Castelo de Lichtenstein

Eu sou uma verdadeira amante de castelos e na minha lista de favoritos já tem inúmeros. O Castelo de Lichtenstein acabou de entrar pra essa lista e é sem dúvida um passeio imperdível se você mora na região de Baden-Württemberg ou planeja passar alguns dias por aqui.

IMG_2464-001

IMG_2429

Esse castelo fica situado sobre um penhasco nas montanhas suábias (Schwäbiche Alb) na região de Reutlingen, aqui do lado de Tübingen. Ele até parece uma versão menor do Castelo de Neuschwanstein. Eu não sei você, mas quando eu vejo um castelo muito antigo como esse, fico pensando na história que ele carrega, inclusive como eles conseguiram construí-lo em um lugar tão fantástico. Incrível!

A sua primitiva construção remonta a cerca de 1200, foi destruído duas vezes, em 1311 e em 1381 e após a segunda vez o castelo caiu em desuso. Felizmente, em 1802 o rei Frederico I de Württemberg, construiu lá um pavilhão de caça e em 1837, foi passado para o seu sobrinho, o duque Wilhem I de Urach. Ele construiu o castelo entre os anos de 1840 e 1842 e é esse, que tive a oportunidade de visitar. O castelo ainda é propriedade da família Urach. Construído em estilo romântico neogótico ele tem uma torre bem alta, belos jardins e objetos de coleção do duque de Urach, como armas, armaduras e quadros.

IMG_2416-001

IMG_2452-001

IMG_2474-001

IMG_2477

Pra quem gosta de andar assim como eu, existe uma trilha bem sinalizada que leva até o castelo. A trilha é bem estreita, tem umas partes complicadas e não muito seguras e eu não aconselho segui-la quando estiver nevando. Na primavera e verão é tranquilo, mesmo com um pouco de chuva. Tudo o que você vai precisar é de sapatos apropriados, disposição e sua câmera, pois a paisagem é de tirar o fôlego.

IMG_2488-001

IMG_2489

Comparado com outros castelos famosos ele é o menor que já visitei na Alemanha, mas isso não o faz  menos impressionante. Além disso a sua construção foi inspirada em um livro, o romance “Lichtenstein” de Wilhelm Hauff, de 1826. Quanta coisa eu aprendi em um dia de viagem! Por isso eu super recomendo esse passeio. De Stuttgart a viagem leva apenas 1 hora. Na estação central de Reutlingen, deve-se pegar o ônibus 7606 e descer na parada “Honau”. De lá é só seguir as setas que levam até o castelo. O tour básico dentro do castelo é de 30 minutos e custa 6 euros para adultos e 3 para crianças, mas é somente em alemão! No entanto, você pode pedir na entrada um livrinho contando a história em português.

Para mais informações, visite o site do castelo com opções em alemão e inglês: http://www.schloss-lichtenstein.de

Abraços e até a próxima!

Anúncios

26 comentários sobre “Castelo de Lichtenstein

  1. Olá*-* sou nova por aqui e gostaria de umas dicas e também uma confirmação de alguns dos meus roteiros poderia me ajudar? as ferias estão ai chegando e a Alemanha me parece um excelente lugar . Dai eu montei um ”roteiro ” d 4 dias..
    passando por
    1 dia Berlim -Deutsches Technikmuseum – museu de cera – trem para Munique – passo a noite em Hotel Cortiina ,2 dia Munique- Nymphenburgo – trem – passo a noite em Youth Hostel Fusteen -Neuschwanstein e Hohenschwangau depois trem de Fussen á Lichtenstein (Alias é melhor pegar o trem ou um onibus?) 3 dia Lá espero passar o dia todo visitando o castelo e conhecendo a cidade e por ultimo (onibus) até o castelo de Burg Hohenzollern em Baden-Württemberg.
    Para poder visitar esses castelos eu preciso comprar os tickets antes?E quanto aos Bayern tickets eles valem de onde pra onde? vale apena com esse roteiro comprar para o dia todo? Tem alguma outra dica para o meu passeio? Obrigado Anny

    • Oi Anny!
      Bom, esse teu roteiro tá meio apertado, não acha?
      Passar só um dia em Berlim? Será que vale a pena? Levando em conta que de Berlim para Munique são umas 5 horas, ou mais…e de Munique para Füssen são mais algumas horas. Eu nunca comprei o Bayern ticket, por isso não sei te dar informações. Bom, acho que 4 dias ficará mto corrido…minha opinião, de repente você gosta de muita aventura!!! 🙂

  2. Oi Ana!
    lindas as fotos… e não é de tirar o folego essas paisagens daqui??
    menina a gente nem sabe o que fotografar né? rs
    Nós (eu e family, meus pais) iremos ao castelo de Newuchwastein em junho, iremos fazer uma viagem bacana para o sul da Alemanha até Salzburg… também adoro esses castelos…
    Lindo passeio!!
    beijinhos

  3. Oi Ana! Que delicia achar seu blog! Motei na Alemanha ha uns 7 anos, e morro de saudades e vontade de voltar!
    Me diga, em qual escola vc faz seu curso de alemao?

    Adorei os posts!! Parabens!!
    Beijo!

    • Oi Marcela! Eu que fico feliz que você nos achou! Que legal, vc morou aqui! Ler blogs ajuda a matar um pouquinho a saudade, né?! Quando eu voltei a primeira vez pro Brasil eu lia blogs (antes de ter o meu) pra aliviar a saudade que sentia daqui…
      Aqui em Tübingen eu estudo alemão na Volkshochschule. É barato e a qualidade é boa! 🙂
      Espero que você volte aqui mais vezes!
      Um beijão e obrigada por ter gostado dos posts!

  4. Aninha,
    O que mais me impressiona é a construção em si, feita numa época em que a engenharia engatinhava e os recursos tecnológicos eram relativamente rudimentares… Que maravilha de castelo!
    E a trilha que leva a ele é um charme!!!
    Adoro passear com vocês aí pela Zoropa!
    Beijos
    Márcia

  5. Lindo demais! Eu também sou apaixonada por castelos. Ainda nao conheco o Lichtenstein, mas acabou de ir para a lista de “Lugares a visitar”. haahaha
    Ana, você acompanhou os shows do Paul no Brasil? Só me lembrei de vc! Ele é a simpatia em pessoa! Em cada cidade, ele falou uma frase típica da regiao. Em goiania ele falou “Ê trem bao” (hahahahaha) e em Fortaleza ele falou: “eita, mahhh” hahahaha. Virei fa dele!

    Beijos!!

    • Ain Lê, eu acompanhei sim! Só faltei me derreter! A atmosfera no Brasil é diferente! Pelo que vi, os ingressos de Viena nem esgotaram…pensando bem é melhor pra mim que vou ficar lá na frente! Ele ainda falou em Fortaleza: “vamo botar boneco”, já ouviu essa expressão? hahaha
      Vamos pro show já que vc se tornou fã! hahahahaha
      Beijinhos

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s