Sobre as maravilhas que a fotografia nos traz

fotografo-brasileiro-na-alemanha-walberla-1

Minha mãe sempre me ensinou que na vida a gente só consegue atingir os nossos objetivos com muito esforço, mas acima de tudo com humildade. Eu venho de uma família simples e ralei muito para conseguir o pouco que hoje tenho. Mas uma coisa eu posso falar de coração aberto: nunca passei por cima de ninguém e sempre gostei de compartilhar o que sei. E acho que é por isso que, mesmo com todos os percalços, a vida tem sido generosa comigo. Sabe o ditado que diz que a gente só atrai o que transmite? Acho que não seria arrogância se eu dissesse que eu mereço a história de amor que vivo, o marido que tenho e as pessoas boas que Deus coloca no meu caminho.

Desde quando eu me encontrei na fotografia, venho tentando avidamente aprender mais e usufruir de todas as maravilhas que essa arte me trouxe e continua me trazendo. E graças à minha paixão, eu consegui também trazer alguns amigos para o mundo fotográfico e super defendo a ideia de que todo mundo no mundo deveria procurar desenvolver as suas habilidades fotográficas. Quem acompanha o meu blog desde o começo deve ter notado um pouco da minha evolução. Mesmo já tendo recebido vários conselhos e incentivos para tornar as minhas fotos públicas, ou seja, criar um próprio website, eu ainda não estou certa sobre como e quando fazer isso. O meu perfeccionismo e também um pouco de insegura são os grandes vilões nessa decisão. Eu sou uma pessoa muito cautelosa e acredito que tudo deve acontecer no seu tempo. Na minha opinião, ser um profissional full-time requer muito mais do que ter uma boa câmara e tirar boas fotos. Por isso que para mim, esse ainda continua sendo um momento de aprendizagem. No entanto, sou muito grata de que as coisas estejam fluindo sem um grande esforço da minha parte. Já tive oportunidades de fotografar vários casamentos no civil e nesse mês fiz o meu primeiro grande casamento em uma igreja alemã. Todas essas oportunidades são graças a este blog! Para ser bem sincera, eu estou literalmente vivendo o momento e abraçando qualquer ocasião que me traga mais conhecimento e bons frutos.

Porém, o que poucos sabem é que eu já levei vários pés na bunda enquanto procurava por um auxílio, na intenção de saciar a minha vontade de aprender e olha, fiquei muito desmotivada. Por vezes ainda me pego pensando no porquê de tanta gente se sentir ameaçada, achando que dividir é diminuir e faz questão de guardar o potinho de ouro só para si. O contrário aconteceu quando eu entrei em contato com este fotógrafo. Antes de ir para Fortaleza em julho, escrevi uma mensagem na sua fanpage do facebook, perguntando se ele poderia fazer um workshop comigo. Infelizmente, a resposta dele foi não! Não porque não queria, mas porque realmente não oferecia esse tipo de atendimento. Entendi numa boa, mas algo pequeno já havia contribuído para a boa imagem inicial que tive dele. Ele disse que não oferecia ws mas que se eu tivesse alguma dúvida sobre como ele atingia um certo resultado, ele me responderia na hora. A conversa continuou até que ele revelou que estaria vindo para a Alemanha em agosto. O desenrolar dessa história inusitada e as fotos lindas por trás dela, você encontra aqui no blog dele. #pressplay

Além de ficar maravilhada com as fotos que eles (Arthur e Mara) fizeram da gente em comemoração aos nossos dois anos de casados, eu me senti muito à vontade de falar sobre fotografia, pedir conselhos, tirar dúvidas e veja só, eu pude também compartilhar um pouco do que sei. Foi uma verdadeira troca de experiências. E é aqui que entra a questão que mencionei mais acima. Os dois reforçaram as palavras da minha mãe (que com certeza são as mesmas da sua mãe) – a humildade é a mais bonita das virtudes e que dividir com o próximo é na verdade somar.

Um brinde à fotografia, que tem o poder de unir pessoas, histórias de vida e culturas e a mais um laço de amizade que foi criado através dela! Arthur e Mara, vocês são merecedores de tudo que construíram e sempre com essa humildade no coração, vocês ainda vão brilhar muito!

Alemanha-124

Quero agradecer as meninas que me acompanham aqui e comentaram no post que fiz sobre isso no facebook. Fico muito feliz de compartilhar um pouco da minha vida com vocês!

25 comentários em “Sobre as maravilhas que a fotografia nos traz

  1. Ai que história mais linda do mundoooo!!!!!
    Tá vendo? Deus tá lá de cima mexendo os palitos para que tudo, absolutamente TUDO conspire para o bem e para a felicidade de seus filhos.
    Arthur arrasa nas fotos e vocês, casal fofo e lindo, são modelos natos!
    Beijos
    Márcia

  2. Ana, entrei na página do Arthur e as fotos de vocês ficaram incríveis! Que delícia ter um registro lindo desse e de quebra ainda conhecer pessoas legais com quem vocês puderam compartilhar conhecimento sobre fotografia além de ótimos momentos juntos. São essas coisas que realmente têm valor nas nossas vidas. Beijos.

  3. Ana eu sei que fotografia e mais que camera boa e fotos bonitas, mas voce tem um super talento, suas fotos sao delicadas, romanticas e um estilo que voce tem que somados ao seu talento, fazem o seu trabalho lindo e meio que unico. Eu pelo menos adoro, se a gente morasse perto eu contrataria voce pra ser minha fotografa.

    Eu ouço muito aqui que a gente atrai aquilo que transmite, entao voce sendo tao fofa e generosa e claro que vai atrair pessoas fofas e generosas na sua vida. Fiquei feliz que voce encontrou alguem com quem pode trocar experiencia, pegar dicas e ainda tem fotos lindas como resultado.

    Beijinhos

    1. Own Monique, fiquei super feliz com seu comentário. Fico feliz também de ter encontrado o seu blog e ter contato com essa pessoa maravilhosa que você é! Espero que a gente ainda possa trocar muitas experiências de vida!
      Um super beijo, querida!

  4. Ana, nós (Arthur e eu) temos muito a agradecer a Deus por todas as coisas maravilhosas que Ele tem nos reservado e a fotografia foi uma delas .
    Não só pq é algo que nos emociona e dos dá muito prazer fazer, mas pelas outras experiências que ela nos traz. A
    Amizade por exemplo. Vc e o Kilian foram algumas das pessoas que pudemos conhecer e estar próximos por causa dela … E Nossa… como é boa a sensação de conhecer e de se envolver pela história de alguém , ainda mais quando são pessoas especiais que nem vocês !
    Obrigada pela generosidade, pela sua luz compartilhada, pelas nossas trocas de conhecimento e daqui por diante pela amizade ! Vc é muito especial e só merece coisas igualmente lindas como vc! Um grande beijo!

  5. Acabei de conhecer o seu blog lendo a Revist OcaPop. Nossa que inspirador seu blog Ana, seus textos, suas fotos… aliás vc não é só uma ótima fotógrafa como tb escreve muito bem, é de prender o leitor rs. Parabéns por tudo e muito sucesso. As fotos ficaram lin-daaaas demais!

    Bjinhos
    Layde

    1. Olá Layde! Fico muito feliz que você chegou aqui atravé da Oca! 🙂
      Muito obrigada pela visita e comentário. Fico lisonjeada demais com o seu elogio!!! Espero te ver mais vezes por aqui! Um super beijo 🙂

  6. Oi Ana!

    Realmente, uma história fantástica essa que você contou aqui. Concordo com tudo que está escrito e ainda mais com o poder que a internet tem de unir pessoas com as mesmas afinidades, que, possivelmente não se encontrariam sem ela!

    Também adorei saber que você mora tão pertinho! Vamos nos esbarra com certeza!
    Um beijo!

  7. Ana, que legal essa história 🙂 A fotografia é mesmo uma coisa mágica, mas tem que ter sentimento, né? Por isso te acho uma excelente fotógrafa. Outro dia falei de vc com o meu amor disse que se fosse pedir para alguém nos fotografar seria vc, pois contigo tenho a certeza que vais captar a emocao e os detalhes que estou procurando…

    1. Muito obrigada, Flávia! Acho que minhas fotografias são a minha cara, tem a minha personalidade. Fico feliz que você reconheça isso! Olha só, eu topo ir até você hein?! Já pensou!! #sonho Obrigada pelo carinho de sempre! beijos

      1. ohh isso seria tudo de bom!! O legal é irmos até aí porque queria a sua bike de acessório! Olha, a folgada..heheh. Mas também se vier para Stuttgart visitar amigos, nao deixe de avisar. Bjinhos

  8. Ana, eu ainda fico maravilhada com as pessoas que encontro pela internet. Esse seu primeiro parágrafo, sobre humildade e generosidade, é uma coisa que todo mundo devia ler, precisava viralizar, rs… E que bonitas suas fotos, seus sentimentos, tudo! Toda felicidade do mundo pra vc 🙂

  9. Ana, adorei o post, muito inspirador! Nem preciso falar que as fotos de vcs estão lindas, Das ist selbstverständlich, oder? 😉 Viva o momento mesmo e aproveite as coisas boas que aparecem! Parabéns pelo primeiro ensaio fotográfico em um casamento alemão, acho que deverias mesmo criar um site profissional, se não for agora, pode ser depois do período de aprendizagem 😉
    Boa semana! Beijos, Thais

    1. Obrigada por acompanhar, Thais! O casamento foi na verdade de uma brasileira com um alemão, com uma festa para 250 pessoas! Foi a experiência mais desafiadora até agora, porque nunca tínnhamos (Kilian e eu) fotografado casamento em igreja. Mas olha, foi fantástico! Em breve eu posto as fotos no meu outro blog e se quiser acompanhar, ficarei mto feliz 🙂 Na verdade o website já está andando. E esse período de aprendizagem ao qual me referi, tem muito a ver com marketing…como disse, não basta ter só uma câmera e tirar fotos legais, tem que entender bastante de negócios. Mas logo em breve terei novidades! Obrigada pela torcida! Super beijo, boa semana!

  10. Já comentei no facebook e repito aqui: as fotos estão maravilhosas, emocionantes, absolutamente lindas! Parabéns, parabéns, parabéns!

    ps: também fico sem entender pessoas que não querem compartilhar conhecimento – parece que tem medo de que roubemos seu prestígio, né? como minha mãe diz, a gente não leva nada dessa vida – besteira ficar guardando coisas pra si, especialmente coisas boas, né? por isso gosto de manter um blog e dividir coisas com o mundo!

    1. Te agradeço em dobro! Muito grata pelo carinho que recebo de você!
      Então, é uma coisa complicada. Muitos se sentem ameaçados por achar que perderão clientes ou espaço se entregar o ouro para outro fotógrafo. 😦 eu já não penso assim. Cada pessoa tem seu estilo e maneira singular de fotografar. O que chama a atenção de um cliente a primeira vista é isso. E outra, o sol brilha para todos nós, não é mesmo? 🙂

  11. Aninha, você fala dos meus textos, mas olha quem está dando show é você!! E me caiu como uma luva essas palavras da sua mãe. Mas o resumo é que gente do bem atrai gente do bem. O trabalho é só separar o trigo do joio, mas tenho a impressão que a vida se encarrega bem disso.
    Já falei e não vou cansar de repetir que essas fotos, o trabalho, o casal e o lugar estão de emocionar. Sabe o que eu fico imaginando? As fotos lindas que vc vai tirar quando aquele sonho que vc compartilhou comigo se tornar real? Prevejo fofuras intermináveis ehehe.
    Lindos!!
    xx

  12. Oi Ana, deixei um comentário aqui final do ano passado e estou de volta!
    Lindos demais esse post! Entrei na página do Arthur e realmente não tem como não se emocionar com aquela trilha sonora e as fotos maravilhosas! Quanto sentimento verdadeiro conseguiriam transmitir através das lentes do Arthur! Lindo Lindo!!!
    Acho a sua história de amor incrivelmente linda e inspiradora!
    Muito sucesso pra você, Ana!!
    Bjo!!!

    1. Oi Cássia! Eu lembro de você! Obrigada novamente pela visita e por ter acompanhado o post na página do Arthur. Eu ainda não cansei de ver aquelas fotos com a música que escolhi! Agradeço demais pelo teu carinho. É uma motivação para continuar escrevendo nesse blog! E desejo muito sucesso pra você também. Volte sempre que puder!
      Grande beijo

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s