc, pra lavar a mão… do meu jeito.. hehehe bjo

    1. Ana, então você já sabia! E ainda fez a experiência pra constatar que se gasta menos água do nosso jeito! Vou sentir falta da minha Aninha…eu realmente gosto dela! 🙂 hehehe
      beijos

  20. Na Holanda é o mesmo eu definitivamente não suporto …acho um puro nojo …pior é vc ir arrumar a mesa e pegar o prato ainda com comida grudada

    #NOJO

    1. Será que é uma coisa européia??? Tou achando que sim viu! Já fui lá no seu blog e estou acompanhando sua página no face! Volte sempre pra trocarmos experiências!
      beijo

      1. Eu acho que é sim viu! Sei lá, as noções de higiene deles são muuuito diferentes, tipo, no mesmo local onde comem colocam as sacolas quando chegam da rua, as quais apoiaram pelo chão da cidade inteira. A gente separa mais as coisas….comida, chão…
        Ah, já publiquei a listinha hj no blog tá? Espero que goste. Kusjes!

  21. Se o ap nao tem máquina de lavar, vamos comprar, tem máquinas boas e baratas, faz uma economia e depois compra , deve ter espaco na cozinha p ela uai 😉

    1. Barb, até sugeri isso a ele, mas a cozinha foi projetada sem máquina, então não tem como instalar uma, nem entrada de água tem! Vai ser o jeito lavar na mão mesmo! 🙂

  22. Não curti! 😛 É estranho mesmo! Eu tb não acho que economize tanto assim. Você poderia propor um teste: passa um mês (se a conta for por mês, sei lá!) lavando do nosso jeito e um mês lavando do jeito deles, aí tira a teima! 😉 Vai que nem compensa o seu sacrifício! rsrs PS: Mas como é a lavagem na máquina? É alemã tb? kkk Beijos

  23. adorei o post, pra variar! Inclusive acabei de jantar e lavei minhas louças do jeito brasileiro (a máquina de lavar está estragada). Ninguém nunca falou nada, até porque eu acho que ninguém nunca me viu lavando louça kkkkk vamos esperar pra ver! E que bacana que vocês vão mudar de cidade e já arrumaram um lugar pra ficar. Tudo de bom pra vocês, beijos 🙂

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s