Decoração para casamento civil?

Sim!

É normal que deva ser uma ocasião simples e formal, compartilhada apenas com parentes e amigos mais próximos. No entanto, isso não significa que deva ser dada menos atenção ou que não necessite de organização e até mesmo uma celebração, afinal de contas é o dia oficial da união!

Nós resolvemos colocar uma pitada de informalidade na nossa cerimônia que acontecerá mês que vem. Vamos fazer uma recepção com amigos e familiares em uma Gasthaus bem simpática na região de Dinkelsbühl, uma cidadezinha muito linda que faz parte da rota romântica.

Casais que decidem fazer além da cerimônia religiosa, uma pequena celebração da cerimônia civil acabam tendo gastos dobrados. Esse será o nosso caso! Mas ao mesmo tempo sentimos que essa será uma experiência única e então por que não comemorá-la duas vezes?

A ideia começou quando fizemos a lista de convidados. Quando vimos que teríamos mais de 60, nós decidimos que  convites deveriam ser feitos, claro!

Desde criança sou fã de trabalhos manuais. Aprendi fazer crochê com doze anos de idade e até já ganhei dinheiro vendendo bolsas, tapetes, biquínis de crochê. Também sou metida a fazer de tudo um pouco, adoro descobrir que consigo fazer coisas diferentes, o que me falta ainda é fazer um curso de costura (planos para o futuro)!

Por isso, sabendo que os nossos gastos seriam grande, eu resolvi fazer tudo dos dois casamentos à mão e acabei descobrindo uma coisa…sou completamente louca por casamentos! Verrückt nach Hochzeit!

Blogs sobre casamentos se tornaram meus grandes aliados e fontes de inspiração. Devo dizer, não tem prazer maior que fazer o seu próprio casamento!

Vou compartilhar algumas coisinhas que fiz pro nosso casamento civil e espero que gostem, talvez até sirva de inspiração para algumas noivinhas que pensam em fazer uma festinha na união civil.

Eu escolhi um tema pro convite que tinha tudo a ver com a nossa história. Fui numa papelaria e por sorte consegui achar o que queria. Comprei alguns papéis de carta cujos temas eram cartas de amor e carimbos de viagens. Decidi fazer algo bem rústico e romântico. Comprei juta no eBay, imprimi os convites em papel A4, 210g/m2 e o resultado foi esse:

IMG_2043

Fiz vários modelos, variando apenas a ordem dos papéis.

IMG_2052

Os envelopes comprei no Amazon.de e foram bem em conta também. Simples e lindo, não? E acreditem, saiu uns 30% mais barato do que se eu tivesse mandado fazer em uma gráfica ou comprado online.

A partir daí eu já comecei pensar em como deixar o restaurante que escolhemos com cara de casamento. Resolvi fazer uns arranjos de mesa com juta que tinha comprado e renda. Tudo muito simples, nada muito grande, pois ainda é a nossa cerimônia civil! Comprei uns vidrinhos na loja Depot, ao todo gastei 25 euros com vidros e velas. Enfeitei alguns com crochê e corações de madeira. Eu amei o resultado e vocês?!

decoraçãocasamentocivil4

Os convidados também terão direito a lembrancinhas! Comprei alguns saquinhos de papel e usei doilies para enfeitar. Na tag branca vou escrever os nomes de quem vai receber. Comprei tudo online no site achwieschön e fiquei super satisfeita com o preço e qualidade. Esse site é daqui da Alemanha, mas esse tipo de material pode ser encontrado em qualquer lugar.

Ainda fiz cartões de mesa com os nomes das pessoas, no mesmo papel creme dos convites, porta guardanapos de juta e uma pequena almofada pra colocar nossas alianças.

decoraçãocasamentocivil5

Tudo muito fácil, bonito e barato!

Agora só falta chegar o dia e rezar para que o sol apareça…

Só dou um conselho pra quem quer seguir a ideia DIY: é viciante e você só vai pensar em casamento, all the time! Mas é tudo tão gostoso de fazer que eu acho que casaria mil vezes. Já até comecei os preparativos pra cerimônia religiosa.

Depois do casamento vou mostrar como tudo ficou!

27/08/2013

Oi gente,

resolvi fazer um update com mais algumas fotos de como ficou a deco no dia do casamento. Espero que gostem!

Todas as mesas tiveram esse tipo de arranjo. No centro uma toalhinha de crochê! Todo mundo quis levar um vidro pra casa, infelizmente não deu pra todos!

decoraçãocasamentocivil1

Cada convidado teve esse porta guardanapo com o nome escrito. Eles ficaram bem felizes!

decoraçãocasamentocivil3

Tive que comprar sacolinhas de papel maiores, pois as pequenas (da foto acima) não foram grandes o suficiente pras lembrancinhas.

decoraçãocasamentocivil2

Dentro de cada saquinho de papel, coloquei bombons finos e uma foto Polaroid para os convidados guardarem de recordação.

310078-001Leia também sobre o nosso casamento religioso: Nosso casamento feito à mão

59 comentários em “Decoração para casamento civil?

  1. Oi, Ana!
    Caí no seu blog porque nossa história é parecida! Também vou me casar na Alemanha e estou simplesmente maravilhada com essas fotos! Que coisas maaais lindas!! Parabéns demais por esse trabalho! Que talento!!
    Minha recepção vai ser super simples, pra 40 pessoas, em um jardim. Esse estilo rústico é exatamente o que eu queria.
    De onde você tirou inspirações? Vou me inspirar demais em você pra fazer minha decoração!

    Dúvidas:
    Qual é o nome dessa florzinha branca?
    Qual é o material dessa tagzinha no porta-guardanapos? Algum tipo de papel?
    Acho que teremos cupcakes no dia. Vi alguns com plaquinhas fofas em cima, escrito “I do” ou o sabor do cupcake. Elas são geralmente fincadas com palito de dente. Com que material você acha que posso fazer as plaquinhas? Algum tipo específico de papel mais durinho? Não entendo nada disso, mas estou super motivada a fazer meus mimos!!

    Obrigada pela atenção!

    Um abraço

    1. Olá Ná!

      Muito obrigada pela visita e comentário 🙂
      Então, inspiração fui pegando aqui e acolá na internet, pinterest e tinha também minhas próprias ideias. É muito legal quando gostamos de criar e colocar nossa personalidade no que fazemos. Fico feliz que você irá usar o meu post como inspiração. Fique super â vontade pra perguntar se tiver dúvidas. Você viu esse post aqui: https://thisgermanlife.com/2014/09/09/nosso-casamento-feito-a-mao/

      A florzinha branca chama gipsofila e em alemão chama schleierkraut. A tag do porta-guardanapo é de juta, muito fácil de encontrar por aqui. As plaquinhas podem ser feitas com qualquer papel mais grossinho e que dê pra imprimir.

      Você vai casar em qual cidade na Alemanha? Boa sorte com tudo!

      1. Ei, Ana!
        Eu vi esse outro post e amei tudo também! Quero te contratar! heheh
        Obrigada pelas informações. Vou procurar a florzinha, a juta e o papel!
        Eu vou me casar em Münster, em Nordrhein-Westfalen.
        Te adicionei no instagram pra ver mais das suas fotos lindas (@nailerodrigues).
        Você tem outras redes sociais?!
        Seu blog é excelente!
        Abraço

        1. Oi Ná! Eu uso o instagram muito pouco, vou lá depois ver quem você é 🙂
          Tenho um website profissional de fotografia, mas que ainda está em andamento. Logo mais irei divulgar! 🙂
          Obrigada por acompanhar os posts!
          beijão

  2. Oi Ana, tudo bem? Eu caso agora em agosto e estou fazendo várias coisas do meu casamento, inclusive os portas guardanapos, que são super parecidos com os seus!. Mas eu to com muita dificuldade! A juta desfia muito, eu não sei se colo ou costuro. Como vc fez os seus? Você usou cola quente ou costurou? E o que vc fez pra juta não desfiar?
    A decoração toda ficou maravilhosa!
    Beijos

    1. Oi Laura! Muito obrigada pelo elogio! Então, eu usei cola quente. A juta vai sempre desfiar um pouco, é verdade. Só que pra evitar, no meu caso, depois que eu colova as duas pontas do porta guardanapo, eu colocava um pongo de cola quente na parte de cima e de baixo, e precionava com o dedo…pois é, eu me queimei um bocado hahaha, mas eu só pressionava depois que a cola esfriava um pouco e assim deu tudo certo. até hj tenho os que fiz e a juta ainda não desfiou! Espero que vc tenha entendido a minha explicação. Se não, é só avisar que tento te mostrar uma foto. Boa sorte!
      bjos

  3. Oi Ana,
    Otimo o seu blog, voce tem todas as respostas para as minhas perguntas.
    Irei casar no Civil em Janeiro na Alemanha. Estou somente preocupada com o vestido porque estara frio. rs! Alguma sugestao?
    Danke! Tschüss!

    1. Oi Carmen! Sim as flores são todas naturais. Aqui na Alemanha quase nunca se usa flores artificiais em ornamentação.
      🙂

  4. Olá Ana!
    Estava pesquisando sobre porta guardanapos no Google e parei aqui no seu blog!!! Ficou linda a decoração que você fez, eu amo DIY!! Vou me casar também dia 27/07 🙂 desse ano!! E meu casamento será rústico – romântico, eu e meu noivo estamos fazendo os convites, eu vou fazer caminhos de mesa, jogos americanos e os porta guardanapos, tudo também com juta e renda! Eu comecei a fazer os porta guardanapos, e gostaria de tirar uma dúvida com vc… Vc usou cola de artesanato, cola quente ou costurou ? Obrigada!

    1. Oi Priscila!
      Fico feliz que você gostou do meu projeto! Eu também amo DIY e estou organizando agora o meu casamento religioso. Legal que você está empenhada preparando o seu, eu acho que tudo fica mais especial quando feito pela gente! Bom, pra tudo que fiz, usei cola quente. Menos pra almofada, que costurei na mão. Eu cortei vários quadrados do mesmo tamanho, enrolei e colei. Depois foi a vez da renda. Mas eu não colei na juta toda, apenas nos finais. O importante quando vc colar as extremidades da juta e tipo pressionar bem os dois cantinhos de cima e de baixo, porque os fios soltam facilmente. Daí vc colando direitinho não tem perigo de desfiar. Ah, o lacinho também foi colado. Espero que vc encante a todos os convidados! Boa sorte!

      1. Oi Ana! Muito obrigada pela resposta!
        Realmente, fica mais especial quando feito pela gente! *-*
        A juta desfia muito fácil mesmo… dá um pouco de trabalho!!!
        E como vc estampou as letras nas bandeirinhas que vc fez de juta?

        1. Tudo pintado a mão! Primeiro o desenho com lápis pra chegar no tamanho e formato desejado e depois pintado com tinta mesmo e um pincel. 🙂

  5. adorei a ideia, vc esta de parabéns … no momento estou nessa fase entre uma pesquisa e outra achei o seu blog, estou pesquisando para fazer o casamento apenas no civil + a recepção para amigos e familiares, so que estou um tanto perdida, pretendo fazer uma recepção simples, bonita e barata.
    Poderia me dar algumas dicas?
    bjos

    1. Oi Mariana! Obrigada e seja bem-vinda! 😉
      Então, a minha recepção, embora tenha sido pra muita gente, foi bem simples. Eu fiz tudo na mão e gastei muito pouco dinheiro. Você gosta de fazer trabalhos manuais? Se sim, você pode até se basear no que fiz. Esses vidrinhos, por exemplo, comprei na loja Depot na Alemanha e cada um custou centavos, se não me engano. Eu estou organizando o meu religioso e estou cheia de ideias, será um prazer te ajudar! Me diz como e onde será o teu casamento que aí posso tentar te dar algumas ideias. Qual o teu estilo? Gostas mais do rústico ou do sofisticado?
      Fico na espera!
      Beijão e boa sorte

      1. Oi Ana
        Tb deixei um resposta no poste q vc comentou ok? 😉
        Respondendo a sua pergunta: eu irei me casar em 25/10/2014 se der tudo certo … Um dos itens que me chamou atenção no seu blog foi justamente os trabalhos manuais e por vc ter conseguido realizar o seu casamento de maneira simples e bonito como eu tb quero.
        Meu casamento ainda nao tem mts coisas definidas, pois ainda to no brasil e preciso terminar a faculdade em maio deste ano.
        Mas as ideias q mais me agradaram ate agora foi de um casamento no campo e a recepção ao lado sabe? Com a decoracao com flores campestre ou as tradicionais rosas pink ou tulipa ou então em um restaurante iluminado a luz de vela e as mesas decoradas com flores e velas (não sei se já viu, vasos de vidro com água e a vela flutuando em cima) e se possível mesas de vidro. Seria possível um casamento meio rústico e meio sofisticado rs?
        Já percebeu que to totalmente perdida kkkkkkk mas tudo bem…. qq dica ou direção para mim ja esta bom rs
        O local em si nao decidimos ainda, pois ainda nao conheço a cidade dele, pois eu o conheci na cidade a qual eu estava qndo vim passar as ferias em 2012, entao por esses motivos e outros que penso se ja devo iniciar os preparativos ou esperar eu me mudar e conhecer a cidade e assim poder escolher o local do casamento.

        Fico aguardando sua resposta

        Beijos

  6. Aninha, vou te contratar para elaborar as fofurices do meu casório 🙂
    Que bom gosto você tem, achei os convites lindos e totalmente personalizados! Isso tem um valor enorme!
    Vocês estão certos em comemorar a data mais que especial com uma recepção. Será um dia glorioso na vida de vocês e Deus estará, desde já, selando a união de vocês!
    Os enfeites de mesa ficaram muito delicados, adorei o tom dos adornos! Tire fotocas pra compartilhar conosco aqui, estou curiosa querida!
    Um beijo Noivinha!
    Márcia

    1. Como assim do meu casório?! heheheh
      Boas notícias estão por vi, amiga?!
      Se morasse pertinho de vc faria questão! Pena que moramos tão longe!
      Logo mais estarei postando tudo de como foi esse dia! Tá bem pertinho!!!
      beijooooooo

  7. Eu já tinha visto algumas das fotos e achei muito lindo, mas vendo assim, tudo tao explicadinho e mais detalhado, só posso dizer que você é a criatividade em pessoa!!
    Está tudo muito delicado e bem romântico, super parecido com seu jeito de ser!
    Já estou aqui na torcida viu? Mês q vem te, 2 eventos mega importantes: seu casamento e minha mudanca pra o apartamento novo (endlich). =D

    Beijos!!!!

    1. Ká, posso dizer que vc foi praticamente a primeira pessoa que mostrei tudo! É muito bom poder contar com vc, mesmo sem nos conhecermos pessoalmente! Você é uma querida! Só tenho a retribuir todo esse carinho! Estou na torcida pelo ap novo, que Deus abençoe vcs!
      beijos

  8. Ana, vc ja viu aquele quadro que ha um desenho de uma arvore e os convidados colocam o dedo em uma “almofadinha de tinta” e colocam a digital na arvore ? fica uma lembranca tao linda ! Vc pode comprar o quadro pronto, encomendar com o nome de vcs e data. Fica uma arvore colorida, cheia de dedinhos e em cada dedinho o convidado escreve o nome !

    1. Sim, eu já vi, é como se fosse um livro de visitas! Pensei em fazer algo assim, mas ainda não decidi. É uma ótima ideia!!!! 🙂

  9. Nossa, tinha deixado um comentário aqui, será que foi para a caixa de spam??
    Quero dizer que ficou tudo lindo!!!! Tudo feito com capricho e delicadeza :-).
    Tenho certeza que o dia será especial e o restaurante ficará lindo com asua decoração! Bjsss

    1. Não apareceu! 😦
      Obrigada Sandra, fico feliz que todo mundo gostou! hahaha
      Logo mais eu compartilharei as fotos do dia, que não está mto longe!
      um beijão

      1. Sandra, verifiquei agora e vi que tava na caixa de spam. Não sei pq foi pra lá, pq normalmente so emails mto estranhos é que vão pra lista de spam! Então te agradeço em dobro agora pela mensagem! Vou ficar mais atenta agora!
        beijão

  10. Parabéns, Ana, pelo acontecimento e pelo seu talento.
    Adorei a originalidade dos convites e a decoração das mesas. Você é memsmo muito talentosa.
    Vou esperar por mais novidades.
    Beijinhos

    1. Oi Nina, obrigada!
      Você também é muito talentosa, já vi alguns dos seus trabalhos no seu blog e adorei, fora que suas fotos são lindíssimas!
      beijos e até mais!

  11. AMEI, Ana!! Que lindo! Vim para comentar exatamente o que a Ana acima falou: eu acho lindo quem tem dom de trabalhos manuais! Nao só o trabalho em si, mas a criatividade para colocá-lo em prática. Muito lindo mesmo!
    Beiijo!

    1. Obrigada!!!! fico super lisonjeada com todos os comentários! Já pensou em algo assim, rústico, pra decorar sua casinha?! 🙂

  12. mto fofo! sempre quis ter esse tipo de talento, mas sou zerola total com artes! :((
    na alemanha os casamentos civis são muito fofinhos, a noiva vai até de bouquet, acho lindo! como o meu casamento vai ser o civil dentro da festa, acho que já vai estar mega decorado também hahaha bjos

    1. Mas em compensação você tem outros talentos, saca mto de beleza e escreve super bem!
      Ana, eu vou comprar um bouquet!!! Vai ser bem simples e pequeno. E o seu tá bem perto tb né?!
      beijos

  13. Ana, e de suspirar! Quanta delicadeza em suas maos e gosto 🙂 Beijos e felicidades aos pombinhos!

    1. Obrigada Mari!!! 🙂
      Cê sabe que acho que te vi no grupo leitores brasileiros na alemanha?! acho que era sua foto! 🙂
      Mari, você não tem blog, tem?
      beijos e obrigada pelos votos de felicidade!
      Bom dia!

  14. Oi Ana, tudo muito lindo! Parece foto do Pinterest! 🙂
    Muito legal seu blog, já li vários posts e peguei várias dicas. Moro em Basel (Suíça), pertinho da Alemanha e vi que tem muita coisa parecida entre esses 2 países.
    Bjao

    1. agora fiquei lisonjeada!!! eu adoro o Pinterest! 🙂
      Não moramos no mesmo país mas podemos sim trocar valiosas informações! Já estou seguindo seu blog!
      Um bjão

  15. tudo muito lindo!!! meu casamento foi muito simples, mais pelo visto mesmo, mas vamos nos casar de novo e assim como vc, penso em decorar eu mesma =)
    Achei todos os enfeites que vc postou muito legais, vc tem talento! beijos **

    1. Que legal Silvia, que você tem a ideia de decorar também! Se precisar de dicas é só falar! Quando pensam em fazer o casório?
      Fico feliz que gostou! 🙂
      Beijinhos

      1. Oi Ana. Meu nome eh Maila. Meu blog eh anônimo pq na verdade faço dele momentos de desabafo. Mas adoro seguir blogs e o seu eh ótimo! Continue escrevendo. Adorei qdo vc falou do barulho na barriga. Eu tb tinha reparado isto qdo cheguei aqui. Vc já percebeu que no inverno o barulho aumenta? Bjs

  16. Que delicadeza tudo Ana!! Também sou super adepta do faça-você-mesmo, no meu casamento fiz boa parte da decoração, é muito prazeroso né? Dá um outro sentido pra toda a comemoração!

    beijinhos

  17. Parabéns Ana!! Tudo muito lindo, super bom gosto. Ja fiquei inspirada, para começar a preparar a decoração da minha festa após o casamento no civil, que será em Setembro aqui em Augsburg. Beijos

    1. Obrigada Munike!
      E como estão as suas preparações? Já decidiu qual vestido você vai usar?
      Boa sorte pra nós!!!
      beijinhos e volte sempre!

  18. Ana, que lindo! Tudo harmonioso e naturalmente bonito! E venha logo o dia e depois as fotos para vermos tudo como ficou!
    É viciante mesmo, tens razäo. Quando estou às vésperas de aniv das emninas fico assim também. Final de semana que vem vaos fazer festa de Sao Joao aqui!
    Beijos e bom final de semana

    1. Obrigada Ciane!
      Tenho certeza de que quando eu tiver filhos serei como você!
      Vou passar no seu blog pra ver as fotos de São João, aposto que vais fazer uma linda decoração!
      beijos

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s