Tübingen: 3 fatos curiosos

Ultimamente tenho escrito muito sobre Tübingen! É que ando descobrindo cada coisa legal por aqui! Mesmo não sendo uma cidade muito turística, para quem está a passeio por Stuttgart, Tübingen acaba sendo uma parada certa, tanto pela sua beleza peculiar, quanto pelo fato de carregar alguns pormenores que acabam atraindo o interesse de alguns curiosos.

Por exemplo:

1) DNA

Você sabia que a universidade de Tübingen foi o berço da descoberta da molécula da hereditariedade? O bioquímico suíço Friedrich Miescher foi o primeiro cientista a isolar e identificar, em 1869, o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido como DNA. O enfoque da pesquisa dele era identificar os principais componentes químicos do núcleo celular e para isso ele utilizava pus de ataduras cirúrgicas descartadas para analisar os glóbulos brancos. Analisando os núcleos ele deu de cara com um composto até então desconhecido, que ele passou a chamar de nucleína, por ele estar concentrado no núcleo das células. O laboratório onde ele realizou os seus experimentos ficava na antiga cozinha do Castelo Hohentübingen. Quem tiver interesse em ler um artigo completo sobre esse assunto é só clicar aqui (em inglês)!

IMG_2521

IMG_2522

2) Centro de Baden-Württemberg

O centro geográfico da região de BW está localizado aqui em Tübingen, a poucos minutos da minha casa.  Esse ponto foi determinado pelos topógrafos em 1980 e em 1986 foi erguido esse cone. O centro em si não é muito espetacular, como você pode ver. É apenas um monumento de pedra que está cercado por uma pequena floresta. A caminhada por esse trecho é tão calma e prazerosa que você até esquece que está no meio da cidade, o que se ouve é só o canto dos pássaros e o som de um pequeno riacho.

IMG_2083

3) Goethe vomitou aqui

É o que diz esse sinal na janela de uma residência estudantil no centro da cidade. Conta a lenda que o poeta alemão mais famoso de todos os tempos estava hospedado nesse prédio quando ficou doente e vomitou pela janela. Uma overdose de história ou verdade? 🙂

IMG_2548

16 comentários em “Tübingen: 3 fatos curiosos

  1. Oi Ana
    boa tarde

    Também gosto muito de botar o carro na estrada ou até mesmo avião para a Europa também… para conhecer este “mundão”, gostei bastante do seu blog.
    Trabalho na Editora da UFSC (Floripa-Santa Catarina), lirerarias o uso de uma de tuas fotos para colocarmos de fundo numa de nossas capas de livro?

  2. Bom vou ser repetitiva…
    Esta do Goethe foi “hilário”!
    Bacana esta cidade né Ana?
    E como esta a chuva por aí? Aqui esta fogo viu… enchente e tudo mais…
    beijokas

    1. Aninha, aqui não tá mais chovendo. Mas algumas cidades aqui perto, como em Reutlingen, tiveram problemas com enchente. Muito chato isso, ainda bem que o povo aqui é muito bem preparado pra esse tipo de coisa!
      beijos

  3. Essa do Goethe foi a melhor, Aninha!!!
    Até quando você fica em Tübi? Adoro os cliques panorâmicos que você faz daí… Saudade da Alemanha 😉
    Beijocks querida!
    Márcia

    1. Obrigada, amiga! Fico lisonjeada em receber um elogio de quem entende tanto de fotos!
      Fico aqui até final de setembro…depois vou pra Fürth!
      Vem aqui matar a saudade!!!
      um beijo grande

  4. Super interessantes as infos!! Adoro saber das curiosidades de cada lugar, não o que todo mundo já sabe 🙂 Tai, não sabia de nada disso. Agora fiquei curiosa para visitar Tübingen :-). Bjs

  5. Gosto imenso de obter este tipo de informação. Para mim que adoro viajar de carro pela Europa, estas são informações muito úteis e interessantes.
    Obrigada por partilhar.
    Beijo

  6. Legal essa do DNA!
    Agora, essa do Goethe dar uma vomitada pela janela foi demais! Deve ter enfiado o pé na jaca e nem deu tempo de procurar um balde… Foi pela janela mesmo rsrsrsrs
    Bjs,
    Lu

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s