Se a vida te der limões, faça geleia de morango

Verão é tudo de bom aqui na Alemanha. Não tem mar, não tem sol todo dia, não tem sequer um lago pra banho na região onde moro. Mas tem uma coisa que amo: campos de morango! Por isso, eu ❤ o verão na Alemanha! Eu faço questão de ir todos os anos. Tem gente que não acha nada demais, mas eu me divirto muito enquanto colho os meus morangos e em casa também, seja saboreando os morangos fresquinhos ou fazendo gostosuras com eles.

geleiamorango_wp1 geleiamorango_wp2

Semana passada nós colhemos cerca de quatro quilos e como estou indo pra Fortaleza na semana que vem, pensei em levar uns potinhos de geleia pro povo lá de casa. Os quatro quilos renderam uns 13 potes, ou seja, tirando os presentes que vou levar, ainda vou ter geleia suficiente pelos próximos dois anos.

geleiamorango_wp3 geleiamorango_wp4

A geleia é da Ana, mas a receita não! Na verdade, eu usei a receita do pacotinho desse açúcar aqui:

❤ 1 kg de morangos limpinhos e triturados;

❤ 500 g de açúcar para geleia 2:1 (alguém sabe onde achar esse tipo no Brasil?);

❤ suco de limão ou de qualquer fruta cítrica (eu usei um purê congelado de johannisbeere, a nossa groselha. Dica da minha sogra, que diz que a groselha deixa a cor da geleia mais bonita e o sabor bem melhor);

❤ vidros com tampas de rosca (deixe os vidros em forno aquecido a 50 graus até o momento de usar)

Misture o açúcar, os morangos triturados (é sempre bom deixar uns pedaços de frutas maiores) e um pouco da groselha numa panela. Leve ao fogo médio e mexa até cozinhar. Depois que ferver, deixe cozinhando por mais cinco minutinhos. Encha os vidros com a geleia ainda quente e feche bem. Cubra os potinhos com um pano e deixe reservado até esfriar. Depois é só se deliciar!

geleiamorango_wp5 geleiamorango_wp6

Tem coisa melhor que geleia caseira, gente? ❤

Bom fim de semana!

28 comentários em “Se a vida te der limões, faça geleia de morango

  1. Olá! Gosto muito do seu blog, embora não more na Alemanha. Mas tenho amigos lá e falo alemão. Esse preparado para geléia ” Gelfix” ou similar a gente não encontra no Brasil. Pode-se tentar usar pectina…Aliás, Gelfix é um ótimo presentinho para
    trazer da Alemanha! Ainda mais com nossas frutas tropicais, as geléias ficam deliciosas, tente usar maracujá com manga!
    Abraços e parabéns pelo blog!

    1. Olá Mara! Muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que você gosta daqui 🙂 Realmente, não pensei na pectina! Deve funcionar mesmo! Agora que aprendi a fazer geleia vou tentar outras também. De manga deve ser uma delícia! Pena que as mangas aqui nao sao docinhas como no Brasil. Mas obrigada pela ideia! Volte sempre viu! super abraço!

  2. Hummm que delicia Ana. Sua geleia parece tao gostosa, e voce tem razao nao tem nada melhor que geleia caseira. Boa viagem e espero que voce curta muito suas ferias no Brasil.
    Beijinhos

  3. Ana aqui tem lagos pra aproveitar, clubes e etc mas eu ainda não achei um campo de morangos pra visitar… Vc me deu essa ideia e agora com esse post só me deixou com mais vontade. Geleia caseira eu ainda não sei fazer, posso tentar sua receita já que parece ser bem fácil, mas já ganhei uns potinhos de vários sabores da mãe de um amigo do meu namorado. Morango é minha fruta favorita, aqui eu estou no paraíso, tanto que temos nosso pequeno campo no Balkon, rs. Aproveite muito a viagem, tenho certeza que vão adorar as geléias!

    1. Sério?! Ah, então agora você tem que esperar a prx estação. Na Baviera tem muitos campos. Tenho certeza que ai deve ter também. E que legal ter morango na varanda, adorei a ideia 🙂
      Muito obrigada, a viagem está sendo ótima!
      bjos

  4. Eu AMO morangos, e geléia foi uma coisa que fui aprendendo a gostar depois que vim morar por aqui. No Brasil quase não comia, mas aqui…, nossa tem uma mais gostosa que a outra e essas caseiras são as melhores. Eu ganhei da prima do meu marido um vidro de geléia caseira de amora, hummmmm está na geladeira esperando a que está aberta acabar para ser provada :-).
    Boa viagem e aproveite o Brasil! Que delícia viajar. Bjs

    1. Também não me lembro de ter comido muita geleia no Brasil hehehe, mas na Alemanha viciei 🙂
      Está sendo ótimo aqui no Brasil! Muito obrigada viu!
      Super beijo

  5. E eu que sou apaixonada por morangos e justo nessa época do ano voltei pro Brasil? Vendo essas fotos dá até vontade de chorar haahahahaha
    Deve estar uma delícia Ana!
    Beijão!

  6. A palavra pra tudo isso é: capricho! Mas que coisa mais linda. Eu sou apaixonada por morangos! Posso comer quilos…hummmm. Assim que tiver minha ortinha pronta, vou me aventurar nessas delicias culinárias. Parabéns!

  7. Oi Ana, quero um potinho de geleia para mim, parece estar uma delícia! 😉
    Aproveita o Brasil! Beijos.

  8. Amo morangos também, apesar de aqui no Brasil eles não serem tão bonitos assim, especialmente quando compramos no mercado e não na feira.

    P.S. – Acho doces as suas fotos transformarem em poesia a rotina da cozinha… =)

    1. Pois é, quando eu morava em fortaleza eu tinha tanta vontade de comer morangos, mas era uma das frutas mais caras e o gosto sempre deixava a desejar. Adorei o seu elogio! Fiquei super lisonjeada! Puxa, obrigada mesmo!
      beijos

  9. Geléia caseira é uma delícia mesmo, ainda mais de morango! E que legal que você tá indo pra Fortal visitar a família e ainda levando geléia na mala! ❤ Vocês ficarão quanto tempo por lá?

    1. Own minha amiga, minha visita foi super rápida dessa vez. Temos que colocar Salvador nos nossos planos para o prx ano, aí sim eu vou aí te dar um abração! xxxx

  10. Nham nham nahm!!! adoro geleia de morango no yogurt e com queijo fresco branco. Gostei da dica do açucar, nunca ouvi falar que tivesse um próprio p geléia, eu usava o normal msm, vou procurar aqui……..Ah! e o verao aqui já começou bem quentinho e pra te falar a verdade, ñao tenho mais paciencia com o calor e sol quente naum hahahahahahahaha bJo

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s