Tübingen: 3 fatos curiosos

Ultimamente tenho escrito muito sobre Tübingen! É que ando descobrindo cada coisa legal por aqui! Mesmo não sendo uma cidade muito turística, para quem está a passeio por Stuttgart, Tübingen acaba sendo uma parada certa, tanto pela sua beleza peculiar, quanto pelo fato de carregar alguns pormenores que acabam atraindo o interesse de alguns curiosos.

Por exemplo:

1) DNA

Você sabia que a universidade de Tübingen foi o berço da descoberta da molécula da hereditariedade? O bioquímico suíço Friedrich Miescher foi o primeiro cientista a isolar e identificar, em 1869, o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido como DNA. O enfoque da pesquisa dele era identificar os principais componentes químicos do núcleo celular e para isso ele utilizava pus de ataduras cirúrgicas descartadas para analisar os glóbulos brancos. Analisando os núcleos ele deu de cara com um composto até então desconhecido, que ele passou a chamar de nucleína, por ele estar concentrado no núcleo das células. O laboratório onde ele realizou os seus experimentos ficava na antiga cozinha do Castelo Hohentübingen. Quem tiver interesse em ler um artigo completo sobre esse assunto é só clicar aqui (em inglês)!

IMG_2521

IMG_2522

2) Centro de Baden-Württemberg

O centro geográfico da região de BW está localizado aqui em Tübingen, a poucos minutos da minha casa.  Esse ponto foi determinado pelos topógrafos em 1980 e em 1986 foi erguido esse cone. O centro em si não é muito espetacular, como você pode ver. É apenas um monumento de pedra que está cercado por uma pequena floresta. A caminhada por esse trecho é tão calma e prazerosa que você até esquece que está no meio da cidade, o que se ouve é só o canto dos pássaros e o som de um pequeno riacho.

IMG_2083

3) Goethe vomitou aqui

É o que diz esse sinal na janela de uma residência estudantil no centro da cidade. Conta a lenda que o poeta alemão mais famoso de todos os tempos estava hospedado nesse prédio quando ficou doente e vomitou pela janela. Uma overdose de história ou verdade? 🙂

IMG_2548

Anúncios

16 comentários sobre “Tübingen: 3 fatos curiosos

  1. Oi Ana
    boa tarde

    Também gosto muito de botar o carro na estrada ou até mesmo avião para a Europa também… para conhecer este “mundão”, gostei bastante do seu blog.
    Trabalho na Editora da UFSC (Floripa-Santa Catarina), lirerarias o uso de uma de tuas fotos para colocarmos de fundo numa de nossas capas de livro?

    • Aninha, aqui não tá mais chovendo. Mas algumas cidades aqui perto, como em Reutlingen, tiveram problemas com enchente. Muito chato isso, ainda bem que o povo aqui é muito bem preparado pra esse tipo de coisa!
      beijos

    • Obrigada, amiga! Fico lisonjeada em receber um elogio de quem entende tanto de fotos!
      Fico aqui até final de setembro…depois vou pra Fürth!
      Vem aqui matar a saudade!!!
      um beijo grande

  2. Super interessantes as infos!! Adoro saber das curiosidades de cada lugar, não o que todo mundo já sabe 🙂 Tai, não sabia de nada disso. Agora fiquei curiosa para visitar Tübingen :-). Bjs

  3. Gosto imenso de obter este tipo de informação. Para mim que adoro viajar de carro pela Europa, estas são informações muito úteis e interessantes.
    Obrigada por partilhar.
    Beijo

  4. Legal essa do DNA!
    Agora, essa do Goethe dar uma vomitada pela janela foi demais! Deve ter enfiado o pé na jaca e nem deu tempo de procurar um balde… Foi pela janela mesmo rsrsrsrs
    Bjs,
    Lu

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s