Lovely Ulm

IMG_8126

Eu tenho uma quedinha por cidades universitárias. Já tive a sorte de morar em duas aqui na Alemanha, Mainz e Tübingen. Nunca morei em Ulm, mas sou completamente apaixonada pela cidade. Ulm, que se formou lá no início do ano 854, é sede de uma das universidades mais bem conceituadas da Alemanha e da catedral com a torre mais alta do mundo – sim, do mundo – a Ulmer Münster. É a cidade natal do físico Albert Einstein e também a cidade onde o branquinho viveu e estudou durante toda a graduação.

De um lado fica Ulm, que pertence ao estado de Baden-Württemberg, do outro Neu-Ulm, que pertence ao estado da Baviera. A fronteira natural, imposta por Napoleão Bonaparte em 1810, é o próprio rio Danúbio.

IMG_8175 IMG_8178

Essa foi a segunda vez que visitei a cidade – e com muita sorte – o fim de semana que passamos por lá, estava lindo, ensolarado e já mostrava os primeiros sinais da primavera. Dessa vez, caminhar por suas ruas estreitas, observar as casas e torres inclinadas que mostram todos os resquícios da Idade Média e admirar o rio Danúbio – sem chuva, foi bem mais prazeroso!

IMG_8163

O grande símbolo de Ulm é sua catedral. Eu poderia passar horas olhando pra cima admirando toda a riqueza dos detalhes da Ulmer Münster, esculpidos ao longo de muitos anos. Os seus 161,53 metros de altura até me parecem infinitos diante da minha insignificância. Sua construção toda em estilo gótico, remonta ao ano de 1377 e sua finalização ao ano de 1830. Para chegar ao seu topo, é preciso subir nada mais nada menos que 768 degraus ingrimes, por um espaço que mal comporta uma pessoa. Capturei apenas uma parte dela, porque infelizmente estava com a lente errada para conseguir enquadrá-la por completo.

IMG_8087

No quarteirão dos pescadores (Fischviertel) é onde bate o coração da cidade. É um bairro muito gracioso que na Idade Média era ocupado principalmente por artesãos. Andar por suas ruelas, passagens bem estreitas e pontes transmite uma imagem bem real da vida medieval. A grande atração dessa área, além dos seus charmosos cafés, é uma casa de enxaimel inclinada, a Schiefes Haus, construída no século 16 exatamente sobre o rio Blau, aquele que nasce lá no Blautopf. Hoje em dia, a casa que tem uma inclinação de 9-10 graus, funciona como um hotel e é considerado o hotel mais torto do mundo. Eu tenho visto e fotografado tantas casas de enxaimel “nessa minha vida alemã” e nunca, nunca canso delas! Elas são simplesmente adoráveis!

IMG_81001-001IMG_8102IMG_81101

A parte mais deliciosa do passeio, na minha opinião, é andar nas margens do Danúbio. Já fizemos isso duas vezes e eu estou certa que faria duas vezes mais. Ulm é tão pequena e aconchegante, mas ao mesmo tempo tão grande e rica em detalhes! Acho que é isso que me faz gostar tanto de lá. O branquinho aproveitou pra relembrar o que mais gostava de fazer enquanto morou na cidade – matar gansos a pedradas jogar pedras no Danúbio, assim como a Amélie Poulain fazia no Canal Saint Martim! 🙂
IMG_8152 IMG_8169

Bom, esse foi um resumo do nosso passeio! Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre Ulm! 🙂

34 comentários em “Lovely Ulm

  1. Aninha, que lugar mais lindo! Cada palavra, cada detalhe fez com que eu entrasse no seu texto e visitasse a cidade junto com você. Tenho de confessar que da Alemanha eu só conheço Berlim, mas pelo jeito terei de colocar essas cidades na minha listinha de lugares para conhecer também. Será que conseguirei viver o suficiente para conhecer tudo isso? Espero que sim! 😉
    Beijos.

    1. Ah sim, tem muita coisa pra se conhecer por aqui. O sul da Alemanha é magnífico e bem diferente de Berlim. Tomara que um dia você tenha oportunidade de conhecer! Um bjão e não some muito, tenho saudades de vc!!!

  2. As fotos estao incríveis!
    Olha, minha cidadezinhazinhazinha é universitaria tbm ta? 🙂 querendo conhecer, venha!
    aahhh, sempre que tu passa la comigo (é que só tenho tido tempo de visitar quem me visita,ultimamente) eu lembro dos emails, te mandei a resposta daquele teu ultimo, vc recebeu?

  3. No dia que eu for visitar a Alemanha, não vou abrir guia turístico. Vou abrir seu blog e sair explorando os lugares que você indica!

  4. Ulm é mesmo linda!! Esse hotel é mesmo um clássico né?! E a catedral é incrível, ela tem a torre mais alta do mundo. Difícil mesmo conseguir uma foto por inteiro sem uma lente adequada. Eu ainda volto em Ulm :-). Bjs e boa semana

    1. Sandrinha, espero que você, da vez que voltar, tenha sorte de ter o sol iluminando o seu passeio! Linda semana pra você!
      bjão

  5. (ohh, muito obrigada pelo querido comentário, também adorei conhecer este blogue!)
    Ulm, é um sítio mesmo, mesmo bonito, adorei estas fotografias, lindas, lindas **

    1. Ju, estou muito feliz com sua visita! Foi um prazer encontrar seu blog! Agora poderemos acompanhar uma a outra pelo Flickr e pelos blogs!
      🙂

  6. Nao canso de achar essas construcoes alemaes um charme ^_^ e aqui na Alemanha as cidades sao cheias de história. Também, sao mais antigas até que o Brasil né? rs
    Adorei o post e as fotos como sempre. Beijos

    1. A arquitetura alemã é uma das coisas que mais gosto por aqui! Adoro observar essas casinhas e me admirar vendo o quão tortas elas são! Muito obrigada pelo comentário! Fico cada vez mais lisonjeada com seus elogios! 🙂
      bjão

  7. Me encanta estas casinhas Alemãs, quería que as casinha daqui fosem assim, quer dizer: quería que aquí tivese mais casas, maioria são prédios hahaha. O pico da torre dessa igreja me lembrou uma das torres da sagrada familia em Barcelona, obra de Gaudy, tbm encantadora….. Um xeiro

    1. Verdade Jaíra, as construções são bem diferentes! Mas eu acho tão bonito os prédios daí! Lembro que quando visitei Madrid, a coisa que mais me chamou atenção foram os detalhes das construções. Obrigada por acompanhar o post e pela presença aqui!
      Super beijo e boa semana!

  8. Que lindas fotos! Um país tão pequeno e com infinitas coisas para conhecer… Agora vc me deixou com vontade de Ulm!! Haha Bjo

    1. Você já ficou encantada com Blautopf, aproveita quando for fazer visita e dá um pulo em Ulm. Você não vai se arrepender!
      bjão, Ana

  9. Das ist nett =) Muito lindinha essa cidade . Adoro momentos históricos hehe. Ana além de nós mostrar fotos novas tivemos uma aula de Historia hehehe, estou aprendendo da Alemanha sem ainda estar ai , perfeito isso.
    Obrigado Lindona por nós trazer fotinhas lindas novas.
    Bjooooo

    1. hahaha que nada! História era a matéria que eu mais me dei mal no colégio! Confesso que dou uma lida antes de fazer o texto e me certifico de não escrever besteira! Fico muito feliz que você está acompanhando os meus posts! Eu que agradeço por sua presença!
      um bjão!

  10. Lovely é esse post com essas fotos maravilhosas!
    Eu amo essas cidadezinhas aqui da Alemanha, que mantém essas casinhas tradicionais e nao tem muito cara de metrópole!
    Quando você vier me visitar, vai gostar muito aqui de Bonn, porque é bem bonitinha também!
    Ainda vou morrer de amores pelas suas fotos, Aninha!
    Acho que você tem uma câmera acoplada nesse seu coracãozão, e por isso suas fotos sao tão cheias de sentimento.
    Seus clicks sempre emocionam por mais simples que sejam!
    Muito orgulho de você, viu?
    Um beijo bem grandão

    1. Amiga, vou acabar ficando convencida viu!!! E a culpa será sua! hehehe
      Obrigada linda! Por tudo! Você escreve sempre palavras tão lindas e cheias de ânimo pra mim! Te agradeço muito pelo recadinho que você deixou no instagram! Isso significa muito pra mim! Na verdade verdadeira, eu sou imensamente grata pela tua amizade! Não vejo a hora dela se materializar!
      Um beijo no seu ❤

  11. Alemanha é sempre romântica. Eu definitivamente amo esse pais. Na verdade eu amo tantos lugares. Eu agradeço todos os dias por ter tido o privilégio de me tornar milionária, pois todo esse conhecimento, ninguém me tira, nunca vou correr o risco de falir. Mesmo que eu tivesse Alzheimer, pois eu poderia não lembrar, mas tudo estaria em meu coração e se eu tivesse um infarto, seguramente seria de muita alegria. Somos milionárias Anita!

    Obrigada por compartilhar esses momentos tão lindos e lugares tão lindos!

    Olha só: A Marcia e a Nina sabem que eu sofro de abstinência, sou viciada em blog, então post sempre. rs!

    Beijos querida!

    Olha, assim que eu for pra Alemanha vamos tomar café juntas, ok?

    1. Lindo demais o seu comentário, Dani! Essa é sim uma riqueza que ninguém jamais poderá nos roubar! Eu que te agradeço pelo interesse em ler meus relatos e pelo carinho, que é recíproco! Muito bom te encontrar nesse mundão virtual!
      Estou só esperando sua visita na Alemanha, não deixe de me informar!
      super beijo!

  12. Que cidade linda, ate eu to apaixonada por ela =) Nesse ponto eu tenho uma invejinha de quem mora pela Europa, deve ser o maximo poder visitar essas cidade historicas, ver suas construcoes, respirar sua historia…ai ai..um dia eu ainda conheco varios lugares como esse pelo velho continente. Suas fotos estao lindas e deu pra ver que o passeio foi super.
    Beijinhos

    1. Ah Monique! Espero que um dia você possa visitar o velho continente e se encantar com as belezas medievais! Eu amo morar aqui e ter essa oportunidade. É como se cada vez que eu fosse no centro da cidade eu voltasse um pouco ao passado. Espero te ver por aqui algum dia! Muito obrigada! 😉
      beijinhos

  13. Ana, que passeio maravilhoso. O que me impressiona é ver o rio Danúbio limpo. Imagine se conseguissem fazer o mesmo nos rios Tietê, Pinheiros, Paraíba, Piracicaba, … , e outros mais que já nem se ouve dizer nada porque se transformaram em depósitos de lixo.
    Educação é fundamental mesmo. Enfim…
    Um beijo,
    Manoel

    1. Obrigada, Manô!
      Ah, os nossos governantes não acham que deixar um rio limpo seja importante pro nosso país né…concordo com você, é tudo uma questão de “falta educação”, não só de quem joga o lixo, mas também daqueles que não fazem nada a respeito. Nem sei onde vamos parar com isso. Fico triste, sabe?!
      bjão ❤

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s