Castelo Eltz no vale do rio Mosel

burgeltz_thisgermanlife4

No comecinho do outono nós estivemos por alguns dias em Mainz, cidade onde moramos em 2010 e aproveitamos a viagem para visitar um castelo que há tempos estava na minha lista de lugares a conhecer na Alemanha. Nós fomos até o vale do rio Mosel para ver de perto o fantástico Burg Eltz, um castelo medieval situado nas colinas bem acima do Mosel. Essa região é por sinal uma das mais encantadoras e turísticas da Alemanha. Quem gosta de visitar ruínas, castelos medievais e vilarejos pitorescos rodeados por vinícolas, essa região oferece tudo isso.

burgeltz_thisgermanlife6burgeltz_thisgermanlife5

Mais do que um castelo dos contos de fadas, o castelo Eltz é um exemplo de residência fortificada. Aqui, há quase mil anos atrás, a família Eltz construiu seu castelo em um pequeno pedaço de rocha cercada por um estreitamento do rio Elsbach. Ele continua sendo propriedade da família Eltz desde essa época e apesar do grande número de guerras que varreram a região por muitos anos, o castelo sobreviveu intacto. Uma verdadeira preciosidade!

burgeltz_thisgermanlife8burgeltz_thisgermanlife2

O acesso ao castelo é feito a pé a partir do estacionamento, que fica a uns 15-20 minutos do castelo. É uma caminhada deliciosa por dentro da floresta e nada cansativa. A vista de longe do castelo é simplesmente surreal!

burgeltz_thisgermanlife1burgeltz_thisgermanlife7burgeltz_thigermanlife11burgeltz_thisgermalife3

Foi um dia maravilhoso! Nós conhecemos os arredores do castelo  e no caminho de volta para Mainz, fizemos várias paradas ao longo do Rio Reno. Incrível foi ver como ele estava seco, deu até pra entrar e caminhar pelos bancos de areia.

burgeltz_thisgermanlifeburgeltz_thisgermanlife10burgeltz_thisgermanlife9

Quem tiver a oportunidade de visitar essas regiões (Mosel e Reno), não pode deixar de conhecer os maravilhosos castelos e ruínas ao longo dos rios. Inclusive eu já escrevi aqui sobre alguns castelos que visitamos, bem no comecinho do blog. Mas o castelo Eltz, este sim merece uma visita especial! Eu simplesmente adoro essa região e sinto muita muita saudade de morar lá!

42 comentários em “Castelo Eltz no vale do rio Mosel

  1. Oi Ana! Antes de visitar a Alemanha passei horas horas horas e mais horas me deliciando com o seu blog. Quando eu vi suas fotos no Burg Eltz eu simplesmente pensei: preciso ir lá…e ahhhh eu fui! Como é lindo! E por isso, preciso oficializar meu agradecimento e gratidão!…Enfim, seu blog tá nos meus favoritos faz tempo! ❤

    1. Cinthia, você não sabe como me deixa feliz com esse comentário! Esse é o objetivo do blog! Compartilhar minhas experiências na espera que alguém também possa viver o que vivi! Fico muito feliz por você ter conseguido visitar esse lugar tão especial aqui na Alemanha! Obrigada por esse feedback tão positivo e carinhoso <3.

  2. Hei,hei! Estou visitando esse blog pela primeira vez e estou gostando muito👍🏻 Moro na Noruega e todo verão nós ” temos” que descer até a Alemanha,de bobil ( motorhome) porque adoramos esse país de cidadezinhas tão lindas e aconchegantes e muito mais! Tivemos por todo o Vale do Mosel no verão atrasado e ohhh!! esse castelo me encantou demais!! Tiramos fotos de todos os ângulos possíveis,pois ele é lindo! Ahhh,a Noruega tem paisagens naturais lindíssimas,mas eu adoro aAlemanha também😊😊😊
    Eva Skjerdingstad.

    1. Olá Eva! Seja bem-vinda aqui! Desculpa a demora em responder seu comentário. Que legal saber que você gosta da Alemanha e até já conheceu esse castelo 🙂 Ele é realmente incrível né?!
      Fiquei super feliz com sua visita e espero te ver mais vezes por aqui. Ainda não conheço a Noruega, mas sempre paquero com as paisagens e sonho com o dia de poder conhecer o país 🙂
      xxx

  3. Eu só suspiro vendo estas belissimas fotos, ai ai castelinho de histórias de amor hahahahahahaha……Quiero un Castillo para me 🙂 hahahahahahahahaha beijooo na bochechaaa

    1. Obrigadinha, querida Jaira! Muito feliz que você gostou! Mas óh, aí na Espanha tem muitos castelos medievais, se duvidar bem mais lindos que esse! 🙂
      beijooo

  4. Eu sempre quis visitar esse castelo, ele e muito lindo! E pelas suas fotos deu pra perceber que ele e mesmo muito conservado, que preciosidade. Super boa dica.
    Beijinhos

      1. Ana, belíssimas fotos. Você tem muita inspiração. Parabéns.
        Quero perguntar-lhe se você, pelas andanças na Alemanha, conheceu ou conhece alguma agência de casamento, com endereço físico, para eu me cadastrar? Também quero um castelo com um príncipe germânico.
        Você poderia ajudar-me?
        Grata,
        Márcia Pinto

        1. Olá Márcia, muito obrigada pela visita!
          Infelizmente eu não conheço nenhuma agência de casamentos. Talvez você encontre por essa informação em algum grupo de brasileiros na alemanha no facebook.
          abraços,
          Ana

  5. Que lugar mais lindo! Eu conheço muito pouco da Alemanha, mas sou louca pelo país, e ver essas fotos, ler sober lugares que eu nunca nem ouvi falar, me fazem ter certeza que preciso muito voltar! Beijos

  6. Ai Ana, nós vimos uma reportagem na TV, meses atrás, sobre este castelo! Ficamos malucos para conhecê-lo! Essa região parece mesmo ser bem linda, pena que é um pouquinho longe de casa, mas nada impossível de ir. Só precisamos de um pouco de planejamento, afinal :-). Espero ter essa oportunidade! Bjss

    1. Ah, que legal! Essa região é muito charmosa mesmo, merece muitas reportagens hehehe
      Falar em castelo, aí na Suiça eles dão de 1000 a zero nos daqui. Quero muito ir aí pra juntar castelinhos lindos pra minha coleção!
      bjão

  7. Ei, Ana!! Ameeei a dica! As fotos estão lindas, como sempre!
    Estarei aí em março. Acha que vale a pena visitar o Burg Eltz no inverno ou melhor deixar pra maio?
    Beijo!

    1. Oi Ná! Obrigada pelo comentário!
      Acho que vale a pena visitar esse castelo em qualquer estação do ano. Mas acredito que na primavera e outono ele deva ficar ainda mais impressionante! Avisa se for e gostar 🙂
      bjão

      1. Hmm ok! Pode deixar! Te conto quando fizer algum passeio que você indicou ou algum DYI de casamento que você ensinou! 🙂
        Beijo!

  8. Uau que lugar lindo! Suas fotos realmente fazem a gente viajar através da tela, é incrível. Nossa! Deve ser surreal andar por este castelo. Aaah! Quem dera ao menos uma vez…rs! Obrigada por compartilhar conosco esses momentos maravilhosos Ana!
    Bjinhos
    Layde

    1. Ai Layde, obrigada pelas visitas frequentes! Tomara mesmo que um dia você consiga ver algo do tipo ao vivo. Eu que agradeço por você vir aqui acompanhar meus posts! Muito obrigada.
      beijos

  9. Oi Linduca!!!
    Que castelo maravilhoso, foi ótimo passear contigo por lá! Suas fotos estão cada vez mais bucólicas e profissionais, parabéns!
    E as uvas? Foi possível surrupiar algumas para experimentar? Uma vez fiz isso numa feira alemã, peguei uma uva do cacho para experimentar e ver se estava docinha e levei um sermão do feirante kkk. Foi muito natural pra mim fazer isso, como aqui no Brasil tantas vezes faço. Mas cada canto com suas regras né, Aninha!
    O que está acontecendo com os rios alemães? Em Dresden, notei que o Elba estava tão baixo que não estava sendo navegado. Que peninha.. São lindos os rios cheios de água e vida.
    Beijos querida!
    Márcia

      1. Oi Marcinha! Muito obrigada pelo elogio! Estou trabalhando duro pra deixar o blog mais bonito! Eu comi umas uvinhas sim, tão docinhas! Cê sabe que eu trouxe esse costume do Brasil e experimento as uvas antes de comprar?! Bem, até agora nunca recebi nenhum sermão, mas agora sabendo do seu caso acho melhor eu passar a olhar pro lado antes de provar. Quanto aos rios eu não sei 😦 Kilian me disse que pode ter a ver com o verão desse ano, que foi muuuuito quente e quase não choveu. O reno estava sofrido, fiquei com peninha…
        beijos

  10. Maravilhoso esse castelo, Ana! Os castelos medievais na Alemanha parecem bem diferentes dos medievais irlandeses… eu gosto muito dos dois estilos, mas como já vi vários na Irlanda, fico babando nesses alemães… lindo demais! E cara, não consigo lidar com esse seu cabelo lindo!

    1. Um dos inúmeros sonhos que tenho é visitar os castelos medievais na Irlanda e Escócia. Os daqui são lindos, mas particularmente eu prefiro os daí, mesmo sem tê-los visto ao vivo 🙂
      E o cabelo, ai ai…muito obrigada pelo elogio!!!

  11. Olá Ana, desde 2013 acompanho o seu blog e quando você passa um tempo sem postar confesso que bate a saudade dos seus posts tão delicados e que traduzem tanto sentimento de amor, que começo a rever os antigos,rs. Que alegria ver mais fotos e posts seus. Não moro na Alemanha, mas o meu coração é metade alemão. Desejo tudo de bom a você.

    Um abraço,

    Karla

    1. Olá Karla! Que bom ter você por aqui. Obrigada por acompanhar meu blog por tanto tempo! Wow! Ler seu comentário me deixa tão feliz, puxa! Me dá mais vontade de continuar com este cantinho que tanto prezo. Feliz que você gosta daqui. Espero que você continue me acompanhando! Desejo tudo de bom pra você também! Forte abraço!

      1. Olá Ana, saiba que vc é uma inspiração para muita gente e olho para o seu blog com muito carinho como se eu já conhecesse vc. Comecei a ver o seu blog em 2013 e fico muito encantada com a sua forma de escrever e principalmente a delicadeza das suas fotos. Sou de Recife e amo a Alemanha, passei muito tempo viajando para lá e suas fotos é uma forma de matar um pouco a saudade que ainda sinto. Sou sua fã e vc vai longe. Um grande abraço. Karla

        1. Ps: Fiquei repetitiva com os 2013, mas virei fã, aí ferrou,kkkkkkkkkkkkkkk. Bjs

        2. Fico realmente muito feliz de saber que as minhas fotos te ajudam a matar a saudade daqui! Muito obrigada pelo carinho Karla! 😚

  12. Sabe que eu também morro de vontade de morar naquela região?! Nós fizemos a lua de mel mo vale do Reno conhecemos vários dos castelis ecruínas da região e foi lindo! Faltaram dias pra ver tudo que a gente queria.
    Esse aí também sempre vejo fotos e me encanto e é um dos pontos que está mais no topo dos lugares que ainda quero visitar.
    E mais uma vez belas fotos!!
    Beijo e bom final de semana.

      1. hahaha deu pra entender tudo sim, Bárbara! Isso acontece comigo sempre!
        E nossa, lua de mel no vale do Reno, deve ter sido muito romântico! Infelizmente não dá pra gente fazer tudo né. Tem tantos lugares que gostaria de visitar, a Alemanha tem muito a oferecer!
        Um beijo e também te desejo bom fim de semana, já que amanhã já é sexta!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s