a flor da Artischocke

Sábado fui numa feirinha de produtos provençais que está acontecendo no centro histórico de Tübingen e fiquei louca por essa flor lilás da foto abaixo. A cada cem metros tinha uma barraca vendendo essas flores. Sem nem saber o que era, peguei a fila pra comprar a minha. O Kili falou que era a flor da Artischocke e me lembrei que já tinha provado pizza com isso, mas a flor foi a primeira vez que vi. Lembro também que não gostei do sabor e retirei todos os pedaços de cima da pizza. E não é que descobri que o nome disso é alcachofra em português?! Juro que não sabia! Alcachofra eu só conhecia por causa de um chá ruim da peste que provei uma vez…diz a lenda que é emagrecedor.

IMG_4387

Cheguei em casa e coloquei a flor em um vaso. Ficou linda demais!!! Quero deixá-la secar completamente, vi que a flor seca é ainda mais bonita e muito usada em decoração. Agora imaginem um arranjo de mesa feito só com essas flores! o.O Nem me interessei em ver como se prepara, mas pelo que li, a parte de dentro também chamada de “coração” é a mais saborosa. A meu ver, a hortaliça pode até não ter o gosto bom e não ser tão delicada como outras flores, mas que é bonita é…e ainda tem coração!

IMG_4403
“even artichokes have hearts” – Amélie Poulain

Bom comecinho de semana!

20 comentários em “a flor da Artischocke

  1. Even artichokes have hearts! Cute!!!
    Que cor maravilhosa têm as flores de alcachofra! O gosto delas não me apraz, mas as flores… Têm a cor que mais me encanta!
    Lindo, Aninha!!!
    Bjo querida!

  2. Também nao gosto de alcachofra nao, mah!!
    Ficou lindo teu vaso (aliás, acho lindo uma jarra-vaso-de-flor como a tua!)
    Ah, amei o “e ainda tem coracao”! Você é a meiguice em pessoa! ❤
    Beijocas

    1. Amoreca, esse vaso lindo é da IKEA, baratinho, baratinho! Também acho um mimo!
      Obrigada pelo “meiga”!!! Só não sou mais que você!

    1. hehehe mas é verdade Chris! Concordo que elas tenham mais personalidade. Mas eu confesso que tenho uma quedinha maior pelas menos exóticas!
      bjos

    1. Eu nunca tinha visto essas flores pra vender aqui, Ana. Fiquei sabendo que elas são muito famosas na França e Itália e como estava tendo esse festival de coisinhas provençais elas estavam lá em cada esquina para serem vendidas. São lindas, fiquei louca!
      bjos

  3. Eu AMO alcachofras, mas não sabia que ela vinha de uma flor tão bonita!!
    Já até comprei alcachofra pra fazer em casa, mas quando eu vi o trabalho que dá para descascá-la até chegar ao miolo para conseguir comer, eu desisti, rs… O maço de alcachofra ficou lá, largado 😦 e depois joguei fora… deu dó.

    1. Ei li que realmente dá um trabalho!!! Prefiro ficar só com a florzinha mesmo! Daqui umas três semanas espero vê-la totalmente seca! 🙂

  4. Esquisita, mas bonita. hehe
    E realmente, lembrei da Amélie. Até as alcachofras tem coração ahhaah.

    1. Então…assim que li que o coração era a parte mais saborosa, veio na mente imediatamente o quote da Amélie! hehehe eu tenho várias falas do filme guardadas na cabeça.

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s