É tempo de colher cogumelos!

Outono na Alemanha significa: temperaturas mais frias, folhas douradas caindo no chão e cogumelos. Muitos cogumelos! Hoje fiz uma coisa inédita: fui na floresta colher cogumelos! A umidade e o frio do outono é tudo o que eles precisam para crescer. Alguns são bem coloridos com tons alaranjados, outros marrons e vi até alguns com tons de preto. Nunca tinha visto tanta espécie diferente de cogumelo. A grande maioria é perversamente venenosa, como esse vermelho da foto abaixo. Somente alguns poucos são comestíveis. Por isso a colheita só deve ser feita por experts!

IMG_5069

Muitos alemães levam essa tradição bem a sério e esperam ansiosamente pelo outono para colher os seus próprios cogumelos. Eles sabem os locais especiais onde as espécies comestíveis mais crescem. Mas todo cuidado é pouco!!! Conforme meu sogro disse, muitos cogumelos venenosos tem aparência de cogumelos comestíveis.

New folder (2)2 IMG_5088

No topo da lista dos mais desejados estão variedades como PfifferlingeSteinpilzeMaronenpilze. Essas espécies são facilmente encontradas nos supermercados e custam caro! Hoje encontramos alguns Steinpilze, mas fiquei tão impressionada com as outras espécies que esqueci de tirar foto. Quem quiser saber como eles são, é só clicar no nomes acima.

IMG_5068

esse aqui tem cara de caixão!

Amanhã vai ter Goulash (tipo um guisado) por aqui com os cogumelos colhidos. Espero que os meus sogros tenham acertado e colhido apenas os não venenosos. Se não tiver outro post, vocês já sabem o que aconteceu!!! hahahahaha

Anúncios

14 comentários sobre “É tempo de colher cogumelos!

  1. Acho lindos os cogumelos!! Ano passado passeamos alguns dias no mato à procura deles, mas pra tirar fotos, nao tinha nenhum expert junto pra dizer o que era comestível e o que era venenoso. Adorei suas fotos tb!! beijo

  2. Puxa Ana, ir à floresta colher cogumelos não faz te sentir numa carochinha dos Grimm não, hein? Rs!!!! Mas deixa eu te contar, hipocondríaca e neurótica como sou eu não teria coragem não. Cogumelo venenoso realmente é um perigo e eu lembro que na Alemanha tem muitos, inclusive muitas crianças vão ao hospital por os comerem por aí. Outra coisa engraçada é que os alemães tem pânico do cabo do cogumelo, por conter (insira aqui algo que eu não lembro). Aqui no Brasil não vejo ninguém tirando o cabo dos cogumelos de Paris, mas uma vez meu noivo viu eu deixando os cabinhos e arregalou os olhos daquele tamanho. kkkk Bjo

    • Nem pensei nos irmãos Grimm, mas já que você citou, acho que me senti sim! hehehe
      Eu não comeria se não tivesse certeza que meus sogros tivessem colhidos os certos. Morro de medo dessas coisas! Taí que eu os vi tirando o cabo dos cogumelos mesmo! Mas nem passou pela cabeça que tivesse uma razão por trás disso. Vou pesquisar sobre! 🙂
      bjo

  3. Cara de caixão foi ótimo, hahahah! Claro que você vai sobreviver aos cogumelos não venenosos! Não cheguei a ir colher cogumelos pois não sei identificar quais são comestiveis ou não, mas achava muito bom ter champignons frescos no mercado para comprar a preço barato (pagava 1 euro 400gramas). No Brasil custa uns 12 Reais uma caixa com 250gramas. Depois coloca foto da receita!

  4. hahahahaha, humor é TUDO na vida Anita!! Tomara que tenha post novo em breve :-).
    Olha, eu deixo a caça aos cogumelos para os experts. Vou continuar comprando os meus no supermercado mesmo, porque assim corro menos riscos :-). Bjs, bom almoço e bom domingo!

  5. Ana, você é um amor de pessoa, kkk! Quer dizer que se não houver outro post é porque… Só rindo mesmo, mas seu post foi muito informativo. A gente sabe dessas propriedades dos cogumelos, mas na prática não conhece nada. Pelo sim, pelo não é melhor deixar a responsabilidade da colheita com os experts.
    Adorei o seu post. Vivendo e aprendendo, não é?
    Um abraço,
    Manoel

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s