Castelo Neuschwanstein no inverno

Faz tempo que queria escrever sobre essa viagem para incluir na minha categoria #chasingcastles. Hoje tive um tempinho e coloquei a mão na massa. Eu não saberia dizer ao certo qual a melhor época para visitar o Castelo Neuschwanstein, pois a única vez que fui foi no inverno. E quer saber? Não me arrependo nadinha de ter encarado o vento gelado na cara, os dedos congelados e ficado com a pontinha do nariz em tempo de cair. Já vi várias fotos do castelo em outras estações e é muito provável que eu ainda volte lá, mas posso dizer que se você tiver a sorte de ter um dia ensolarado em pleno inverno como eu tive, essa será sem dúvida uma das melhores aventuras da sua vida.

O famoso castelo de contos de fadas da Alemanha, está entre os três que pertenceram ao mundo encantado do rei Ludwig II, mais conhecido como o rei louco da Baviera. Quem quiser ler um pouco sobre a biografia dele e mais algumas informações úteis sobre o castelo, a Angela mostra em detalhes neste ótimo post.

Eu e meu Schatzi, muito aventureiros que somos, resolvemos chegar ao castelo andando! Não de casa tá? Mas da cidade de onde se pega o ônibus ou as famosas charretes que levam os turistas chineses até o topo. Nós encaramos a neve acumulada e fizemos hiking por dentro da floresta, o que não seria problema algum em um dia normal (sem neve). É uma subida rápida, em torno de meia hora e a recompensa da caminhada é impagável. Existe também um caminho mais rápido, por onde muitos turistas sobem. É uma estrada normal e a subida leva uns quinze minutos, que foi o nosso trajeto na descida.

wp_content01

Chegando ao topo, caminhamos para ver o pátio do castelo enquanto esperávamos a hora de fazer o passeio guiado. Infelizmente, dentro do castelo é proibido tirar fotos e nos contentamos apenas em apreciar os maravilhosos cômodos e obras luxuosas instaladas no interior do castelo. Mas a vista que eu realmente queria (que todos os turistas querem, na verdade) é a da Marienbrücke (ponte de Maria) que oferece um cenário deslumbrante do castelo e de toda a área em volta dele. Mesmo com o caminho bloqueado por causa da neve, ultrapassamos a barreira, assim como vários outros fizeram, e seguimos até a ponte por um caminho escorregadio e cheio de gelo. Uma das belas vistas durante o percurso é do Castelo Hohenschwangau, ao centro. Mais a frente vocês terão uma vista dele de perto.

wp_content02

A ponte é muito alta e bastante assustadora. Eu que tenho pavor de altura tive momentos de pura tensão. Mas não tem como não olhar para baixo e admirar  as lindas piscinas naturais formadas sob a ponte.

wp_content03

E de lá, a tão famosa vista do castelo encantado imponente sobre as rochas. Essa foi uma das coisas mais fantásticas que vi na vida e é sem dúvidas a melhor parte da viagem!

wp_content04

Muitas pessoas que fazem essa viagem não dão muita importância em visitar o Hohenschwangau, o que é uma pena! O castelo, que fica na parte inferior do caminho que leva ao Neuschwanstein, era o lugar onde o rei Ludwig viveu quando criança. Não tem uma estrutura tão impressionante, mas oferece um ótimo passeio pelos arredores, com um panorama fantástico dos alpes.

wp_content05wp_content06 wp_content07

Bom, se você também pretende visitar o castelo durante o inverno e fazer hiking pela área, tenha em mente que gelo não é brincadeira. Use botas de inverno com boa tração! Quem não quer dirigir até o local, há muitas excursões saindo diariamente de Munique do tipo bate-volta. Ou ainda para quem quer curtir um pouquinho da Rota Romântica, vale a pena passar a noite em Füssen, cidade vizinha. E o mais importante: chegue cedo ao local para explorar ao máximo as atrações.

Gostou do passeio? Acha que curtiria a viagem durante inverno?

25 comentários em “Castelo Neuschwanstein no inverno

  1. Estou ansioso pois estou dando de presente a minha filha que completa 15 anos em 29/10/2017 uma viagem a alemanha e tenho certeza que vai amar o passeio ao castelo. Já fui na primavera de 2010 sozinho, estou feliz em poder realizar este sonho de estarmos juntos eu e minha filha, tenho certeza que será o melhor e inesquecível presente de aniversário.

  2. Felizmente pude ver o castelo exatamente como voce, no inverno. 🙂
    Amei a aventura até a Marienbrücke, muito gelo…infelizmente durante o periodo que estive na Alemanha, nao nevou, pelo menos na regiao que eu estava hospedada, entao ver a neve no castelo, a neve sobre as arvores foi a coisa mais linda e marcante da viagem.
    Este Castelo fez parte do meu sonho durante anos, pude conhece-lo, mas infelizmente nao pude entrar, pois estava com uma amiga e a mesma nao quis.
    Detalhe: ela conhece e ja entrou varias vezes 😦 Fiquei triste é claro, mas procurei ver o lado bom, estive la, e ja foi de bom tamanho.

    1. gente, no inverno a fila para adquirir o ingresso é mto grande? pergunto para saber de vale a pena comprar online já que tem taxa de conveniencia

  3. Super me identifiquei com o post! Kkkkk Estive lá no mês de Dezembro e passei pela mesma situação, optei pela subida a pé, e após o tour no castelo, pulamos a cerca e fomos andando até a Marienbrücke, e diga se de passagem eu morri de medo, mas não me arrependo nem um pouco. A paisagem é incrível e sem dúvida um dos lugares mais especiais que já conheci. Parabéns pelo blog, está muito legal! Beijos

  4. Aninha parece castelo de filme. Lindo esse lugar! E as montanhas então? Me fez lembrar a viagem que fiz a Vancouver no Canadá há alguns anos. Agora estou com vontade de ir… como faz? rs

  5. Estou impressionada, parece mesmo um sonho. A paisagem é deslumbrante e as fotos ficaram maravilhosas 😉

  6. Nossa, que tudo! Essas fotos ficaram simplesmente lindas, como sempre, né? Eu tenho muita vontade de visitar este castelo, e depois de ver essas fotos vou fazer de tudo pra ir no inverno. Com certeza vale a pena!

    beijos

  7. Ana, eu visitei esse castelo no auge do verão, em 2008! Estava um dia lindíssimo e nunca vou esquecer esse passeio e o castelo, que é lindíssimo!!
    Eu acho que curtiria novamente esse passeio no inverno sim, desde que o dia fosse um dia bonito como esse que vocês foram =D. Bjsss

    1. Nossa, no verão deve ser perfeito! O lago fica cheio de flores e tudo verdinho! Terei que voltar lá com certeza e ficar uns dias por Füssen, que só conheci de passagem, mas é muito fofinha!:)
      beijinhos

    1. Obrigada por ter gostado Aline!
      Esse é realmente um passeio imperdível para quem vai. Se alguém me pergunta um destino em especial, sempre indico esse castelo. Quem sabe um dia você não vai?! Tomara que sim!
      beijão

    1. Obrigada Manô, por ter gostado das fotos e pelo elogio! Você como sempre é muito carinhoso nos seus comentários!
      Boa semana e beijo no ♥

  8. Uau uau!!! Que coisa magnificas essas fotos! Eu visitei o castelo no outono, chovia e tinha muita neblina, foi um pouco decepcionante, mas a emoção de conhecer esse lugar mágico não tem igual! Quero muito voltar lá no inverno e na primavera, ter a tua sorte de pegar um dia de sol, mesmo com frio, pra ter essas vistas lindas! Aquela ponte lembro de ter ido quando já estava quase noite, e muita neblina, parecia filme de terror!
    E quem vai até lá, tem que visitar os dois castelos, principalmente o Hohenschwangau, onde tudo começou e tem a vista linda do Neuschwanstein. . E aqueles lagos, ai que coisa linda! Deu saudade aqui, hehehe!

    Lindas lindas as fotos!

    1. Nossa Grazi, que pena que o tempo tava ruim. Acho que me lembro bem de um post seu sobre isso. Eu estou sempre na torcida pra que você consiga voltar pra Alemanha, daí você vai poder visitar o castelo novamente, num dia de sol! Esses lagos são belíssimos, acredito que durante a primavera eles devem ficar ainda mais. Quero muito voltar e quando for quero ir na primavera pra ver tudo cheio de flores! muito obrigada pelo elogio!!! Ich freue mich! 🙂
      beijos

  9. Que sonho mesmo. A vista me lembrou muito do Canadá e deu pra notar a arquitetura do castelo, tão diferente dos castelos irlandeses que são mais rusticos. Fiquei encantada. Suas fotos estão perfeitas.
    Beijoos

    1. Acredito que no Canadá a beleza deva dar de mil a zero. Se tem um lugar no mundo que tenho que ir antes de bater as botas é lá! Concordo, os castelos alemães são mais requintados, mas já visitei alguns na região do rio Reno que são bem rústicos, alguns sendo hoje em dia apenas ruínas. Se um dia for visitar a Alemanha não deixe de ir nesse castelo! Obrigada pelo elogio, feliz que vc gostou!
      beijão, Paulete!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s