Kehlsteinhaus – o presente não desejado de Hitler

kehlsteinhaus_thishermanlife13

Eu não exagero quando afirmo que o sul da Alemanha é rico de lugares fantásticos e muita história. Um lugar muito visitado por turistas do mundo todo é o Ninho da Águia (Kehlsteinhaus), uma construção da época do Terceiro Reich, no topo da montanha Kehlstein (1834 metros) na região de Berchtesgaden. Hitler amava essa região e possuiu uma casa de férias, o Berghof em Obersalzberg, perto de Berchtesgaden.

O que faz esse lugar ser a atração mais famosa de Berchtesgaden é o fato do Kehlsteinhaus ter sido contruído para Hitler como presente de aniversário dos seus 50 anos. A construção desse edifício foi um projeto muito ambicioso, mas o partido nazista não poupou moedas para tentar impressionar o Führer ao contratar engenheiros de ponta para a obra, considerada brilhante para a época. Uma estrada teve de ser construída nas encostas íngremes da montanha e logo abaixo da casa, um túnel foi cavado dentro da montanha onde um elevador foi construído para levar o Führer (e demais hóspedes) até lá. O próprio elevador com detalhes de bronze e coberto por espelhos, de início revela a grandeza do que foi feito. Ele te leva por mais 124 metros em apenas 41 segundos!

Essa relíquia do Terceiro Reich sobreviveu intacta aos ataques de bomba durante as últimas semanas da guerra na região e hoje é um dos poucos edifícios na Baviera do período nazista que ainda permanecem e podem ser vistos mais ou menos na sua condição original. No entanto, para a decepção do idealizador do projeto, Hitler não esteve muitas vezes no seu “chalé das montanhas”. Parece que o Führer (além de toda a sua insanidade) era claustrofóbico e tinha aversão à altura e nunca se sentiu à vontade no lugar. Difícil agradar o ditador hein?!

O acesso ao local pode ser feito a pé (2 horas de trilha) ou de ônibus, que te leva até o estacionamento onde se pega o elevador. Se o tempo colaborar com o passeio, tem-se um panorama simplesmente espetacular. No dia que fomos o céu estava tão claro que deu até para avistar a cidade de Salzburgo, na Áustria.

kehlsteinhaus_thishermanlife5kehlsteinhaus_thishermanlife3

O edifício em si não me impressionou. Tanto é que não tirei nenhuma foto lá de dentro, onde funciona um restaurante e fiz pouquíssimas fotos do lado de fora. Tinha muita gente por todos os lados e eu fiquei super sem paciência. Mas a visita valeu a pena somente por causa da vista lá de cima, que é realmente linda. Durante a semana que passamos em Berchtesgaden, esse foi o único dia que não fizemos trilha. Estávamos esgotados e já era o nosso último dia por lá. Fomos de ônibus e compramos o ticket de visita de duas horas, pois achamos que seria tempo suficiente pra ficar lá em cima. Duas dicas que eu posso dar para quem pensa em algum dia visitar esse lugar: (1) só vá em um dia claro, porque com névoa não dá pra ver nada e (2) tente ir o mais cedo possível se você, assim como eu, tem pavor de lugares abarrotados.

kehlsteinhaus_thishermanlife6kehlsteinhaus_thishermanlife2kehlsteinhaus_thishermanlife4

Porém, o que mais gostei desse dia foi a voltinha que fizemos pelos arredores de Berchtesgaden antes da volta pra casa. Subimos até um lugar que dava pra ter uma vista linda da cidade. A montanha da segunda foto, com dois picos peculiares é o Watzmann, a segunda maior montanha da Alemanha. Eu sou apaixonada por essa montanha e foi lá nos arredores dela que fizemos a maioria das nossas trilhas, que eu ainda pretendo escrever sobre aqui no blog. Quem não viu o post sobre a caverna de gelo, clica aqui.

kehlsteinhaus_tisgermanlife11kehlsteinhaus_thishermanlife10kehlsteinhaus_thishermanlife9

O cenário dessa pequena esquina da região da Baviera é sempre assim, inspirador – em qualquer época do ano! O coração da Ana das Montanhas agradece satisfeito quando vê tamanha beleza!

kehlsteinhaus_thishermanlife7kehlsteinhaus_thishermanlife12 kehlsteinhaus_thishermanlife8

Aproveito pra desejar um bom final de semana procês!

41 comentários em “Kehlsteinhaus – o presente não desejado de Hitler

    1. Tive a mesma sensação quando entrei no teu blog hehehe. Cara, eu amo entrar num blog e dar de cara com fotos bonitas destacando um texto, por isso o seu me encantou tanto ❤

  1. a beleza das tuas fotos já deixa a gente como essa cara de CARAMBA QUE LUGAR MARAVILHOSO meio sem saber como lidar, boquiaberta. sério, coisa linda. fiquei morrendo de vontade de conhecer.

  2. Olá Ana, tudo bem? Andei bem enrolada com as minhas férias e meus sobrinhos passaram as férias comigo, por isso fazia bem tempo que eu não visitava seu blog! Mais uma vez, você está de parabéns, que fotos lindas! E fico contente de vê-la feliz e a passeando e visitando lugares tão belos e inspiradores! Suas fotos ficaram lindíssimas,e obrigada por nos mostrar as paisagens da Alemanha! Aliás, você realmente tem dom da arte de fotografar e fiquei feliz de vê-la investindo nesse trabalho tão lindo!!! E , Aninha, qual o nome desta cidadezinha que você fotografou, ela parece estar na sopé da montanha, ou entendi errado? Ah e quero te dizer que a história agradece 😉 Nunca ia imaginar esse lugar super exótico, há mais de mil metros de altura onde o Hitler passava temporadas! Saudades! Se cuide viu. Grande abraço! Beijosss from Brazil

    1. Olá minha querida! Nem se preocupe com a frequência que visita o meu blog. Sei que todos nós temos nossos afazeres e o tempo é curto. Mas fico realmente feliz que mesmo com a correria você tirou um tempinho pra me visitar <3. Muito obrigada mais uma vez pelos elogios, você sempre muito gentil.
      O nome dessa cidade pe Berchtesgaden, é a cidade que se avista lá no topo da montanha. Engraçado é que tem muita gente que não sabia sobre essa casa feito para Hitler. Por isso valeu a pena demais ter escrito esse post!!! Obrigada por acompanhar e se cuida também. Tudo de bom Michela!
      beijinhos

  3. Que lugar incrível, Ana! Tenho muita vontade de fazer viagens de carro pelo interior da Alemanha para ver essas paisagens maravilhosas, espero que consiga começar esse ano. 🙂

  4. Eu tenho muita vontade de conhecer a Alemanha, além de todo esse contexto histórico incrível, é um país maravilhoso pelas paisagens, arquitetura e enfim. Nunca tinha visto fotos desse lugar que vocês visitaram e QUE MARAVILHOSO! Essa cara de inverno, com esse céu azul, essa paisagem incrível, amei! E suas fotos lindas demais ❤

  5. Ontem eu acabei de assistir uma série que falava dessa casa no topo da montanha, e fiquei com vontade de conhecer. e Agora que voce falou sobre o Lugar e suas Fotos me deixou ainda com mais vontade de conhecer esse Lugar lindo!

  6. Hallo, Ana! Parabéns pelas imagens lindas recheadas de textos tão cheios e ternura e sensibilidade. Fico admirada q vc como doutora em quimica tem tanto talento pra fotografia! Adoro seu blog, de verdade! VAI uma sugestão de post: rota das cidades medievais na Alemanha. Eu simplesmente ano está parte da história e sou louca pra conhecer esses locais na Europa. Beijos e continue escrevendo!

      1. Olá! Muito obrigada por acompanhar o post 🙂
        Então, nem eu sabia que um dia iria ter talento para a fotografia hehe. Na verdade isso foi algo que descobri aqui na Alemanha. E como eu me sinto feliz que ter adicionado essa arte a minha vida, sou bem mais feliz hoje sabia!
        Gostei da sua sugestão! Muito obrigada!
        Volte sempre que puder e quiser 🙂
        beijos

  7. Uauuuuuuuuuuu…. Obrigada por levar-me ao topo da montanha através de tuas belas imagens e inspirar-me tanto :* <3.

  8. Aninha, que paisagem linda! E claro… as fotos ficaram incríveis como sempre. Assim como as meninas, também me senti lá no topo contigo e admirei a paisagem através de suas lentes. Não sabia que esse lugar tinha sido construído para o Hitler. Que coisa, né?
    Continue nos encantando cada vez.
    Grande beijo!

  9. Tudo nesse post é incrível! Eu sou apaixonada por história e qualquer mínima coisa que possa me conectar com o passado me impressiona demais! As fotos são maravilhosas, assim como os lugares nelas retratados! Posts como o seu nos fazem viajar! Parabéns!
    Beijos!

  10. Oi Ana, Td Bem?

    Eu dou Janaina, Moro em São Paulo e também Levi a vida academica.

    A minha admiração pela Alemanha coneçou em 2012, quando tive a oportunidade de fazer um estágio, durante meu mestrado e morar um tempo em Bonn.

    Lá também conheci meu namorado, que atualmente, mora em UK.

    Eu virei fã do seu blog desde de que me isncrevvi nele. To a um certo tempo para te responder por aqui, mas sempre na correria não consigo.

    Aproveito para salutar as matérias anteriores. Vc é muito querida em suas palavras.

    Eu estou de férias no momento, em UK , e tenho lido seus post recentes. Eu me divirto lendo suas matérias e sempre mostro suas fotos para o namo

    Parabéns pelo blog 😊👍🏼.

    Tudo de bom e vamos falando.

    Abs,
    Janaina.

    1. Olá Janaina! Muito obrigada pela visita! Que bom saber que você gosta daqui 🙂
      Fico sempre muito feliz quando recebo comentários como o seu, pois me impulsiona a tentar cuidar e dar mais atenção ao meu cantinho. Seja muito bem-vinda e volte sempre que puder!
      Mantenha contato sempre que quiser também, adoro interagir com quem passa por aqui.
      Curta suas férias! Tudo de bom!
      bjos

  11. Ana, eu também detesto lugares cheios de gente, dá muito desânimo, né? Mas essa vista com certeza compensou, que lugar lindo! Eu tive a oportunidade de conhecer Salzburgo em 2013 e fiquei apaixonada – essa parte do mundo é muito linda mesmo! Agora, difícil de agradar Hitler, né? rs

    1. Dá sim! Me sinto sufocada. Mas não tem jeito, essas grandes atrações são sempre lotadas, especialmente em dias de sol…mas enfim, valeu a pena ir e ser recompensada com uma vista linda 🙂

  12. A vista e muito linda mesmo e concordo acho que pra visitar um lugar desses so vale a pena com um ceu claro pra apreciar a vista. Sabe que outro dia eu ia perguntar se esses lugares por ai sao abarrotados de gente? Aqui em NY pra tirar uma foto voce precisa de muuuuiita paciencia por que e muito cheio de gente o tempo todo! Ja fui no meio da madrugada tentar fazer umas fotos em alguns lugares e olha nem assim deu certo…rsrsrs. E como sempre as fotos são lindas e inspiradoras.

    Beijinhos

    1. Nossa e se são! O castelo de Newschwanstein, o famoso que serviu de inspiração para o castelo da cinderela é tão lotado que pessoas como eu chegam a ter pânico. As cidades medievais no sul são sempre lotadas de turistas, a grande maioria asiáticos. Enfim, todo mundo tem direito de visitar as atrações do país, não posso nem reclamar pra não ser chata, mas se eu puder escolher ir mais cedo, antes da chegada da massa, eu vou hehehe
      Obrigada por acompanhar!
      beijos

  13. Como terminar seus posts sem suspirar, Ana? Me explica isso! hahaha
    A lista de lugares pra se visitar na Alemanha é infinita, crescendo cada vez mais e você está sendo super culpada por esse crescimento, já vou logo avisando. Tô doida pra voltar pra Alemanha o mais rápido possível e também pra conhecer essa parte sul que você fala com tanto amor e nos mostra o quão linda é.
    E essa vista… sensacional! Com certeza deve valer o passeio todo mesmo. Obrigada por sempre mostrar esses cantinhos incríveis pra gente. Beijo e ótimo final de semana aí tb.

  14. Muito lindo! Eu havia visto em um programa que passa na TV a cabo – o mundo visto de cima. Seu blog de parabéns 🙂

  15. Simplesmente sensacional!! 🙂 Parabéns mais uma vez por colocar tanto amor em tudo que fotografas. Sabe, me sinto lá no topo da montanha contigo,apenas de olhar tuas fotos!! Continue “montanhando”, e fotografando muitooo,pois este realmente é seu dom. Amodoro vc!! bj grande ❤

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s