Sobre GEMA e mimos!

Untitled1

Quem mora aqui conhece bem essa mensagem. Na verdade, ela é razão de muita indignação por parte dos usuários da internet aqui na Alemanha. Aqui, quase todos os vídeos de música ou vídeos contendo músicas com direitos autorais são bloqueados no YouTube.

E quem determina isso é a GEMA – Gesellschaft für musikalische Aufführungs- und mechanische Vervielfältigungsrechte (algo como Sociedade dos direitos sobre apresentações musicais e reprodução mecânica).

É isso. Num país onde a palavra “liberdade” é escrita com letra inicial maiúscula, vídeos de música são inacessíveis na maior plataforma de exibição de vídeos do mundo. Mesmo que o próprio artista tenha submetido o vídeo ao Youtube, é possível que ele não possa ser visto na Alemanha.

De acordo com uma pesquisa do OpenDataCity, dos 1000 vídeos mais populares do Youtube, 61,5% não podem ser visualizados na Alemanha. Entre eles, está o Gangnam Style. Se clicarmos para ver o vídeo oficial do Psy, receberemos a mensagem acima. Fala sério, a GEMA acaba com a empolgação de qualquer cidadão.

A razão por trás disso é que o próprio YouTube bloqueia esses vídeos para os espectadores alemães a fim de se proteger de alegações de infração de direitos autorais por parte da GEMA. Parece ser um problema que ficará sem solução por muito tempo, já que GEMA e YouTube estão longe de entrar em um acordo quanto ao valor que deve ser pago cada vez que um vídeo é visualizado, uma vez que esse órgão extrapola com valores altíssimos. Depois do nome do tiozinho lá do bigode, acho que GEMA é a segunda palavra mais odiada por aqui! rsrsrs

O mais engraçado é que abaixo da mensagem, sempre vem escrito: “Desculpe”, “Das tut uns leid” e “Sorry abou that”.

Foi mal, o quê? Que tipo de organização se dedica somente a impedir que as pessoas escutem música?!

Mas por causa da GEMA, semana passada eu ganhei um presentinho muito especial! 🙂

No meu post sobre Viena, deixei transparecer a minha paixão e admiração pela cidade. Tanto que a amiga, do blog A paisagem dos dias, me enviou o link de um vídeo em que a cantora Sarah Brightman cantava na gravação de um DVD na catedral Stephansdom. Fiquei logo louca pra ver! Cliquei e o que apareceu? Exatamente! GEMA não me permitiu ver o vídeo. Procurei outros links, mas não consegui achar a música que ela tinha me enviado. Putz, que saco!

E não é que a fofa da minha amiga, sabendo do acontecido, me presenteou com o DVD? E mais outros mimos…♥

IMG_3932

Os mimos vieram de longe, lá do Brasil e foram enviados com muito carinho! Por isso terão um valor sentimental imenso pra mim.

Pense numa vontade de dar um xero (pro nordestino significa um beijão, beijoka) na bochecha dessa moça!!!

Marcinha, muito obrigada! Fiquei tãaaaao feliz! O mesmo repito pra ti: você tem o cheirinho do colo de Deus!

Pensamentos de carinho são emanações de amor, e podem ser sentidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar, até mesmo por aqueles que nunca conheceram você.

(Augusto Branco)

Anúncios

16 comentários sobre “Sobre GEMA e mimos!

  1. Eu tenho vontade de pegar o computador e arremessar da janela quando isso acontece. Eu sou YouTubeólatra e isso me incomoda demais!! Dizem que existe o “jeitinho alemão” para escapar dessa Gema, vou procurar saber qdo estiver aí.. bjo

  2. Oi Aninha!
    Ahhh que post fofo, o Gema de vilão e a Marcita de mocinha kkkk.
    Você já sabe, mandei tudo com muito carinho pra você! E espero que curta muito os presentinhos, você merece amiga!
    Querida, agora me conta: vc assistiu ao DVD? Lembrou-se de Viena e da linda catedral?
    Beijo e obrigada pelas palavras!!!
    Márcia

    • Marcita, claro que assisti! E amei!
      Me arrepiei em várias músicas, o jeito que ela canta é simplesmente magnífico, não tem como não ficar tocada! E ainda mais ela cantando em um ligar que estive! Nossa, surreal!
      Um beijo, amiga! E mais uma vez obrigada! Amei!

  3. Ana,
    realmente é um SACO esse lance daqui da Alemanha…
    Mas sobre os MIMOS da Marcita, muito lindooooo….
    Uma vez a Nina me mandou, fiquei muito feliz também… são pequenas atitudes que tornam TUDO mais colorido, mais feliz, não é???
    A Marcita é um doce, sempre me ajudou por essas bandas…
    Beijosss

    • Verdade, Aninha. Pra gente que mora longe da família é muito importante essas novas amizades, mesmo que virtuais. De repente, nosso plano se torna realidade! Ando torcendo mto daqui! 🙂
      beijinhos

  4. Primeiro dia que a GEMA apareceu na minha vida eu fiquei sem entender o que era quilo, depois pesquisei e fiquei bem chateada de não conseguir ver quase nada do que queria ver no youtube. O video do Psy eu cheguei a ver na semana do lançamento, antes dele virar ultra super hit, quando a GEMA bloqueou.
    E que bacana esse gesto da moça de enviar o dvd! Curte muito ele agora!

    • O mesmo aconteceu comigo. Eu já tinha raiva desde 2009 quando cheguei aqui…tinha mais raiva ainda quando alguém do brasil me mandava um link, olha aí Ana pra ver tu gosta, daí na maioria das vezes já sabia que não ia rodar. Um saco.

  5. O que eu mais odiei na Alemanha foi essa Gema!!! Sério, eu faltava chorar quando queria ouvir uma música e não achava de jeito nenhum no Youtube por causa dessa Gema. Você conhece o Spotify? É um programa que você baixa no computador e você pode ouvir tudo quanto é banda, música, etc. Se você quiser ouvir de graça há interrupções, propagandas e tals, mas mesmo assim é bom, eu usava muito. Pena que não pega no Brasil 😦

    beijos

    • Sim, eu gosto mto do Spotify, mas também tem o problema de vc só poder ouvir 5 horas por mês, depois bloqueia e eles querem que vc pague pra ouvir. Não sabia que ele não pegava no Brasil, tem certeza? Meu sobrinho usa no Brasil….
      beijos

  6. Essa Marcia é uma fofa!! ;).!!! A gente recebe um carinho tão gostoso nesta blogosfera né??? Adoro!!!!
    Ainda bem que essa tal de GEMA não tem aqui na Suíça, rs…. isso corta o barato de qualquer um! :-(. Mas ainda bem que adora vc tem o CD e poderá curti-lo de boa :-). Beijinhos¨!!!!!!

    • E num é que ela é uma fofa mesmo, Sandra! A blogosfera é um lugar que me ajuda muito a levar a vida aqui. É um sentimento sem igual contar com alguém que nem conhecemos pessoalmente, mas que nos entende, por que já esteve ou está no mesmo barco. Tomara que dê certo a gente (eu e você) se encontrar em Nuremberg!
      beijinhos

  7. Nossa, não sabia dessa “tal” de GEMA. Eu que trabalho escutando musica das listas do youtube ficaria louca. E que graça a sua amiga Marcinha. Adorei, muito carinhosa. Como eh bom receber gestos de carinho e amizade né? Bjs

    • Então, existe em outros países europeus o mesmo tipo de organização. Mas os usuários podem ver vídeos porque provavelmente o órgão e youtube entraram em comum acordo. Aqui é que a palhaçada não se resolve. E essa moça é realmente muito fofa e o blog dela é lindo também! Depois você confere!
      beijos

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s