gute Stimmung é o que não falta!

Fim de semana puxaaaaado! Se tem uma época do ano que gosto é essa em que a Oktoberfest acontece. Não pela Oktoberfest, mas por outro evento que acontece em paralelo, a Fränkisches Volksfest. Acontece todo ano em Crailsheim, cidade de onde o branquinho vem, e atrai muitas pessoas das cidades vizinhas. Quem já foi curtir a festa em Munique, conhece a vibe. Alemão sabe fazer festa e a “boa atmosfera” das festas alemãs é algo que todo mundo deveria presenciar pelo menos uma vez na vida. Não querendo ser bairrista, mas já sendo, particularmente eu gosto muito mais da Volksfest, por ser algo menor, mais familiar e não exigir nenhuma preparação prévia da gente. A Oktoberfest é incrível, mas pra quem precisa viajar acaba sendo muito estressante. Então por que ir até lá, se temos a “mesma” festa no quintal de casa?

Desktop12

Lá tem uma tenda muito famosa, a “Engel Zelt”, da própria cervejaria da cidade. Diz o dono que a tenda é a mais longa da Europa. Esse é o terceiro ano que vamos na mesma tenda, mas essa foi a única vez sem reserva. Quando lembramos já era tarde, daí fomos na cara e coragem. E deu certo. No primeiro, dia chegamos cedo e conseguimos um bom lugar. No segundo, teve um conhecido que nos deixou dividir a mesa no imprensado. E no domingo, fomos apenas ver o desfile de Blasmusik. Estou ficando velha, viu! Não aguento mais três dias consecutivos…me sentindo literalmente quebrada!!!

E assim como em todas as festas alemãs, o que se encontra dentro das tendas, além da maravilhosa atmosfera, são bancos super resistentes, porque depois que a banda começa tocar ninguém fica mais sentado. Pular e dançar em cima dos bancos faz parte do programa e eles não quebram nem se tiver um boi pulando. Tem mesa que serve de atalho pra se deslocar. Tem Maß (1 litro de cerveja) com preço exorbitante e gente que paga! Tem fila de banheiro imensa, cada ida custando alguns centavos. Tem adolescentes ficando embriagados com seus 3 ou 4 litros de cerveja. E muita gente fumando dentro da tenda…infelizmente era permitido. Tem gente se estranhando por causa de espaço. Tem peitões popping out dos estilosos Dirndl para todos os lados, mulheres de Lederhosen e nas cabeças, penteados trançados de fazer inveja. Tem alemão solitário que não chega junto e mulher que acaba dançando com mulher. Tem brinde coletivo a cada dez minutos numa irmandade só. Não estou sendo irônica não, mas alemão fica realmente muito mais aberto depois de uns gorós. Tem as mesmas músicas (algumas bem toscas) de todos os anos. Tem alemão cantando “ai se te pÊgo” como se soubesse do que se trata. Ah sim! Michel Teló ganhou respeito e hoje faz parte do repertório. Tudo isso acompanhado de muito bom humor e comidinhas deliciosas!

Independente do festival, o legal mesmo é poder sentir a calorosidade dos alemães, porque só eles conseguem fazer um brinde “ao aconchego” com tanto entusiasmo! Fantástico!!!

Ein Prosit, ein Prosit Der Gemütlichkeit
Ein Prosit, ein Prosit Der Gemütlichkeit
Zicke, zacke, zicke, zacke, hoi, hoi, hoi!!!
Anúncios

18 comentários sobre “gute Stimmung é o que não falta!

  1. Pingback: Gemütlichkeit | This German Life

  2. Acredita que nunca fui a uma Oktoberfest? Morro de vontade de conhecer e lendo esse post me deu um comichão que só! E eu acho que os alemães podem dar as mãos para os suecos, porque basta alguns goles de álcool pra todo mundo ficar simpático, feliz e colocar as manguinhas de fora. Eita nóis!

    • Vânia, como escrevi: é algo que aconselho todo mundo ir pelo menos uma vez! Eu não tenho planos de ir novamente, mas ainda digo que vale a pena! Quer dizer que a simpatia do povo aí também é movida a cerveja? hahahaha

  3. Ana, que festa animada hem!!!
    Nunca tive vontade de ir a Oktoberfest, a Lê me tirou a vontade num post que ela fez…. rsrsrsrsr
    Mas vejo que você adora as festas alemãs né? Pois é, eu acho muito organizado e feito com muito zelo, as festas regionais daqui são feitas com um esmero invejável…
    Também gosto das festas do vinho, hummm….
    Beijokas e boa semana

    • Oi Ká! Até gostaria de ir novamente no castelo, mas já tenho planos pro comecinho do mês. Obrigada pelo convite, mas tenha certeza que oportunidades não faltarão, já que estamos mais pertinho uma da outra!
      um beijo

    • Pam, procura saber se na sua cidade vai ter um evento esse mês. Normalmente, durante a oktoberfest, acontece os mesmo eventos em várias outras cidades. Mas se for comprar um Dirndl, é melhor esperar essa época passar…eles custam caro e depois das festas sempre tem Angebot!
      beijokas

  4. Aí eu fico lendo o seu blog e vai me dando aquela vontade de ir pra Alemanha. Perguntei ao namorado se podíamos ir morar aí e ele me perguntou por que odeio tanto a Irlanda haha. Culpa sua.

    • Eu nunca estive na Irlanda, morro de vontade de conhecer só pelos filmes que já vi. O clima por aqui não é lá essas coisas, mas ouvi dizer que na Irlanda o clima é sempre ruim. Confirma? 🙂

      • Confirma. O clima é a única coisa chata de lá. Esse ano eles até tiveram um verão digno, mas ano passado eu estava lá e olha… dureza. Pra vc ter ideia costumo dizer que passei mais frio no verão irlandês que no inverno canadense, porque no Canadá ao menos eles usam aquecedor 24/7.

  5. Que legal essa festa, parece ser muito legal! Sinceramente eu não tenho vontade de ir na Oktoberfest, acho que seria bagunça demais para o meu gosto, turistas demais, essas coisas. Mas essa Fränkisches Volksfest parece mais “calma”, mas ainda assim animada hehe

    beijos

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s