10 coisas interessantes sobre os alemães

Há um monte de preconceitos e clichês sobre a Alemanha. Alguns são verdadeiros e outros não, claro. Por exemplo, os alemães não usam Lederhosen e Dirndl durante o ano todo. Por outro lado é super verdade que eles adoram uma cerveja, dirigir na Autobahn e tem um sistema bem organizado de separação de lixo.

Vivendo aqui, comecei a observar algumas coisas interessantes, como por exemplo:

1) Os alemães adoram ler

Isso pra mim é algo admirável. Nas minhas viagens de trem eu normalmente só durmo ou escuto música, muitas vezes nas tentativas que eu faço de abrir um livro pra ler, eu acabo pegando no sono, vergonhoso, eu sei! Comecei a notar que a grande maioria dos alemães tem sempre um livro na mão, seja no trem, no parque, no banquinho, na parada de ônibus…eles estão sempre lendo, lendo com prazer.

2) São extremamente pontuais

e odeiam esperar. Os alemães odeiam esperar simplesmente pelo fato de eles não deixarem ninguém esperando. Se você marcar um jantar ou uma saída com algum alemão, fique sabendo que ele vai estar te esperando na hora certinha, as vezes o tempo de atraso deles está na faixa dos 3 minutos, podendo ser que cheguem bem antes. Meu noivo costuma dizer: melhor 30 minutos de antecedência que 5 minutos de atraso. 

3) Eles adoram cerveja

E eu os considero super resistentes. Enquanto muitos de nós, pobres mortais, bebemos 4 ou 5 cervejas e já estamos passando mal, vomitando na calçada, os alemães ficam no máximo com as bochechas rosadinhas e os olhinhos meio trocados. Até o dia de hoje, eu não conheci nenhum alemão que não goste de cerveja.

4) Por falar em bebida…

Eles conseguem abrir uma garrafa de cerveja com qualquer coisa. Com outra garrafa, com isqueiro, com o dente, com o dedo…é uma coisa de louco. Super talentosos nesse quesito.

5) Adoram misturar bebidas

Seja suco de fruta, vinho branco ou tinto, eles adoram adicionar água com gás.  São os chamados “Schorle” ou “Saftschorle” se a mistura for com suco e “Weinschorle” para o vinho. Eles misturam também cerveja com limonada, que é a “Radler”, ou coca-cola com fanta laranja, chamada de “Spezi”. Tem também a Bananenweizen, que é a mistura de cerveja com suco de banana. Eu particularmente não gosto nem do cheiro.

6) Regras tem que ser seguidas

Isso é algo que aprendemos rapidamente, os alemães não têm nenhum problema em dizer se você está fazendo algo errado. Eles gostam das regras deles. Há sinais em todos os lugares dizendo o que você pode e não pode fazer. E não é mito, as pessoas aqui realmente esperam o sinal de pedestres ficar verde para atravessar, mesmo quando não há carros ao redor.

7) Eles gostam de alho, mas…

ficam incomodados com o cheiro. Eles até podem te surpreender ao dizer na sexta, pelo seu odor, que você comeu alho na quarta. São, por isso, super cautelosos quando tem uma reunião importante ou uma apresentação. Comer alho no dia anterior, de jeito nenhum.

8) Eles separam o lixo

Sim, e eu acho isso fantástico. Azul para papel, jornais e embalagens de papel, amarelo para embalagens plásticas e metálicas, verde para lixo orgânico e preto para o resto. Ainda existem os contêineres para vidros, que devem ser separados pela cor. Tudo muito organizado! Por falar nisso, semana passada recebi uma notificação do condomínio onde moro dizendo que eu estou colocando as caixas de papelão pra fora antes do dia da coleta e que só devo colocá-las fora exatamente no dia! É, o negócio é sério mesmo!

9) Eles são super confortáveis com a nudez

Alemão não tem problema em ficar pelado na frente de outras pessoas. Há alguns anos atrás eu fui com uns amigos pra uma “praiazinha” improvisada às margens do rio Reno, em Mainz, e lembro que uma homem chegou e trocou de roupa na nossa frente, assim…ele se inclinando de costas pra gente, completamente nu! Eu achei estranho, tinha umas crianças brincando por perto, mas vi que ninguém se assustou, eu fui a única. Fique ligado, se você for a uma sauna ou spa você pode ser convidado a retirar sua roupa porque, em muitos casos, é proibido ficar de roupa.

10) Muitos urinam sentados

Essa é para os homens, obviamente. Na verdade isso se aplica normalmente à situações domésticas. Claro que ninguém vai fazer isso em clubes e banheiros públicos. Os alemãezinhos são treinados desde pequenos a fazerem xixi sentados. Tudo isso por uma questão de higiene. Tá chocada(o)? Eu confesso que achei meio estranho, mas hoje sou super grata à mãe que iniciou esse movimento. Homem machista vai dizer que nunca faria, mas vamos combinar, tem coisa pior para uma mulher que ver pinguinho de xixi nas bordas do sanitário?

E você, o que incluiria nessa lista?

 

Anúncios

32 comentários sobre “10 coisas interessantes sobre os alemães

  1. Eu estou indo morar em Stuttgart daqui um mês e há dias tento encontrar blogs/vlogs que realmente mostrem a Alemanha sem preconceitos, estereótipos ou carregados de opiniões negativas. Pois acabei de encontrar! Ana, ler seus textos sublimes e educados sobre as “alemanices” encheu meu coração de alegria e me fez enxergar a Alemanha por uma ótica leve e alegre. Obrigada pelas suas palavras! Já virei leitora assídua!

  2. Sou italiano com português e moro em uma cidade Alemã aqui no Brasil. Vejo tudo isso que vc comentou em seu texto, inclusive que são metódicos e frios. Tive muita dificuldade pra me adaptar pq sorrio com mais facilidade e sou mais espontâneo. A questão é que para eles, espontaneidade parece soar com vulnerabilidade ou fraqueza. Abraço! Gostei mt texto

    • Oi Ana, adorei seu texto, parabéns. Eu conheci uma pessoa e estamos nos conhecendo. Ele é brasileiro e descendente de alemão. Nasceu em uma colônia alemã em vitória. Confesso que me assustei um pouco em ver o tanto que ele é seco e nada romântico. Não é muito de falar de si, e nem muito de perguntar. Responde tudo que pergunto, mas por ser fechado assim tenho um pouco de receio de como agir. Claro se sempre sou eu mesma, mas como sou romântica eu gostaria de saber mais o que ele está sentindo por mim, se gosta de estar comigo, enfim. Ele gosta muuuuito de beber e confesso que é bem fogoso rsrs. Mas não consigo me entregar a ele, pois não sei se só quer uma transa casual ou realmente quer Pq gosta de mim. Não conversamos todos os dias, mas deixo ele me procurar, pois tenho medo de ser inconveniente. Penso que, se ele realmente quiser vai procurar, senão quiser irei saber com o afastamento. Mas mesmo não procurando todos os dias, quando penso que sumiu ele aparece e me chama pra sair. Mas não pega na minha mão ao andar na rua e nunca me manda msg de bom dia ou boa noite. Enfim, não sei o que ele quer de mim. Nem sei se tem outra pessoa ou não. Tenho medo de que ele me procure mas que fique com outras ao mesmo tempo, por isso não cria nenhum vínculo. Vc acha que devo ser fria assim também com ele?! Eles gostam de mulheres românticas? Sendo eles tão frios?! Me de uma luz???? Continuo c ele ou saio fora pra não sofrer?!

  3. Acho que não conseguiria ficar ou ver um cara pelado na minha frente numa sauna e não rir,é verdade que os alemães fica descalços dentro de casa?

  4. Hallo Ana! Sobre o seu texto…só li verdades, rsrs. Estou passando alguns dias aqui na alemanha. Fiquei super impressionada com a nudez. Embora eu seja brasileira e isso seja comun em nosso país, este tipo de coisa nao cabe a mim, pois sou bastante timida. Adorei a educaçao deles em questao da separação do lixo e tambem o “guten tag” em respeito aos idosos. E eu so complementaria o “pão”. Possuem otimos pães, mas comem ele o dia inteiro, cafe da manha, almoço, jantar, no meio da tarde e etc.. ja estou ate um pouco enjoada. Hahhaha.
    Danka,
    Tschüss.

  5. Acho que depende de que cidade e região como em todo lugar, conheço alemão frio e seco, mesmo que tenha coração bom e honesto, rispido e algo racional demais, mas conheço outros super senssivel e apaixonados. Sobre nudez são como os franceses, topless é algo natural em publico, sobre pontualidade são como os suiços mmm.. bom frios e carinhosos ao memso tempo algo tipico de quase toda europa. Bom espeo não ter surpresas. Reciclagem acho que em toda europa funciona perfeitamente a sobre leitura e cultura. Ai ai que nervos 🙂
    Beijos :*

  6. Ahh acho super legal eles separarem o lixo também! E aqueles contêineres para vidro parecem uma máquina que vai te abduzir haha O negócio da nudez eu acho bacana. Eu adoro ficar pelada mesmo, sinto falta disso no Brasil rsrs

    Beijos

  7. Vou me casar com um alemão também e ainda estou com muito medo dessa mudança radical , e suas dicas foram otimas pra mim, achei muito engraçado seu jeito espontâneo de falar as coisas .Bem uma coisa que percebi quando começei a namorar com um alemão foi que eles são bem rusticos e sistemáticos e aquela questão ”ou é ou não é ” kkkk, e também a uma diferença bem grande entre eu e ele , souuuu hiper mega romântica e ele e bem seco e duro mas ama do jeito dele rsrsrs ! bjos

    • OI Suzana, seja bem-vinda!
      Super concordo, essa sistemática deles as vezes me tira a paciência! hehehe
      Ah, acredito que cada um tem seu jeito de amar, mesmo sendo um pouco mais frio. O fato é, calorosos como nós é o que eles não são!
      Um bjao e volte sempre!

      • Oi Ana. Também sou Ana e de Fortaleza.Morando aqui em Stuttigart. Conheço um alemão que não gosta de cerveja.Meu marido.
        Mas tudo que você falou é verdade. Os alemães não são calorosos como nós brasileiros, mas são totalmente diretos, e depois que te conhecem mesmo eles são otimos amigos

        • Oi Ana! Obrigada pela visita! Estou na nossa terrinha no momento 🙂

          Pois é, depois que escrevi esse post passei a conhecer vários alemães que também nao bebem cerveja. Nada como a experiência adquirida com o tempo não é?! Eu não quis modificar o texto, pq eram percepções que eu tinha na época. 🙂

          abração e obrigada pelo comentário!

  8. Adorei todas essas curiosidades, é bem por aí mesmo! Os meus sogros têm pavor de alho! Quando morávamos na casa deles, o meu sogro até saía de casa quando eu temperava feijão! Botei o apelido nele de Nosferatu e agora pegou! Hahaha
    Beijos
    =***

  9. Oi Ana, pois e, eu gosto do planejamento, da previsibilidade, mas nem taaaanto, rs…Justamente por essa falta de espontaneidade 🙂

    Beijocas

  10. Exatamente, item por item Ana 🙂

    Minha cunhada e tao comprometida com os compromissos dos meus sobrinhos, que sao criancas, que nao os deixam falta-los nem em dia de aniversarios dos proprios irmaos, ai eu ja acho demaaaaas! Eles chegam uma hora depois que a comemoracao, PONTUALMENTE, comecou 😦

    Beijo e viva o Warm Wochenende!

    LG aus Allgau,
    Marianna

    • É Mari,
      tem coisa que a gente não entende…confesso que esse espírito de pontualidade e de fazer as coisas certinhas até que me incomoda um pouco, o povo não tem espontaneidade, sabe!
      beijão e ótima semana!

  11. Paulinha, sou eu Raquel. Seguirei vc e seu amor. Desejo tudo de mais feliz para vcs dois. Confiemos que aqueles que confiam no Senhor por Ele sao sempre cuidados. Desculpa a falta de acentuacao mais meu computador is only english… Vamos nos falando! bjs, raquel

  12. Alemaes adoram andar com suas super motos Harley quando o sol dá um olá. Eu realmente nao sei de onde sai tantas motos quando o tmepo tá bonito. Alemaes sabem fazer pao, sao tao deliciosos e variados. Alemaes xingam bastante, mas de um modo até engracado. Alemaes sao simpáticos, na sua maioria e eu adoro isso! Bom dia!

    • São tantos detalhes que não caberia num post só, muito legal que o vc acrescentou! Eles adoram uma padaria também, né?
      Eu também acho que tem mta gente simpática aqui, e também adoro isso…mas os que resolvem ser chatos, são chatos mesmo!
      Um beijão

  13. Eu incluiria a sinceridade dos alemaes, eles sao super sinceros e diretos, porem nem todos. Alguns fazem “caras e bocas”, que nao gostam de algo, mesmo que eles estejam errados. Eles nao gostam de admitir os proprios erros. Muitos sao egoistas, e so pensam no proprio umbigo. Eu digo na maioria, porque eu conheco alemao que nao gosta de cerveja e que nao vai a sauna. Alias, eu fui a sauna e me senti super natural…. só o comeco que choca!

    • Bem lembrado Renata, concordo que eles são muito sinceros e diretos, dizem o que querem sem medo de magoar…ainda não lidei com gente egoísta aqui, mas acredito que existam, aliás, gente assim se encontra em todo lugar. eu nunca fui a sauna e não sei se iria, acho que teria vergonha não de ver gente nua, mas de ficar nua na frente de gente! 🙂

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s