Uma prisão da Idade Média

Mais um módulo de alemão concluído! Foi um mês muito puxado mas que me fez aprender um bocadão. Adorei a VHS de Nürnberg e vou continuar por lá. No fim desse mês começa o novo nível: avante B2! No último dia de aula fizemos um passeio em Nuremberg acompanhados de uma das professoras. Fomos conhecer uma prisão da Idade Média, onde pudemos aprender um pouco sobre como eram os castigos aos crimes cometidos naquela época.

O Lochgefängnis, nome que se dá ao local, é bastante sombrio e tem um clima bem pesadinho. As masmorras foram criadas no século 14 e serviram com celas para os presos que aguardavam julgamento ou estavam sob custódia até sua execução. Durante a Idade Média, havia pouca oportunidade para uma pessoa acusada de um crime poder se defender. Na verdade, o sistema de justiça envolvia em grande parte os reis e realeza que tinham o poder de infligir castigos terríveis sobre os criminosos. E não precisava só cometer um crime grave não, muitas pessoas foram jogadas na prisão, simplesmente por serem incapazes de pagar suas próprias dívidas. A pena de morte já existia na Alemanha naquela época e em muitas partes do país, os crimes mais graves, como assassinato, eram sentenciados automaticamente à pena de morte.

São doze celas pequenas equipadas com uma cama, um banco e uma mesinha, tudo de madeira. Existiam também as celas especias, para incendiários e caluniadores, essas eram marcadas como especiais. Os castigos poderiam ser diferentes, dependendo de onde a pessoa viveu ou do seu status social. O lugar chamado “capela” era a sala de tortura da época, usada para extrair confissões. Alguns dos métodos de tortura que eram utilizados:

IMG_04711 IMG_04781IMG_04931 IMG_04791 IMG_04891

Uma forma horrível de execução era o aquartelamento (será que faz sentido essa palavra?), que funcionava mais ou menos assim: os braços e pernas de uma pessoa eram amarrados a barras ligadas a quatro cavalos diferentes. Quando os cavalos corriam em direções distintas, a pessoa que tinha sido amarrada morria quase que repentinamente. Mas também acontecia de os cavalos não correrem imediatamente em direções distintas e a pessoa levava horas pra morrer. Uma verdadeira agonia pra quem tava amarrado, hein? Não gosto nem de pensar :/

Infelizmente, essa e outras formas de execução eram muito comuns na Idade Média, uma vez que era muito menos dispendioso executar uma pessoa do que mantê-la viva numa cela dando pão e água.

O nosso amigo mexicano como prisioneiro. 🙂

IMG_05051

Lochgefängnis fica localizado no antigo Rathaus de Nuremberg e a visita custa 3,5 euros por pessoa. O lugar é meio creepy, mas acho que vale a pena fazer uma visita se você estiver de passeio por aqui. O grande inconveniente é que a visita guiada é só em alemão. Se quiser se aventurar em entender um pouco de Fränkisch, o lugar é aqui mesmo! 🙂

Anúncios

13 comentários sobre “Uma prisão da Idade Média

  1. Pingback: blogagem coletiva: arquitetura + street art | This German Life

  2. Coisas assim me lembram o quanto o ser humano pode ser “desumano” :/
    Seja por parte daquele que comete um crime ou da parte de quem pude de forma cruel.
    Me pergunto (é uma pergunta sincera, da qual nao tenho como responder) se quando punimos alguém com a morte por elx ter matado outra pessoa, nao estamos cometendo um crime do mesmo modo? Julgamos que aquela pessoa merece morrer pela razao X ou Y, mas aquelx assassinx julgou que a pessoa que matou também merecia morrer pela razao X ou Y… O merecimento parece tao subjetivo…
    Ao mesmo tempo imagino que se alguém de minha família fosse assassinado eu nao teria pena nenhuma de ver o assassino morto, nem me sentiria triste em saber que foi uma morte cruel… Ou seja, é foda!
    Um dia eu vou escrever mais sobre isso lá no blog, porque eu penso nisso sempre quando vejo violência no mundo.

  3. Pois é Ana, historicamente falando a tortura foi abolida das nações civilizadas há pouquíssimo tempo! Eu gostaria muito de conhecer Nuremberg por conta daquele festival de verão que tem lá, mas historicamente falando, se recordo bem minha memória, Nuremberg foi um dos maiores centros de tortura da Europa da Idade das Trevas, embora outros reinos tenham aderido a mesma prática :/ Uma dúvida que me ocorreu, há pena de morte para crimes na Alemanha? Grande beijo

  4. Nossa! que medinho rsrs…….Fui em uma feiras medievais aqui e vi cada objeto de tortura que era torturante só de pensar o povo da época, mas é muito interessante ver tudo isso do passado. Que vc tenha boa sorte no próximo B2…um xeiro

  5. O lugar e bem interessante, apesar de triste e do clima pesado, quando a gente para e pensa sobre o passado e triste pensar nas formas de punicao, nas injusticas e em tudo de errado que acontecia. Massss mudando de assunto, parabens pelo nivel completado e boa sorte para o proximo.
    Beijinhos

  6. Apesar de adorar histórias, principalmente as medievais, quando entro num ambiente desses, eu me sinto mal, acho que é porque a minha mente viaja para aquela época e fico imaginando mil coisas, principalmente as sessões de tortura.
    É um misto de curiosidade de apreensão.

    Kisu!

  7. Oi Ana! Nossa, quantas viagens lindas vc tem feito!! Eu tô aqui “criando coragem” pra explorar a área; Parabéns pela mudança de nível… sei bem do esforço que vc empregou aí! 😀 bjos

  8. Um passeio macabro mais interessante. Aninha, a Idade Média parece que está voltando a tona em algumas partes do mundo. Lembrei agora da mulher que foi arrastada pelo camburão da polícia no RJ. Que Deus a tenha em um bom lugar.
    Bons estudos no próximo módulo de alemão! Depois que a gente pega o gosto, vai :-). E ainda mais quando gostamos da escola! Bjs

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s