Tag “apaixonada por fotografia”

anafotografia_thisgermanlife

Já faz um tempão que vi essa tag sobre fotografia no blog da Bárbara – o Barbaridades, comecei a escrever e hoje resolvi tirar o post do rascunho.

1. Com quantos anos teve a sua primeira câmera fotográfica?

A minha primeira câmera digital compacta eu adquiri em 2009 aqui na Alemanha. Era uma cybershot da sony, muito boazinha por sinal. Foi a primeira coisa que comprei quando cheguei aqui, tinha 27 anos 🙈. Logo em uma das primeiras viagens que fiz com ela eu a perdi. Estava em Berlim com minha irmã e só tenho fotos hoje da nossa viagem porque ela também tinha uma câmera na mão. Depois desse incidente, eu e Kilian investimos na nossa primeira DSRL, uma canon 600d.

2. Prefere fotografar ou ser fotografada?

Eu prefiro fotografar. Não me sinto bem diante de câmeras. Enfim, não me acho uma pessoa fotogênica :/.

3. Você tem uma boa câmera para fotografar?

Sim! Nós temos três canons, uma 600d, uma 7d e a mais nova do arsenal, minha primeira full frame 6d. A 7d é um tanque de guerra, tem uma ótima construção, ótima qualidade de imagem e é super rápida no foco. A 600d é uma queridinha. Ela é leve e por isso é uma ótima câmera de viagem. Foi na verdade com ela que aprendi a fotografar e compor imagens. A canon 6d foi o mais novo investimento e apesar de ser menos complexa do que a 7d mas ter um sensor melhor, ela tem qualidade de imagem incomparável. Estou totalmente encantada com o que ela faz. Além das câmeras, nós temos duas lentes de zoom: 70-300mm e 28-135 mm e três lentes fixas: 35 mm f/1.4 art da Sigma, 50mm f/1.4 e 85 mm f/1.8. Eu não uso as lentes de zoom, essas são do Kilian. O meu combo essencial é a canon 6d + 35 mm. Desde que comprei essa lente da Sigma eu quase não a tiro mais do corpo da câmera. Ela é simplesmente o melhor investimento que já fiz!

equipamentoana

Além disso, eu tenho uma câmera analógica super fofa. Uma canon ae1, que estou segurando na primeira foto. Comprei essa câmera com uma lente de 18 mm por 20 euros em um mercado das pulgas e o dono me disse que já não a utilizava por mais de 15 anos. Levei pra casa mais por decoração mesmo, mas um dia resolvi testar, comprei um filme e vi que ela ainda funcionava. Daí comprei uma lente  de 50 mm e já fotografei um monte com ela.

4. Você fotografa e publica suas fotos?

Sim, a grande parte aqui mesmo no meu blog, no meu Tumbrl, no instagram e as vezes no facebook.

5. tumblr, we heart it ou instagram?

Tirando o meu blog, eu ando com muita preguiça das redes sociais no geral. O instagram é sem dúvida mais dinâmico, mas gosto muito do Tumblr para inspiração e ver fotos lindas de decoração.

6. Cite uma pessoa que você se inspira para tirar  suas fotos

Nossa, são tantos os fotógrafos que eu admiro que fica super complicado citar só uma pessoa. Ultimamente tenho acompanhado o trabalho de muitas fotógrafas de família e simplesmente amo essa aqui.

7. Você edita suas fotos ou prefere que elas fiquem no modo original?

Edito e adoro! Para mim essa coisa de #nofilter não rola mesmo! Eu só fotografo em raw, que é um formato “cru” da imagem e que proporciona mais qualidade e controle na edição de fotos, e por isso minhas fotos tem que ser editadas. A diferença é que quando fotografamos em jpg as cores que vemos no visor são o resultado da interpretação e compressão das informações que a câmera faz. No formato raw eu tenho a liberdade de processar a imagem (que não passou por nenhum tipo de ajuste) do jeito que eu quiser. Editar nesse formato proporciona verdadeiros milagres! Um ponto negativo é que os arquivos raw são enormes e consomem muito da capacidade do computador. Editar fotos é um verdadeiro passatempo pra mim.

8. Qual o seu programa predileto para editar fotos?

Lightroom all the way! Faz um ano que comprei uma licença do programa e nunca mais abri o Photoshop para nada. Eu edito minhas fotos feitas com celular com o VSCO Cam, (gratuito para iOS e Android) um dos melhores apps para editar fotos de mobile. Os filtros desse aplicativo dão um ar meio que de filme para as fotos. Eu uso o mesmo aplicativo no Lightroom para editar minhas fotos digitais. Só que o VSCO para o Lightroom é bem diferente da versão mobile e funciona melhor se as fotos estiverem em formato raw. Ele não é gratuito, cada pacote de filtros custa 59 dólares.

9. Sonha em ser fotógrafa ou faz isso como hobbie?

Faz um tempinho já que eu tenho feito fotos profissionalmente. A grande novidade é que em algumas semanas (mais provável no comecinho do ano que vem) eu finalmente irei lançar o meu primeiro website! Ele está ficando super fofo e eu não vejo a hora de poder tirar ele do forno! No entanto, se a coisa continuar andando, eu gostaria de poder conciliar a fotografia com a minha derradeira profissão.

10. Já fez algum tipo de curso de fotografia?

Infelizmente não. Muito do que aprendi foi lendo livros e vendo tutoriais no youtube e claro, praticando. Mas gostaria muito de fazer um workshop com algum fotográfo. E esse será um investimento para o próximo ano.

11. Qual a última foto que você tirou?

No sábado passado fiz um ensaio de uma recém-nascida, infelizmente não posso divulgar ainda.

12. Qual a última vez que você foi fotografada por alguém?

A última vez que fui fotografada profissionalmente foi por dois fotógrafos MARA de fortaleza.

13. Você é daquelas que quer sempre registrar os momentos e sai sempre com uma câmera nas mãos?

Não mais! Já andei muito com minha câmera na bolsa, mas hoje eu prefiro fazer fotos com o celular.

14. Mostre uma foto sua (ou que você tenha tirado) que você goste muito.

Uma foto em forma de colagem vale? Eu gosto muito dessa sessão que nós mesmos fotografamos no último dia do ano passado. Tinha nevado nos dias anteriores e a floresta pertinho de casa estava encantada. Tenho a impressão de que esse momento foi ontem!

winter-001

Quem aí é também apaixonada(o) por fotografia? ❤

37 comentários em “Tag “apaixonada por fotografia”

  1. Ana!!!
    Existe algum método para fotografar, com desfoque de fundo, com uma lente 18-55mm???
    Estou lutando para desfocar com a minha nikon coolpix 600, que tem modo manual, mas não altera lentes, por isso passei a namorar a nikon d5300 para melhorar as aptidões hahahahahaha.

    Beijoooo.

    1. Olá Vanessa!
      A lente 18-55 tem uma abertura bastante pequena, começa em f/3.5. Até dá pra fazer um certo desfoque, mas nunca ficará comparável com uma lente que tem abertura de 1.8, por exemplo. Se você investir mesmo na nikon, procura tb investir em uma 50 mm 1.8. Essa lente não é cara e você vai se surpreender com o resultado que vai ter. Fotografia vai te trazer ainda mais diversão! 🙂

  2. Ana, fiquei super feliz que você respondeu à tag!

    Você é uma excelente fotógrafa, sempre fico babando nas suas fotos – essas que você tirou na floresta estão maravilhosas! E gente, quanta lente bacana você tem! 🙂

    Eu acho que além de boa fotógrafa você também é linda fotografada, de verdade! Fotogênica sim!

    Se um dia eu conseguir fazer fotos que sejam 1/10 da qualidade das suas, estarei contente. Sério! Você é uma grande inspiração.

    Beijos!

    1. Pois é Bárbara, demorei mas consegui! hehehe
      Muito obrigada pelos elogios, sempre tão generosos! Ainda tenho muito a aprender, mas sinto que estou no caminho certo!

      Eu não me acho fotogênica não :/. Tenho um super complexo com meu nariz de batata hehehe

      Talvez um dia possamos sair por ai ou por aqui juntas para fotografar. Seria o maior prazer poder te passar o pouco que aprendi.

      Muito obrigada por ter me acompanhado em 2015!
      beijos

  3. Que legal que você respondeu essa tag! Estou curiosíssima para conhecer o teu site. Essa sessão de fotos de vocês é simplesmente maravilhosa. Imagino que vocês tenham usado uma das lentes zoom nessa sessão, certo? Marido e eu tb investimos numa zoom recentemente, mas confesso que acho um saco carregar a câmera com ela pq fica grande e pesada. Gosto mesmo é da 35mm. Beijos e sucesso em 2016 com o site.

    1. Que legal que gostou Alessandra! O site está quase pronto, logo mais irei divulgar e estou até nervosa! 🙂
      Nessa sessão nós usamos a nossa 50mm 1.4 com um tripé. A gente só movia o tripé ou a nossa posição. Também acho um saco carregar lente de zoom, elas pesam tanto. Então você também tem uma 35? Ela é demais não é? Super versátil!
      beijão e obrigada!

  4. Ana, não tenho tem palavras para seu blog tao maravilhoso e cheio de amor! Ao entrar em sua pagina o clima já fica mais gostoso! Parabéns pelos posts 🙂 Beijinhos!

  5. Uau Ana! Você realmente tem um verdadeiro arsenal aí hein! Só câmeras profissionais e o melhor, nas mãos de uma profissional, perfeito!

    Ano que vem já está no meu planejamento comprar uma Canon para mim, mas ainda não sei qual devo comprar, pois vou usar mais, para fotografar meus projetos de DIY, sabe? O que geralmente são objetos pequenos e eu adoro fotos com cores frias e amo desfocagem. Qual você me indica Ana?
    E quem foi que disse que você não é fotogênica? Até parece, neh! Linda do jeito que é!

    E agora vou ficar super ansiosa pra ver seu website… Uhuuu!!! E eu amei de vocês dois, parece aquelas fotos que a gente só vê em revista que são surreais. Parabéns!

    Bjinhos Ana!
    Layde

    1. Oi Layde! Tudo bem?
      Desculpa a demora em responder, cê sabe, fim de ano é sempre uma loucura.

      Eu comecei a fazer fotos pro meu blog com uma canon 600d. Não sei se ela ainda está a venda no mercado, mas tem a 700d que é bem parecida. Pra deixar as fotos bem legais mesmo, seria legal que vc investisse também em uma lente 50mm 1.8. Ela deixa o fundo das fotos bem desfocado e é super nítida. Uma lindeza essa lente.

      Fico feliz que você acompanhou o blog depois que me achou. Espero que possamos trocar muitas ideias em 2016. Sucesso pra você e tudo de melhor neste ano!

      super beijo

  6. Apaixonante teu trabalho <3. Sempre achei que o fotografo tinha que ser dotado de uma grande sensibilidade, pois só assim é possível captar momentos únicos que normalmente escapam da percepção humana. Beijos mil e parabéns por esse talento fora do normal.

    1. Olá Juliana! Como fiquei lisonjeada e feliz com seu comentário! Muito obrigada!!! Sei que tenho ainda um longo caminho pela frente, mas amo aprender e acredito estar no caminho certo. Obrigada pelo carinho.
      beijos

  7. Sou suspeita porque estou sempre aqui falando da belezura das suas fotos. E to passada que você nunca fez curso! É talentosa demais. Essa sessão de vocês na neve ta de babar. E ta nevando no seu blog? Achei fofo 🙂

  8. Pra falar a verdade a maioria das fotos do meu blog sáo feitas pelo sr meu marido, rs… é que ele é quem carrega a camera profissional nas nossas viagens e passeios. Então, é ele quem acaba fazendo a maioria das fotos e depois ele me cede os direitos autorais para publicá-las no meu blog, haha!
    É incrível o quanto eu aprendi com o instagram, só de olhar e observar fotos publicadas la, sobre enquadramentos, luz, contrastes e etc…. a gente vai observando e apurando o olhar. Acho isso tão interessante. Eu brinco bastante com fotos que tiro e publico no instagram, acho uma maneira divertida de ir aprendendo sobre edições.
    Eu acho que o seu website vai ficar fofíssimo!! Doida pra ver :-).
    Ah, deixa eu fazer uma pergunta: você acha que a simpatia direta do fotógrafo para com quem ele fotografa influi nas fotos? Porque assim, já ouvi tanto falar da tal sensibilidade que transparece nas fotos, que não dá pra deixar de pensar em quando vocês fotografos, fazem uma sessão com uma pessoa/casal/família em que não haja aquela simpatia ou imediata de ambas as partes talvez… e ai, como faz? rs..rs..rs.. Bjss

    1. O sr seu marido arrasa demais, pois as fotos do seu blog são lindas!

      Quanto a tua pergunta, pra mim que ainda estou ganhando experiência, é super complicado fotografar quando não me sinto à vontade devido à uma apatia entre mim e quem fotografo. Eu fotografo, claro. Mas acredito que uma sessão possa evoluir muito melhor se ambas as partes tentam se entender de cara 🙂
      bjos

  9. Tolle Fotos, Ana!
    Ich habe dich über den Blog unserer gemeinsamen Freundin Marcia gefunden!
    Gruß von einem leidenschaftlichen NIKON-Fotografen aus Baden-Wuerttemberg,
    Uwe.

    1. Hallo Uwe! Vielen Dank für deinen Besuch auf meinen Blog und für das Kompliment.
      Es ist immer schön wenn man über gemeinsame Freunde neue Leute kennenlernt 🙂
      Gruß zurück aus Franken!

  10. Olá! Amo o seu blog! Comecei a seguir pois achava que
    Me mudaria para a Alemanha, mas acabou que estou indo para a Inglaterra. Mas mesmo assim está sendo muito inspirador para mim. Estou tentando procurar esse app VSCO e não encontro na Apple Store. Come que consigo? Beijos

    1. Olá Tatiana!
      Obrigada pela visita e por acompanhar o blog! 🙂
      Eu não uso a apple store porque meu sistema é o android. Mas acredito que não deva haver problema se você procurar por VSCOcam. Avisa se conseguir!
      beijos

  11. Eu gosto muito de fotografia, mas ando beeem enferrujada. Depois que meu baby nasceu não tive mais tempo de me dedicar. Editar então?! Sem chances… Um dia quem sabe eu volte a me dedicar mais e praticar de novo.
    Beijoss

  12. Ana, estou aqui babando pelos seus equipamentos!! haha
    Principalmente essa 35mm que é um sonho de consumo!! tô nesse dilema de juntar uma grana pra investir em equipamento, mas naquela dúvida se invisto numa camera nova primeiro já que a minha tá bem velha ou se numa lente, êê vida.. haha
    Provavelmente já falei aqui mas não custa repetir, você é uma ótima fotografa e tem um olhar lindo, super talentosa mesmo e tem muito futuro na profissão, viu?
    Essa sessão de vocês na floresta tá um espetáculo de linda! Beijos :*

    1. Taís, se você tiver como investir na 35 mm, faça isso! Mas a da Sigma!!! Ela é um espetáculo de nitidez e foco! Acredito demais que uma boa lente é bem mais importante do que o body. Se você acha que o seu body dá ainda pra manter, compre uma lente boa e seja feliz!
      E mais uma vez, muito obrigada pelo elogio! O que eu nunca quero é deixar de ser uma aprendiz, pois acredito que é isso que me faz melhorar, a minha sede de aprender mais. Fico feliz com a sua torcida! E você não fica nem um passo atrás, tem talento de sobra também. Adoro suas fotos e relatos!
      beijão

  13. Oi Linduca!
    Que bacana ler um pouco mais sobre sua paixão pela fotografia, sobre seu talento e sobre as máquinas possantes!
    Como você, tenho preferido fotos pelo celular, ciente de que estou perdendo muito na qualidade. Mas carregar o trambolhão não tá mais no meu radar…
    Que perfeito o site da fotógrafa referência pra ti!
    Pensei aqui, quem sabe um dia eu e Rodrigo vamos fazer um ensaio contigo aí na Alemanha!
    Beijos e ótimos cliques!

    1. Amiga, lembro que quando comecei a ler o seu blog eu ficava babando demais nas suas fotos, que são sempre tão lindas. Você também me serviu e serve de inspiração! Obrigada por fazer parte da minha trajetória!
      Será um prazer ter vocês diante da minha câmera ❤

      E obrigada também pelo carinho e torcida de sempre!
      Um beijo

  14. Aninha voce e muito talentosa na frente da camera e por tras dela tambem. Eu adoro suas fotos, e como sempre falo se a gente vivesse mais perto uma da outra sem pensar duas vezes eu contrataria voce pra fazer umas fotos minhas, sou super fa do seu estilo. E nao vejo a hora de ver seu website.

    Na epoca que comprei minha DSL eu pesquisei muito e vi de uma forma geral o povo dizendo que a Nikon era melhor que a Canon, entao eu comprei uma Nikon. Eu acho elas bem parecidas mas eu acho a canon mais facil de usar, e pelo youtube eu acho muito mais tutoriais com a Canon do que com a Nikon (que by the way e bem chatinha nas configuracoes) entao me sinto meio sem paciencia pra minha camera, apesar de gostar de fotografar como hobby.

    Eu vi a foto da sua camera retro eu lembrei que vi uns meses atras que agora a polaroid “antiga” que imprime a foto na hora voltou com tudo, ela e tao bonitinha que tenho pensado em comprar uma, mas ando meio desanimada pra fotografia agora que ando pensando muito no caso.

    Acho super bonito que voce e seu marido compartilham o mesmo amor por fotografia ❤ E as fotos de voces na floresta com neve ficou bem romantica e singela, como sempre voce arrasa!

    Beijinhos.

    1. Poxa, muito obrigada pelo carinho Monique! Gostaria muito de te conhecer pessoalmente e claro de poder te fotografar! Seria muito legal! Fico muuuuuito feliz que você gosta do meu trabalho!

      Eu nunca tive nenhum contato com câmeras da Nikon, mas já ouvi mesmo falar que elas são complicadas. As canons são fáceis sim. Eu já usei as que citei acima e uma 5d mk III que aluguei pra um casamento e até tive medo no início de não saber usar, mas elas são todas muito parecidas e fáceis de aprender. Te desejo coragem e paciência e que você saia mais com sua câmera para passear, só assim aprenderá a mexer e vai criar mais gosto pelo hobby.

      Essas câmeras polaroid são mesmo um mimo. Andei paquerando com uma, mas desisti de investir o dinheiro hehe

      Força aí! Fotografar é tudo de bom!
      super beijo

  15. Aninha, você é uma das pessoas mais fotogênicas que conheço. Deixe de coisa. rs
    E adorei a novidade do website. Quero ver e aposto que vai ficar lindo!!!!!! Animadíssima por vc.
    Beeeeijos

    1. Paulinha, são seus olhos! Eu normalmente não gosto de me olhar em fotos. Mas fico super contente e lisonjeada com o seu comentário. Obrigada pela torcida! O site está a minha cara! ❤
      beijos

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s