Minhas lentes sobre Praga

IMG_0222Ponte Carlos sobre o Rio Moldava

Eu sempre morri de vergonha de dizer que NUNCA tinha ida a Praga. Quando eu me metia em um assunto que o tema era “viajar pela Europa”  eu sabia que a temida pergunta “Você já visitou Praga?” apareceria cedo ou tarde. A vontade de ir ficava ainda maior quando eu lia as maravilhosas impressões sobre a cidade. Vir morar aqui nos arredores de Nuremberg me trouxe essa viagem de presente. Praga fica somente a três horas de carro daqui! Nossa visita à cidade foi um pouco corrida, já que não fomos só pra isso…mas sim para descansar…o que acabou sendo a última coisa que fizemos! Acabamos, por causa disso, conhecendo muito pouco de Praga. Porém, o necessário para nos deixar apaixonados e com vontade de voltar. Hoje poderei responder à pergunta acima com alegria estampada no rosto. Praga é realmente um dos melhores destinos na Europa e tem muito para ser explorada.

IMG_0181

As minhas impressões? A grande maioria positivas. Eu já tinha ouvido falar que Praga nunca dorme e pude constatar isso com meus próprios olhos. O centro comercial é muito atrativo. As lojas ficam abertas até tarde e até no domingo estavam abertas. Devo confessar, no entanto, que minhas primeiras impressões eram uma mistura de sentimentos. Por um lado eu achava tudo muito charmoso e surreal, por outro eu via uma certa tristeza na sua atmosfera.  Observei muita gente rondando de um lado pro outro com a pele marcada com sinais do uso de drogas. A República Checa tem lidado com o uso de drogas pesadas, principalmente a metanfetamina, por muitos anos. Ver algumas caras como vi em alguns episódios de Breaking Bad me deixou um pouco triste. Porém, isso não nos fez ter a sensação de insegurança em momento algum.

Deixando de lado todos os outros fatores, o grande patrimônio da cidade é a sua arquitetura, de deixar muitas outras cidades europeias no chinelo, quando se pensa em cidades antigas. IMG_9970 IMG_9843IMG_0035

Assim como a Hungria, o país tem uma história bem tumultuada, incluindo guerras, ocupação nazista e soviética. No entanto, as marcas desse período em Praga são nulas. A cidade foi poupada e mantém toda a sua magnífica arquitetura original. Para um bom apreciador da arquitetura gótica, a cidade é um prato cheio. Ao passo que subíamos e descíamos as estreitas ruelas com suas casas lindamente pintadas em tons pastel, admirávamos atentamente os detalhes das fachadas, que são totalmente dignas de uma dorzinha no pescoço mais tarde.

Do outro lado do rio, o castelo de Praga comanda a atenção. Olhando assim de longe nem parece, mas ele é considerado no Guinness como o maior castelo do mundo.

IMG_0001IMG_0072

Eu adorei essa parte da cidade. Lá de cima tem-se um panorama lindíssimo de Praga. Os jardins do castelo estavam abertos e passamos muitas horas por lá admirando a paisagem e curtindo o sol, que iluminou os nossos três dias na cidade.

IMG_0148IMG_0199

Foco na Ponte Carlos…lotada! Foi impossível tirar fotos da ponte enquanto atravessávamos.

IMG_0147

Uma coisa que achei incrível: você pode atravessar a Ponte Carlos a qualquer hora do dia e sempre vai encontrar algum acontecimento – um coro, um quarteto, um homem que faz música esfregando taças de vidro, artistas vendendo suas peças. Parece ser o ponto mais apreciado pelos turistas. Esse grupo tocava Viva La Vida do Coldplay nesse momento!

IMG_0022

E a comida de lá é boa? A cidade é super bem servida de bons restaurantes. Mas a comida..bom, eu não achei nada espetacular. Comi muita coisa que como aqui na Alemanha. Os pratos típicos são baseados em porco, batatas cozidas, sopas e molhos. Achei que lá se come mais carne de vaca do que aqui e vi em vários menus pratos à base de carne de caça. Achei também os preços super razoáveis, comida é especialmente em conta. E as cervejas? Essas sim são muuuitos baratas. Marido aproveitou pra trazer inúmeras pra casa.

A minha felicidade maior foi encontrar novamente essa rosquinha açucarada vendida nas ruas que tanto adorei em Budapeste. Lá se chama Trdelník e tem a consistência um pouco diferente. Mas o gosto…eu adoro! Gostinho de saudade de Budapeste!

IMG_0273

Praga é linda de doer na vista e não temos dúvidas de que voltaremos. Acho que tem muita coisa que ainda devemos explorar. Fotos no relógio astronômico? Só consegui fazer à noite, pois durante o dia era tanta gente se espremendo por lá que me fez desistir de tentar. No próximo post eu mostrarei um pouco de Praga à noite!

Um pouco antes de colocar o pé na estrada: iluminada pela luz de Praga!

IMG_02601

 

 

35 comentários em “Minhas lentes sobre Praga

  1. Aninha!
    Acredita que eu ainda não conheço Praga? Tô louca para poder viajar logo para essa cidade tão linda e tentar fazer algumas fotos.
    Lindas as fotos!

    1. Vc havia escrito no insta que vai conhecer em breve né? Vai amar! Não tem como! Realmente um dos melhores destinos da Europa! Obrigada pelas fotos! 🙂 Estou ansiosa pra ver as suas!

  2. Agora tô com mais vontade AINDA de ir à Praga!
    Lindas suas fotos ( como sempre), ai, ai,ai… ❤
    Você está radiante, amiga!
    Espero que vocês tenham conseguido descansar pelo menos um pouquinho!
    Mas tenho certeza que o passeio fez um bem danado, né?
    Adoro seus posts de viagem, eu viajo literalmente junto com você!
    Um beijo enorme!!

    1. Obrigada, querida amiga! Não descansamos muito, pois andamos bastante, mas pelo menos pudemos desopilar e esquecer um pouco os meus problemas de saúde de ultimamente. Não deixe de ir, você vai se encantar pela cidade também! Sei que fica tão longe daí…mas né, moramos naszoropa, em algum momento temos que conhecer os points principais! hehehe
      Boa semana, coisa linda! ♥

  3. Moça bonita, tuas fotos são lindas e teus relatos me fizeram sentir parte da viagem 🙂
    Achei Praga uma gracinha e todos que já a conheceram dizem que valem muito a pena ir. Mais cedo ou mais tarde, iremos. O bom de morar na Europa é justamente isso, poder conhecer cidades que se tivéssemos de sair do Brasil somente para conhecê-las não faríamos, né?
    Fds passado fui com meu love para Barcelona, preciso preparar posts gigantes sobre aquele lugar tão lindo! 😉
    Beijos e um lindo fds pra ti :*

    1. Obrigada, Nely! Tomara que você consiga mesmo incluir à cidade nos teus planos de viagem. Nunca fui em Barcelona, então ficarei a espera das suas dicas! 🙂
      super beijo

  4. Que belíssimo lugar, Ana! Que bom que anda passeando e descansando . Sabe, não atoa certa vez uma moça europeia me disse que algo romântico para ela era passear com o amado as margens do rio… Então o rio não é apenas para transporte , abastecimento de água, ou ornamento, mas me parece ter aos europeus um significado a mais, um significado especial. Suas fotos ficaram lindas! parabéns 😉 Praga é mesmo bela, tem uma arquitetura bonita e gostei de ver o tal castelo 😀 Grande beijo

    1. Concordo demais, Michela! Sentar as margens de um rio europeu e observar a história que ele carrega ao lado da pessoa amada, é sim algo muito especial! Fico feliz que você tenha gostada de ver a cidade por aqui. Tem muitos posts por aí de roteiros e melhores lugares pra visitar, mas escrever sobre isso não é meu forte…gosto apenas de contar sobre o que vi. 🙂
      Boa semana pra ti! bjão

  5. Praga é muito linda mesmo! Que ótimo que vocês passaram por lá num tempo bom, esse sol deu um charme especial e as fotos estão maravilhosas.
    Tentem voltar no inverno quando não está tão cheia a cidade!
    E eu amei aquela rosquinha doce! Comi várias na feirinha natalina quando fui!
    Beijos

    1. Acho que seria lindo ver a cidade debaixo de neve! 🙂 Vamos trabalhar esse ideia!
      E a rosquinha…deliciosa né?! Compartilhamos do mesmo gosto! hehehe
      bjão

  6. Muito lindo, mah!
    Nao acredito que vc encontrou aquele trem de Budapeste!! Anteontem fui em uma feirinha de páscoa aqui e também tinha! Lembrei da nossa viagem na hora! :))

    Grande beijo, corralinda!

  7. Ana, eu ainda não conheço Praga, mas ao contrário de você, não morro de vergonha de dizer isso, hahahahaha. Um dia ainda hei de conhecer :-).
    E, nossa, parece mesmo ser lindíssima. As fotos falam por si só. Que passeio maravilhoso hein!?
    Bjs
    ps: ah, eu comprei um blaser da cor da mesma cor da sua saia e me sinto tão “reluzente” quando eu uso, rs… é uma cor tão alegre né?! Bjsss

    1. Minha vergonha é pelo fato de ter sido uma cidade que sempre quis muito visitar e nunca dava certo! 🙂 Você vai adorar!
      Amo laranja! Acho que combina muito com o nosso tom de pele! Tô curiosa pra ver seu blazer!!!
      beijinhos

  8. Oi, Ana! Suas fotos estão muito bonitas e a última, com você na ponte, tá linda! 🙂

    Eu fui pra Praga passar o ano novo com minha família (eles tinham vindo me visitar em Dublin) e adorei a cidade – é um cantinho mais lindo que o outro. Fomos bem cedo na Ponte Carlos e conseguimos andar tranquilos e tirar muitas fotos, mas na volta, no fim da tarde, tava super cheia mesmo. Praga é uma cidade linda, eu certamente voltaria!

    1. Obrigaaaada pelo “linda” Bárbara! 🙂
      Que sorte vocês tiveram de pegar a ponte tranquila. Poxa, meu sonho. Da próxima vez, irei cedo ao amanhecer. Vi cada foto linda com a névoa da manhã. O sonho de qualquer fotógrafo fazer uma foto assim! Eu também voltarei! 🙂

  9. Já ouvi falar tanto desse lugarzinho , mas nunca tive curiosidade de ir visitar , mas pelas suas fotinhas me pareceu uma cidade encantadora sou apaixonada por essas casinhas antigas ao tom pastel hehehe. Agora de verdade o que mais me interessou foi essa rosquinha kkkkkk. Além de ser bonitinha tem cara que e uma perdição, deu até agua na boca hehehehe.

    1. Se acontecer de vocês irem, com certeza vc vai amar! A rosquinha vc encontra, eu acredito, em várias cidades do leste europeu. Comi pela primeira vez em Budapeste. É tão gostosinha!!! hehehe
      bjão

    1. hahaha a muretinha tinha muito perigo mesmo. Tinha um jardim logo abaixo e se eu caísse de lá de cima, com certeza quebraria alguns ossos! hehehe tudo por uma boa foto!
      Boa semana!

  10. Aiinn que fotos lindas, como sempre. Parabéns 😀 eu simplesmente sou apaixonada por esse tipo de arquitetura. Acho a arquitetura contemporânea meio sem graca… Espero que você tenha a oportunidade de voltar a Praga em breve e explorá-la ainda mais!

    Ah, nada a ver com o post… mas eis que fiquei curiosa para saber se as pessoas por aqui também lavam a louca como vc descreveu no outro post. E aí fui perguntar ao namorado, né? rs ele disse que, das pessoas que ele conhece, no geral os jovens enxaguam a bendita, mas os mais velhos nao. Isso explica porque eu nao tinha visto ainda… E ele citou como exemplo a vó dele que nao enxágua. Detalhe que todo fim de semana somos convidados para um café com bolo lá kkkkkkk 😛 mas o que os olhos nao veem o coracao nao sente XD

    Beijos!

    1. Espero que você também tenha a oportunidade de visitar à cidade!
      Quanto lavar a louça suja, que bom que os jovens estão mudando esse jeitinho nojento. O maridão aqui continua lavando do jeito dele se eu dou mole e permito que ele lave os pratos, mas aí como ele sabe que sou cricri, ele enxágua bem direitinho quando estou por perto! heheheh

      bjão, Vanessa!

  11. Adorei as suas fotos! Sempre tão lindas! A cidade é encantadora, e como fica linda na primavera!! Quero voltar aí nessa estação, o inverno é legal, mas me cansei muito e fiquei gripada, mas mesmo assim Praga é um dos meus lugares preferidos de viagem! Eu já falei sobre Budapeste, e agora estou em Viena, o próximo relato é de Praga, mas infelizmente a maioria das minhas fotos só tem neve! Beijinhos Ana 😉

    1. Estou acompanhando os seus últimos posts, que estão ótimos! Espero para ver fotos de Praga debaixo de neve! Imagino que deve ficar linda também! 🙂
      beijinhos

    1. Muito linda né?! Também adorei! Ps. Não esqueci de passar a receita pra vc, acho que vou fazer um post direito aqui no blog, pq mais pessoas me pediram a receita da pizza! 🙂

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s