Papo de mulherzinha

Todo mundo pensa que vida de expatriado é só glamour. Fotos na neve exibindo o casaco chique, fotos no parque cheio de flores, a foto do restaurante bacanérrimo que foi no final de semana. Quem curte as fotos no face pensa logo: que vida fácil, que vida linda! Mas fia, né assim não viu!

397551_10200558331983318_179500365_n
nasci com o cabelo assim! só que não!

A primeira coisa que um expatriado tem que aprender a fazer aqui é se virar nos 30, em todos os sentidos. E quando o assunto é cuidar da beleza, tem muita coisa que a gente tem que acabar aprendendo sozinho. Como por exemplo: fazer unha, depilação, cuidar sozinha do cabelo, tirar sobrancelha e etc…

Sim, por que quem é que tem coragem de ir toda semana num salão de beleza aqui na Alemanha? Tou nazoropa mas não virei rica não! Eu não tenho. Custa muito dinheiro, amiga. Aqui em Tübingen, fazer as unhas no salão sai pela mera bagatela de 25 euros! Só mão, sem retirada de cutícula! E pra colocar unhas postiças é quase o dobro. Se unha custa caro, agora imagina fazer peeling facial! Além dos preços exorbitantes, tem a questão do “saber fazer”. Infelizmente eu já tive péssimas experiências com meu cabelo e sobrancelha aqui, por isso tenho o pé atrás, não só um, os dois. E aí, como a pessoa se vira? Metendo a cara. Fazendo sozinha. Porque tem que pelo menos tentar ficar sempre linda, né? Eu tenho os meus aliados de beleza por aqui. E hoje em dia, faço unha, tiro sobrancelha, faço minhas limpezas de pele, pinto cabelo, depilação e até me atrevo a refazer as camadas do cabelo.

Cuidando do cabelo

Desktop3-002Eu sou louca por shampoo! Passei bastante tempo usando o Bain de Force da Kérastase. No Brasil, o cabelo ficava lindo, cheio de vida. Depois que mudei pra cá, comecei a sentir meu cabelo muito pesado e rapidamente ficava oleoso. Acho que deve ser a combinação água calcária + shampoo super hidratante. Daí, um dia vi a dica da Sandra sobre o shampoo antikalk da Garnier. Li várias resenhas positivas e comprei. Desde então estou in love! Ele dá uma sensação ótima de limpeza e o cabelo fica realmente bem solto. Adorei a dica! Resolvi alternar o uso dos dois e estou vendo um efeito bem positivo.

Como meu cabelo é muito longo, preciso sempre usar um óleo ou reparador pras pontas, pra evitar que elas se partam. No Brasil, o meu favorito é o da Avonzona! Pra mim não tem melhor. Mas um ótimo substituto pra ele aqui é o Öl elixier da Schwarzkopf. Quando fiz a touca de gesso da Letícia, adicionei umas gotinhas e o cabelo ficou MARA. Por falar nisso, vocês já ouviram falar da touca de gesso? Não??? Então corre lá no blog da Lê, anota a receita e faz em casa. Sua vida vai mudar como num passe de mágica, eu te prometo!

Cuidando do pé e mão

Acho que uma das coisas que mais sinto falta é da minha manicure. Sexta era o meu dia de ir no salão fazer as unhas. Como eu tenho tendência a roer unhas, elas tem que estar sempre bem feitinhas, caso contrário, basta alguém fazer cara feia pra mim que já coloco as mãos na boca e começo roer. Então tenho que dar uma atenção toda especial pra elas.

Desktop2

Eu sempre gostei de tirar a cutícula e alicate era um item indispensável pra mim. Só que ultimamente tenho tentado deixar ele de lado, pois descobri um produtinho genial. É um remover líquido de cutícula que você passa, deixa alguns segundos e depois é só empurrar e limpar. A cutícula fica tão molezinha que facilmente pode ser removida. Super baratinho e eficiente. Gosto muito dessa marca p2! Tem uma linha de produtos só pro cuidado das mãos e os preços são bem acessíveis.

Gosto de trazer esmaltes do Brasil. Sou fã da Risqué! Já comprei vários aqui, mas me decepcionei. Muitos deles descascam e perdem o brilho rapidinho. Porém, gosto muito dos esmaltes da Essie. São os únicos que duram uma semana inteira nas minhas unhas. Só não são tão baratos, mas são muito bons!

E o meu creme queridinho pros pés é o da Neutrogena. Gente, ele é magnífico e cumpre o que promete, deixar os pés hidratados por 24 horas. Eu não vivo um dia sem. Agora no verão, que podemos usar mais sandálias, é super importante estar com os pés bonitos. Confesso que no inverno dou só uma cuidada básica mesmo, mas o creme, pra ter sempre os pés hidratados não pode faltar, ainda mais porque no inverno a tendência é que eles fiquem cada vez mais ressecados.

E quando o problema é a depilação?

Desktop4-001Para quem tem coragem de fazer sozinha, um produto muito bom que recomendo é esse aqui da Veet. Essa cera é bem fácil de usar. É só esquentar (eu faço em banho-maria), medir a temperatura com o indicador e usar os papéis de depilação, ambos vem no kit. Depilar a virilha é um absurdo de caro, eu chuto 40 euros no mínimo. Mais absurda ainda é a ideia de algum dia eu ir num salão aqui só pra fazer isso. Depois de muito relutar, acabei criando coragem pra fazer sozinha e hoje sou quase uma profissional! hehehe, nada que duas taças de vinho não resolva, pra começar. Os papéis de depilação que vem no kit podem ser lavados e reutilizados, mas eu acho isso uma nojeira! Eu trago do Brasil, mas alguém saberia me informar onde posso comprar aqui?

E pra vocês, quais os produtos que são indispensáveis?

24 comentários em “Papo de mulherzinha

  1. Oi Ana! Moro na Suíça, Basel, e estou sofrendo para acertar meu cabelo.. ele era “dos bons” no Brasil, sem muito que me preocupar, só usava o óleo de argan nas pontinhas quando lembrava de passar e pintava de tanto em tanto (por causa dos grisalhos que apareceram BEM cedinho prá mim)… enfim NUNCA me preocupei em fazer hidratação e demais coisas… fazia umas 2 a 4 xx no ano, quando ia cortar o cabelo, mas não que percebesse ser necessário..
    Enfim, aqui, o cabelo secou total, fica em frizz, cai horrores, pensei seriamente em filtrar água e lavar e enxaguar com essa água. Sabes se esses filtros para chuveiro são fáceis de achar por aqui?
    Ahhh, e sério… o que mais sinto falta é da depilação… sempre preferi a cera… afff, tentei com aquelas tiras que já vem com a cera, achei uma meleca e não saía os pelos… uso aparelho para tirar pela raiz (mas acho que o meu tá meio velhinho e demora uma ETERNIDADE e não anda tirando todos…, com “gilette”, é pedir prá ficar TODA empipocada…
    Tem alguma sugestão de algum blog, etc para “tutorial” de depilação a cera???
    vou ter que tentar…
    Um grande abraço!

  2. Aqui é um Deus nos acuda para mim.
    Os salões são carissimos. Nos lugares mais em conta você paga 35 euros para fazer unha, mas é o serviço básico, se quiser as unhas pintadas tem que pagar a mais. Não dá, né! Eu ainda não sei fazer unhas as maravilhas, mas dou um jeito. Limpo, lixo, corto, passo base, que trouxe do Brasil e se tiver com paciencia, pinto, mas se tiver com paciencia, pq não é o meu forte rs..

    Cabelo até que está indo de boa. Me achei com uns produtos e os compro online, porque são um pouco caros aqui, dai para comprar todo mês fica puxado. Inclusive, eu compro muito na perfumdreams.de, costumam ter preços e promos legais. Dai, faço hidratação em casa, pinto, só não me atrevo a descolorir. As vezes eu mesmo corto, pq corte é no minimo 40 euros. Chega dar uma dor no coração, bolso, alma, em tudo rs… A minha sogra tem uma vizinha que já trabalhou como hairdresser profissa. Ela tem feito uns serviços em casa, dai cobra 15 euros p cortar, ai já começa a falar minha língua, mas mesmo assim morro de medo, não estão acostumados com cabelo tonhoim-nhoim hahaha… tem que saber cortar, senão fico parecendo uma arvore.

    Como aqui faz frio e meu cabelo é cacheado, nem sempre ele está bom no dia seguinte, costuma ficar, mas nos dias que não, eu preciso lavar e como não é bom sair com ele molhado, eu escovo rapidinho com a escova giratória e pronto 🙂

    Depilação faço caseira mesmo e sobrancelha faço uma vez ou outra no salao, tento manter em casa, quando não dá mais, volto lá para acertar. 🙂

    Mas amiga, eu não sou a mesma desde que sai do Brasil por mais que eu me cuide, quem sabe um dia num futuro não muito distante rsrs

    Um beijão 😉

  3. Ana, também tô me virando nos trinta aqui! Não é fácil no, viu?
    Eu que tenho cabelo crespo e fazia relaxamento no Brasil constantemente, estou sofrendo muito. Tive que me render à escova, porque ficou quase impossível manter meu cabelo apresentável aqui! Mesmo com as lojinhas africanas e tudo mais, mas nada se compara a diversidade e qualidade dos produtos do Brasil.
    Uma coisa que salvou a minha vida foi uma escova rotativa da Babyliss, que deixa o resultado superprofissional, sem danificar muito o cabelo! Acho o preço dos cosméticos excelentes aqui, e procuro sempre variar as marcas, pra experimentar e tentar encontrar algo que o meu cabelo “goste”! Muitas dicas que você deu vou procurar seguir, mas depilar a virilha sozinha é brabo, viu? Eu já tentei e quase virou uma tragédia, tive que voltar pra infeliz da lâmina!
    Tô sumida há um tempinho, eu sei! Tô aqui só pra ver suas novidades e matar um pouquinho da saudade!
    Mas em breve vou voltar a postar, pra podermos tricotar mais!
    Muitos beijos

    Pam ❤

  4. Aninha,
    Que cabelo maravilhoso, Deus que conserve! E dale shampoo pra conservar as madeixas!
    Quando morei aí, aprendi a me virar sozinha. Tirava tanto bife das unhas que nossa senhora, dava dó. Me depilava com a veet, até aqui no Brasil eu uso nas axilas, acho as folhas super práticas!
    Saber se virar tem um lado ótimo, acho a independência maravilhosa.
    Mas que eu amoooo ir ao salão pra fazer as unhas aqui no Brasil, ah se amo Aninha… Além de tratar as unhas, a gente trata da cabeça porque tem cada manicure engraçada neste mundo… A minha é uma senhorinha tão fofa, ela sempre me pergunta como vai o “nosso” namorado… kkk. Este tipo de “troca” que temos nos salões brasileiros não acontece de jeito nenhum aí. Eu sentia muita falta desse lado humano e divertido no salão que eu frequentava em Bamberg. Era uma impessoalidade danada.
    Mas vamos que vamos!
    Beijo querida!
    Márcia

  5. oi ana! eu aprendi a fazer minhas proprias unhas justamente por causa desse dilema da alemanha… como vc disse, nao só é caro, como é ruim! Pelo menos é oq todas as brasileiras dizem. Eu aprendi a fazer relativamente bem, mas neste ano de despedida de Brasil eu super to indo na manicure… hahahaha pra aproveitar ne? Meu maior problema aí vai ser a sobrancelha. Nao sei fazer as minhas, só tirar pelos mto distantes da linha. É rala, falha, qualquer pelo fora do lugar destrói tudo. Tanto que eu vou sempre na mesma pessoa aqui, qq tentativa de ir em outra é um fracasso. E sobrancelha faz tanta diferença, né? Quero nem ver!! E já viu que o gosto das alemãs pra sobrancelha é meio diferente do nosso? São MUITO finas, esquisitas. Acho que, por isso, que assim que conheci meu noivo ele falou que eu lembrava a Ronja Räubertochter (da Astrid Lindgren, sabe?)…. kkkkk super nao levei a mal (mas devia!!!). Eu adoro a Schwarzkopf, inclusive a linha baratinha Glis Kur, sempre trago mta coisa . Comprei esse óleo, mas continuo preferindo mil vezes o Moroccanoil! Em relação à depilação, eu n sofro mto pq sou meio índia, mas bem que tentei antecipar o problema e fazer fotodepilação. Fiz, mas n ficou essas coisas. Sabe oq é pior? Nunca vou conseguir ter luzes “ricas” na Alemanha. Acho que eles nao sao acostumados com essas “tecnologias” que nosso país de morenas tem. Já to preparando psicologicamente para ficar com cabelo natural. E qdo aparecerem os brancos? Ai Jesus…. Desculpa o relatório, mas vc tocou num tema que gosto MTO.. kkk Bjo

    1. uhauaha adorei o desabafo, Ana!
      Bom, sobrancelha também é um grande problema pra mim, nem enfatizei isso no texto, mas é. E eu já tive uma péssima experiência tirando aqui. A minha também é bem rala, então eu tiro só o excesso, mas fazer como a Rosinha (a moça que fazia em fortaleza) não vou fazer nunca. Daí vc imagina, casei sem tá com a sobrancelha feita. Uma tristeza. Nossa, eu tinha umas luzes bem finas antes de vir pra cá em 2009. Quando cheguei pensei que iria encontrar um salão pra retocar e arrasar, mera ilusão. Daí eu pintei de uma cor mais escura e hoje ele tá crescendo e tem duas cores, a das pontas e a natural, o que estou gostando, porque as vezes eu faço coloração só nas pontas pra realçar a cor e fica bem bonito. Ai amiga, o que o amor não faz com a gente, hein? Largar mão de tudo por amor? Que loucura!!!!!!!!!! uahauaha
      beijos

  6. Bem, nunca tive o costume de viver dentro de salão. Pra mim a única coisa realmente indispensável para fazer no salão é o corte dos cabelos. O resto, eu mesma faço e bola pra frente! Mas confesso que fazer os pés e depilação com profissional é muito mais rápido e maravilhoso 😉
    Esse Öl-Elixier é bom, mas melhor ainda é o Bonacure Oil Miracle também da Schwarzkopf. Por ser mais caro, deve ter mais Arganöl dentro rsrsrs Não dispenso o velho conhecido óleo de côco… é bom demais 😉 E o melhor de tudo: é um pote de óleo PURO! Eu não aguento com certas enganações dos cosméticos, sabe?
    Bjs,
    Lu

    1. oi Lu!
      Eu já sou o contrário, sempre que me dinheiro dava eu tava enfurnada dentro de um salão, finais de semana então! Ah que saudade!!!
      Fazer os pés é a parte mais complicada, a pessoa tem que ter toda uma elasticidade nas juntas pra fazer direitinho. heheheheh
      Não conheço esse óleo que você falou, mas vou tratar de conhecer. Óleo de coco nunca usei, mas minha mãe já e diz que é realmente muito bom. Obrigada pela dica!
      beijinhos

  7. Ana, quando estudei inglês fora, essa foi a pior parte. Minha unhas estavam sempre um horror e para meu cabelo nunca consegui um corte que gostasse ( sem falar do preço, que é um assalto a mão armada). Como isso já faz muitos anos, aí que me dava saudade mesmo de Fortaleza, que na época os preços eram praticamente de graça comparados com qualquer outra cidade. Hoje, já estão bem carinhos por aqui também. Mas quanto a facilidade, nada como o Brasil para a mulher ser mulherzinha. Vou ver se encontro por aqui algum desses produtos que você mencionou. E vou recomendar para uma amiga minha, da C.C.A., que vai trancar a matricula para passar 5 meses em Berna. Já estou com pena do cabelo dela, pelos comentários que li. Pois ela faz progressiva. Adorei o post.
    Beijos no coração.

    1. Cê acha que não sinto saudade da terrinha? Eu morro! fazer pé e mão por 17 reais, com a menina que fazia é um sonho! Realmente notei que aumentou um pouco, mas mesmo assim ainda dá pra pagar. Mas aí também tem lugares nonsense, tipo caros mesmo, esses salões mais chiques. O que eu ia era pertinho do campus do pici, baratinho e de ótima qualidade! hehehehe
      Realmente pra quem faz esse tipo de procedimento no cabelo é mto complicado aqui. Eu tb tenho pena, Ká! kklkkkk
      Pede mesmo pra sua amiga te levar, você vai adorar os produtos da Schwarzkopf. Eles são tão baratos aqui…impressionante!
      Como vai nos estudos?
      beijoooooo grande

    1. Concordo, Mari! Adoro os preços de tudo aqui! Tudo, de maquiagem à produtos de tratamento de pele! Adoro isso! hehehe
      beijinhos

  8. Adorei todas as suas dicas, principalmente para cabelos, uso esse óleo da Schwarzkopf é maraaa e as dicas para as unhas tb, vou correr atrás desses esmaltes, pq os daqui a maioria sao uóh mesmo :))))))

  9. Aninha que post mara!! Adoro essas dicas :-). Ah, e obrigada por linkar o meu blog ;).
    Menina, já anotei o nome deste produto da p2 para as cutículas, certeza que eu vou experimentar! Aqui na Suíça eu nunca vi, mas vou na DM na Alemanha e vou procurar. Esmaltes da Essie são caros mesmo, vc já experimentou os da Mavala? São ótimos tb!
    Eu tb uso a cera Veet e foi a melhor coisa que descobri para depilação, melhor que isso só se eu tivesse uma depiladora, hahahaha E eu nunca vi folhinhas para depilação por aqui, uma pena…
    Seu cabelo é lindo!! Quando eu vejo as meninas chegando aqui, com aqueles cabelões montados na progressiva, eu penso: tadinhas, rs… por causa da água calcária daqui :-(. Ah e produtos para cabelos eu tenho muitos, se vc ver o meu ármario do banheiro, hahahah, para isso eu sou descontrolada, rs… Adorei o post!! Bom final de semana e Bjss

    1. Tomara que você encontre, pois os produtos são realmente bem bons e baratos! E tomara que funcione com você, claro!
      Não conheço essa marca Mavala, mas claroooo que vou atrás de saber onde tem! hehehe
      Obrigada pelo elogio do cabelo! Mas ele no dia a dia não é assim não! lkkkkkk
      Ah, como eu queria ver o seu armário! Boa ideia pra um post, Sandrinha! Abre os teus armários ´pra gente, vai?! 🙂
      Beijos, querida! E boa semana!

  10. Amiga, estive em Tubingen na última 3ª feira. Achei lindo e vou postar um monte de fotos.
    Encontrei no castelo um casal brasileiro e lembrei-me de ti.
    Beijo

    1. Fui lá no tei blog e deixei uma mensagem! Por que não me avisou, Nina?! Você gostou daqui? Fez o passeio de barco no Neckar?
      beijos

  11. Sabe que já li muitas vezes brasileiras dizendo que os cabelos aqui ficaram ruins e pesados e coisa e tal… Eu nunca percebi isso no meu, na realidade eu acho até que melhorou, eu tenho cabelo misto e no Brasil no segundo dia a raiz já tava um sebo só e tinha que lavar, mas com isso as pontas ressecavam que era uma coisa de louco. Já aqui muitas vezes, especialmente no inverno posso lavar a cada 3 dias e ainda assim não percebo meu cabelo oleoso e nem as pontas tão secas quanto no Brasil. E cortar também corto eles sozinha… Eu já odiava salão no Brasil, com os preços daqui ( e a má fama) nunquinha que me arrisquei a ir num… hehhehe

    beijos e bom final de semana!!

    1. Talvez seja a água da sua região que não é tão ruim. A água daqui nos alpes suábios, assim como nos alpes mesmo é bem dura, com concentração bem alta de sais de magnésio e cálcio. E isso realmente destrói o cabelo. Meu cabelo fica bem ruim se eu não utilizar produtos bem bons. Que sore, Babi! 🙂
      beijos!

      1. pois é, depois fiquei pensando e se nao me engano a água daqui nao é tao calcárea quanto no resto do país, deve ser por isso… Sorte a minha mesmo!!

        beijo

      1. Ana, experimentei. Alias, experimentamos: eu e minha prima que peguei de cobaia. Adoramos! Fizemos sem acucar para começar mas da próxima vez vou radicalizar e colocar o acucar, mesmo meu cabelo nao sendo muito volumoso. 😉 Ah! E vou passar para minha irma que tem cabelo tipo Elba Ramalho, hehehe. Tenho certeza que ela vai adorar. Bjs e obrigada pela dica.

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s