O encontro com meu Traumkleid

Deixa eu explicar uma coisa pra quem entrou no bote agora. Eu casei em julho do ano passado, no civil apenas e esse ano, exatamente um ano após o civil, faremos nossa cerimônia religiosa. Eu sou daquelas que sempre sonhou em entrar na igreja, mas não necessariamente de véu e grinalda! O ano mal começou e os preparativos já estão a todo vapor. Muitas coisas estão sendo feitas por mim, como grande parte da decoração, o que me dá muito prazer, mas acho que a parte mais prazerosa da preparação do meu casamento foi a escolha do vestido. Eu nem mesmo tinha casado no civil quando comecei a minha busca pelo vestido dos sonhos (Traum = sonho; kleid = vestido). Paquerava com vestidos online, me apaixonava e desapaixonava, tudo numa intensidade enorme. Em cada nova busca aparecia um mais bonito que me fazia perder o encanto pelo anterior. Acho que é assim mesmo com a maioria das noivas.

A primeira coisa a se fazer na compra do vestido de noiva é definir o estilo, respeitando o seu tipo físico e os detalhes do grande dia. Depois o valor que quer desembolsar, claro. O meu estilo é muito transparente para quem me conhece. Sou muito adepta da simplicidade e aquela coisa de “menos é mais” é o lema da minha vida. Definidos estilo e orçamento, o próximo passo (aqui na Alemanha) é agendar um “Termin“, ou seja, um horário em que você pode ir e experimentar os vestidos de sua preferência. Ir sem hora marcada é perda de tempo, eles não atendem mesmo. O meu primeiro Termin foi em um ateliê de noivas em Tübingen. O vestido que vi no site da loja e queria experimentar era totalmente de seda com alguns detalhes de renda e tule. Um sonho, me apaixonei quando a seda deslizou no meu corpitcho. Como não se apaixonar pelo detalhe das costas? Mas quando fui informada do preço, desisti na hora, sem questionamento, embora estivesse de joelhos pelo vestido. Ele saía pela bagatela de 2300 euros! Uma verdadeira decepção pra mim. O mais engraçado é que muitas lojas não fornecem valor por telefone, daí a pessoa sente que a facada é bem mais profunda quando o preço é dito cara-a-cara.

vestido1fotos: Soeur Coeur

O segundo Termin foi numa loja famosa em Stuttgart, Da Vinci Brautmoden. Vestidos pomposos, a grande maioria estilo princesa e com muitas pedrarias. TUDO o que não sou, mas até acho lindo quem casa assim. Ainda experimentei dois vestidos com corte mais reto. Um deles foi esse da foto abaixo. Ele é da marca espanhola Pronovias e o modelo (Urbina) é bem similar ao vestido de gala que a duquesa Kate usou por aí. Lindo de morrer né?! Mas tudo tem seu preço. Não é qualquer ser humano que pode casar com um vestido igual ao da Kate. Ainda assim, um pouco mais barato que o primeiro do ateliê de Tübingen, 1900 euros pela réplica do Jenny Packham, o modelo que a Kate usou, uma fortuna!

Desktop15fotos: achada na net e Pronovias

Infelizmente a belezura não ficou bem no meu corpo curvilíneo. Eu passei dias sem dormir direito pensando nele. Criei uma verdadeira obsessão e até estava disposta a pagar pelo preço se da noite pro dia eu perdesse 10 cm de quadril. Caí na real e fui em busca de algo que ficasse bem no quadril e no nosso orçamento. Acumulei incontáveis blogs de casamento na minha barra de favoritos e no facebook até me deparar com o fantástico site da loja BHLDN. Me apaixonei por quase todos os vestidos, o que na minha opinião não são apenas vestidos, são verdadeiras obras e arte. São as peças mais lindas que já vi na vida e com preço justo. Todos possuem um toque vintage, boêmio e bem romântico. O grande inconveniente é que as lojas ficam apenas nos states. Existe a possibilidade da compra online, daí você mesma faz suas medidas e se baseia no molde que o site fornece. Achei muito arriscado para uma pessoa um tanto azarada como eu. Entre os mais amados estavam esses, o da direita em especial.

Desktop16fotos: BHLDN

Eu amei esses dois vestidos por vários meses até o dia em que finalmente vi o meu online. A formosura em forma de camadas de tule! E vamos combinar, nada melhor que comprar roupa experimentando não é minha gente? Esqueci rapidinho os vestidos da BHLDN. O tal vestido tem um modelo simples e é incuravelmente romântico. E o melhor, coube direitinho dentro do meu bolso do branquinho. O achado estava esperando por mim em uma loja em Munique, chamada Cecile Brautmoden. Loja com ótimo atendimento e uma variedade gigantesca de vestidos. Alguns bem acessíveis e outros extraordinariamente caros. Além do vestido que me encantou, experimentei mais cinco a pedido da vendedora, todos na mesma faixa de preço e no mesmo estilo, deixando o favorito por último. Dizem por aí que existe uma certa magia quando se põe o vestido dos sonhos. Algumas noivas chegam até chorar. Well, eu não chorei, mas soube no momento em que me olhei no espelho que casaria com aquele vestido. Eu até estranhei esse fato, porque choro por quase tudo nessa vida. A minha sogra, por outro lado, chorou. Uma fofa! Mas fiquei muito feliz e eufórica, afinal, eu tinha encontrado o meu Traumkleid! Ah gente, não posso postar né!!! Mas em julho, vocês saberão como ele é! 🙂

Alguns pormenores para quem pensa em comprar e casar aqui na Alemanha:

– procurei mas não achei nenhuma loja que fizesse aluguel de vestidos. Pelo que vi, as noivas aqui mandam fazer ou compram os próprios vestidos.

– aconselho fazer a compra uns seis meses antes do casamento. O meu por exemplo, comprei em setembro de ano passado e só em fevereiro ele chegará pra eu fazer a primeira prova e ajustes. Acho que só ficará pronto mesmo em março.

– como em todo lugar, as alterações são por fora do valor da etiqueta.

– não existe parcelamento no cartão. Isso é fato, aqui na Alemanha é pei-bufo*.

– sem dúvidas, comprar o vestido aqui sai muito (leia-se MUITO) mais barato que no Brasil. O meu, por exemplo, saiu até mais barato que fazer o primeiro aluguel!

– e por último, uma vez feita a sua escolha, esqueça que existem outros vestidos para não correr o risco de enjoar do seu! 🙂

*Peibufo = na hora, imediatamente

46 comentários em “O encontro com meu Traumkleid

  1. Amo casamento…amei o meu casamento e me casaria (com o mesmo marido, claro 🙂 ) outras vezes só para me vestir de noiva!!
    Quero desejar que seu dia seja maravilhoso, aproveite cada minuto. E estou curiosíssima para ver o vestido!!!
    Beijos

  2. Ana, estou passando por aqui apenas para fazer um agradecimento!! rsrsrs
    Pois depois que li o seu post, marquei um horário na Cecile e ontem achei o meu Traumkleid. Na verdade eu estava bem desanimada com os preparativos para a igreja … mas agora que encontrei o vestido, a animação voltou!! 🙂
    Muito obrigada por essa ajudinha!!
    Bjus

    1. Munique, vc não sabe como fico feliz por vc! Poxa, como eu queria que vc tivesse um blog agora!!! E que bom que a animação voltou! Eu também estou a todo vapor. Se precisar de ajuda é só falar!
      Um beijão e muito obrigada por ter vindo aqui dizer isso, viu?!
      🙂

  3. Aninha que tudo! Você irá casar novamente rs.
    Já estou aqui curiosa para ver seu novo vestido, mas só depois de julho. 😀
    Não cheguei a casar na igreja, só no civil mesmo. Mas eu acho que se casasse na igreja meu vestido teria muito brilho…. adooooooro!
    Só posso desejar mais, e mais, e muito mais felicidades ao casal e que tudo saia do jeitinho que você quer, pois o dia será só de vocês. Que Deus ilumine esse amor por toda a eternidade!
    Beijos.

    1. Teimosa, vc tem cara que gosta de brilho!!! hhahaha
      eu também acho lindo, mas não combina comigo!!!
      Muito obrigada pelo carinho de ter vindo aqui comentar nos posts antigos. Você é muito atenciosa MESMO! ❤
      um beijão, linda e tudo de bom pra vcs também!

  4. Vou me casar em maio aqui na Alemanha, no civil, mas decidi que quero ir de noiva, com tudo que tenho direito! Temos planos de nos casarmos depois no Brasil, com uma festa, mas resolvi não adiar esse momento e já vou toda “montada” pro cartório. Sorte que já vi outras noivas fazerem isso; e o meu vestido é bem singelo. Inclusive caí de amores pelo primeiro vestido da foto, simples e com cara de antiguinho, como eu gosto! Você não vai acreditar, Ana, mas eu fiz o meu vestido no Brasil, há 6 meses atrás! Foi realmente um grande risco, mas estou feliz com o vestido prontinho aqui, em uma caixa. Uma verdadeira aventura, um dia conto isso no meu blog 🙂

    Abraços, Giselle

    1. Oi Giselle,
      no dia que casei no civil vi duas noivas (a anterior e a depois de mim) vestidas de noiva completamente. Acho que isso é bem comum na Alemanha. Eu fui a mais simples! Já estou super curiosa pra ver o seu! Não deixa de postar no seu blog, por favor! Boa sorte com os preparativos!
      Abraços

  5. Ana, vou confessar que tenho uma certa aversão a vestidos de noiva, acho que me dá arrepios ruins em me pensar vestida num, hahaha!
    Mas apesar disso, eu ainda consigo achar alguns bonitos e outros lindos, e achei o máximo teu bom gosto pelos vestidos simples, tão simplesmente lindos que nem me parecem vestidos de noiva, ou me fazem pensar que são vestidos de donzelas da idade média, o que deixa tudo mais mágico ainda.
    Fiquei curiosa pra ver seu vestido! Mas vamos aguardar até a data especial em julho!!

    1. hahaha Grazi, nunca imaginei que vc tivesse esse tipo de aversão. Então quer dizer que você não quer casar de noiva? Ahhh
      Então, eu gosto de modelos mais simples e românticos e esses foram os meus preferidos antes de escolher o meu. Que bom que você gostou deles!
      Logo mais estarei compartilhando as fotos do meu! 🙂
      bjos

  6. Ana, tb vou casar em Julho (dia 19). já penso? mas aqui no Brasil msm, antes de ir.
    to inclusive te devendo um email (devendo pra mim, né, pq olha, q honra mandar email p vc hahahaha) explicando tds aquelas questÃS sobre q conversamos mais ou menos.
    ó, amei sua postagem. eu não tenho vestido – jetzt! acho q vou mandar fazer e vou esconder o fato de ser de noiva da costureira, porque só este fato aumenta uma boa porcentagem no preço, seja qual for o modelo do vestido…
    enfim, amei, vamos casar “juntas”!

    1. Sério que vamos casar quase juntas?!!! Então temos muitas figurinhas pra trocar! Vc vai casar civil e religioso junto? Se precisar trocar ideias, me manda sim um email! Mas trata logo de ir atrás de um vestido bem bonito, não deixa pra última hora! A gente vai se falando! 🙂
      bjos

  7. Ana, eu tb amei a BHLDN! A primeira coisa que comprei foi um arranjo pro cabelo de lá, mandei entregar na Alemanha mas rralmente fui taxada. O pior é que não tem nada a ver com o vestido e nem com o penteado que imagino, então nem vou usar, snif! O meu vestido foi o terceiro que experimentei. Não senti isso que dizem, de ter aquela emoçao toda também. Acho que busquei algo mais ou menos do meu estilo e que me fez sentir bem, e pronto. Se tem algo que eu não gosto é experimentar roupa, e vestido de noiva achei mais chato ainda ; tipo 3 pessoas nada a ver me vendo pelada, ninguem merece kkkkk bjo

    1. Ai Ana, que pena que vc não vai usar o arranjo. Eu já andei paquerando com alguns, mas gosto mesmo é dos véus. São lindos, mas exageradamente caros!
      Eu ainda experimentei sete vestidos, mas concordo que é um saco. Ainda bem que fiquei no oitavo! 🙂
      beijos

  8. Ai que legal Ana
    Eu nem me casei no civil ou ate mesmo escolhi o vestido do civil e ja penso no vestido do religioso hahahaha, mas ja me passaram sites com vestidos lindos q eu fico paquerando e com preços muito bom!
    E assim é uma geminiana pesquisa tudo anos antes kkkkkkkkkkkkkkkkk

    beijos

    1. Está mais do que certa de procurar com bastante antecedência. Foi o que fiz também! Vou ficar te acompanhando pra ver os seus preparativos!
      beijos

  9. Olá Ana! Muito legal o seu espaço! Eu tive muitos problemas pra achar um vestido que eu gostasse e olha que era só no civil e foi no Brasil! Talvez daqui há alguns meses eu pense em casar na igreja! Os vestidos estão lindos, uma pena serem tão caros!! Um prazer te conhecer! Abraços 😉

    1. Oi Flávia, fico muito feliz com sua visita! Que legal que está pensando em casar no religioso, já está fazendo os preparativos?! Eu também adorei esses vestidos, mas eles estavam muito além do nosso orçamento! Gosto muito do seu blog e foi muito legal te conhecer também! 🙂
      beijão

  10. Oi Ana, ontem comecei a ler alguns posts seus e tenho que dizer… Estou me identificando horrores! Haha! Olha, essa saga do vestido é o máximo, um garimpo de verdade! A história do meu é ridícula: gostei do primeiro que experimentei e não provei mais nenhum depois. Foi a única coisa na vida que não sofri pra me decidir. Vou voltar sempre aqui 🙂 bjos

    1. Carla, adorei sua visita! O seu blog é lindo e eu apaixonei de cara! Fico feliz que você gostou daqui também! 🙂 Nossa, então você é bem decidida! Gostou e pá fechou! Acho que se eu tivesse experimentado o que escolhi (agora) primeiro eu também teria fechado! 🙂
      A gente vai se lendo então!
      beijos

  11. Também tive um certo trabalho na hora de procurar meu vestido.
    E os aluguei aqui na minha cidade ficam mais caros que mandar fazer.
    Já estava desesperada e fiquei com medo de mandar fazer, pois sou um pouco chata com costureiras. Fiquei com medo de não sair como imaginei.
    Ainda bem que encontrei em uma cidade vizinha. Depois de muita procura!
    Me casarei mês que vem e farei a ultima prova no sábado.
    Boa sorte com os preparativos do casamento.
    Beijos

    1. Que legal Aline que você já vai casar! Deve estar com o coração batendo a mil por hora. Espero que você divulgue o seu grande no blog, vou adorar saber como foi. Eu adoro casamentos, adoro ver blogs de casamento, sou alucinada de verdade. Boa sorte na prova! Vou te acompanhando nas tuas atualizações!
      beijão

  12. Olá Ana!
    Um prazer encontrar vc e obrigada pelo carinho!
    Me inspirou esse Post, já que apesar de estar casada, estou a procura de um vestido para nossa festa dos 100!
    Beijos carinhosos

    1. Oi Ciane! Eu amo o seu blog! É um dos mais fofos entre os meu favoritos, super inspirador pra mim que sou adepta do faça você mesmo. Estou sempre te acompanhando e apreciando suas belas fotos! Gosto muito!!! Compartilha conosco quando achar o seu vestido!
      beijo grande

  13. Uma das coisas que me surpreendem e como vestido de noiva fora do Brasil por mais caro que seja ainda e mais barato que la…rs. Eu to pra fazer minha cerimonia religiosa desde o ano passado e ate hoje nao criei coragem pra procurar meu vestido, alias eu ja procurei e nao achei nada e como voce colocou, a gente cai de amor e raiva com uma velocidade tao grande que chega ser engracado. Eu tambem fiquei curiosa pra ver seu vestido agora…rsrs.
    Beijinhos

    1. Oi Monique, obrigada também pela visita! 🙂
      Tem que ter muita paciência mesmo nessa fase de busca. Mas uma hora aparece algo que a gente acaba se apaixonando de verdade, não dessas paixões passageiras! hehe
      Boa sorte na sua procura!!! Logo mais estarei mostrando o meu! 🙂
      beijinhos

  14. Ana, você vai ficar linda com qualquer escolha sua. O que a deixa mais e mais linda é o seu modo de pensar (Aquela coisa de “menos é mais” é o lema da minha vida.). Você é um amor de pessoa.
    Beijos,
    Manoel

  15. Ahhh Ana, sei bem como é a saga em busca do vestido perfeito… Ainda mais quando a gente nao tem um gosto parecido com o resto do mundo… hahaha… O meu mandei fazer, primeira locaçao, porque comprar mesmo, sem chance… Mas nao imaginei que na Alemanha fosse mais barato. Enfim, desejo que tudo corra bem e ótimos preparativos pro grande dia. Estou morrendo de curiosidade pra ver o seu, deve ser lindo!
    beijos

    1. Cê falou tudo Babi, é difícil procurar uma coisa que está um pouco fora dos padrões do que se é muito usado. Quando digo que na Alemanha é mais barato, me refiro, a por exemplo, vestidos de marcas famosas, que chegam a custar até três vezes mais. E digo isso porque pesquisei muito!
      Vai ser tudo lindo e vou compartilhando aos poucos com vocês! Obrigada!
      beijão

  16. Ana, que sacanagem você fazer esse post agora, estou LOUCA pra ver seu vestido! Achei interessante o fato dos vestidos serem mais baratos aí do que no Brasil. Por quê? Achei que deveria ser o contrário, já que a mão de obra no Brasil é mais barata, né, a não ser que os vestidos realmente não sejam feitos na Alemanha. Tenho planos de me casar somente no civil, mas não sei o que fazer, se compro meu vestido no Brasil mesmo, essas coisas. Espero que dê tudo certo e que seu casamento no religioso saia do seu jeito, assim como o do civil foi, né?

    beijos

    1. Pois é, infelizmente não posso mostrar! Mas também queria muito poder compartilhar!!! Nas minhas pesquisas em Fortaleza, vi que muitos vestidos aqui custam de 2000 a 5000 mil reais o primeiro aluguel. Em lojas na Alemanha, vi vestidos custando 400 euros!!! Acredita?! Vou compartilhando os preparativos com vcs, fique ligada!!!
      bjão

  17. Ai Ana, como você é má :_(, rs…. vai me matar de curiosidade agora com o vestido! Tenho certeza que é lindo!!! hahahaha, eu tb tenho quadril “brasileiro” e sei exatamente que não é todo vestido que cai bem, rs… Imagino mesmo como seja difícil e ao mesmo tempo emocionamente escolher O vestido de noiva.
    Menina, eu não fazia idéia que mesmo pagando em euros, o vestido saisse mais barato na Alemanha do que no Brasil :-(. Acho mesmo que só pouquíssimas coisas estão valendo a pena serem compradas no Brasil. Você está no Brasil ou na Alemanha? Bjs

    1. O meu quadril foi o maior empecilho na escolha do vestido. Nada caía bem, já que eu queria um corte reto. Acabei comprando um modelo com algumas camadas, mas nada princesa, que era a única coisa que não queria! hehehe
      Estou doida pra mostrar pra vcs!!! 🙂
      bjão

  18. Em meio a estudos, vejo um emailzinho entrando no meu not, e como sei vc adoro escrever, então deixei p ler na pausa do almoço (comendo e lendo) hahaha. Nos deixando mega curiOsas hein Ana? haha Com certeza vou amar acompanhar os preparativos. E que saia tudo como vc está palanejando…..Que legal! vc faz tbm um ano de casada no mesmo mês que eu, casada tbm só no civil. Grande beijo Ana 🙂

    1. Oi Jaira, sempre gosto muito quando vc vem aqui!!! Se eu pudesse mostraria o vestido, mas acho que vai acabar com a surpresa né?! Vontade não falta, mas tenho que segurar!!! hehehe
      Espero que vc continue por aqui acompanhando os preparativos que vou ficar postando! Então vc casou em Julho também? Que legal vc ter casado no verão tb! Imagino como deve ter sido lindo o seu casório na Espanha! 🙂
      um beijão, querida!!!

      1. Sim Ana, casamos só no civil verão passado, mas infelizmente não saiu bem como eu queria, me decepcionei com meu bolinho que se tivesse sido feito por mim teria ficado beeemmm melhor rss. Participaram alguns da familia do meu marido, infelizmente não havia ninguém da minha família e depois da cerimonia fomos almoçar em um restaurante na praia e ali aproveitamos p algumas fotos caseiras mesmo…..O melhor é que foi com meu grande amor rss ❤

  19. Ana,
    Assim como a Paula eu também estou muito curiosa. E tenho certeza que será tudo muito lindo.
    A minha afilhada de casamento, comprou o vestido dela na China (pagou 300 Obamas) e foi tudo perfeito. Acredita que o mesmo vestido no Brasil custaria 6.000 reais? ( e aposto que o vestido viria da China também, pois eu andei lendo sobre o assunto e muitos atelies famosos brasileiros estão usando uma ajudinha chinesa, (para lucrarem mais).
    E para não matar a pessoa aqui manda foto por e.mail. kkkk o pessoa pidona. Se precisar de pitacos pode contar comigo eu amo preparação de casamentos!
    Beijos
    Lola

    1. Ai Lolinha, será lindo sim!
      Foi isso que citei do caso dos preços, eu fiz uma pesquisa minuciosa quando fui comprar, pra ver se valeria mais a pena no Brasil ou Alemanha. E por incrível que pareça em Fortaleza era muito mais caro. Até primeiro aluguel estava entre 2 e 4 mil reais. Acho um absurdo. Preferi comprar, porque daí resolvo depois se vendo ou fico de recordação. Olha que se eu precisar de ajudinha vou querer contar com vc mesmo viu!!! Obrigada!
      um xero

  20. Ah Aninha, que malvadeza. Fiquei na curiosidade.
    Já estou ansiosa por ver as fotos do casamento. Que tudo saia como vc deseja e que seja um dia lindo.
    Vc já voltou pra Alemanha?

    Beijos

    1. hauahau eu sabia que plantaria o terror!!! Foi de propósito chegar no final do texto e dizer que não posso mostrar! 🙂
      Mas, continue acompanhando o desenrolar da preparação que vc vai se surpreender! 🙂
      xerooo

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s