6 on 6 #Gemütlichkeit

coziness_thisgermanlife5

Gemütlichkeit – provavelmente a minha palavra favorita da língua alemã. Como já escrevi aqui há algum tempo atrás, essa palavra tem um significado muito importante para os alemães. Abrange situações como estar em um Biergarten no verão curtindo a atmosfera amigável até aquela sensação maravilhosa de estar em casa debaixo de um cobertor em um dia frio e chuvoso.

Assim como a nossa palavra saudade que não possui uma tradução significativa em outra língua, também não há palavras em outras línguas que possam captar com precisão o significado de gemütlich e gemütlichkeit. Em inglês, as palavras cozy e coziness são as que mais se aproximam, respectivamente. No português teríamos conforto ou aconchego como uma tradução mais coerente. Mas embora sua definição esteja, na maioria dos casos, traduzida em termos de “sensação acolhedora e confortável”, ela possui um significado bem mais amplo, como uma situação que induz uma paz de espírito, uma atmosfera alegre, cordial, relaxante. Calmaria. Dá pra ter uma ideia do quão gostoso é um momento de gemütlichkeit? 

Estou de volta com o projeto 6on6, dessa vez a convite da querida Taís, do blog Nyr Dagur. O tema do mês de fevereiro não poderia ser mais oportuno. Após vários dias de chuva constante o sol resolveu aparecer hoje. Frio ainda continua, mas não mais como antes. Mesmo assim, eu não posso esquecer de que ainda é inverno! Continua sendo super importante manter a casa quentinha e aconchegante.

coziness_thisgermanlife3coziness_thisgermanlife1coziness_thisgermanlife4

Pra mim, a melhor forma de aproveitar os dias mais frios em casa é fazer dela o nosso cantinho de conforto. Eu tenho amigos que destestam o inverno e rezam diariamente para que ele seja o mais curto possível. Eu posso entender. Sair de casa em um fim de semana chuvoso, frio e cinza não é muito agradável. Mas tudo tem seu lado positivo, acredite. Dias assim também são excelentes para se desligar do mundo virtual e passar mais tempo a dois, ou em família. Assistir filmes, tirar a poeira dos livros, fazer crochê, tricô, seja lá o que for. A sua gemütlichkeit é você quem faz! Eu desejo um fim de semana de muita gemütlichkeit pra vocês que me acompanham! Que possamos sempre fazer do nosso lar o nosso refúgio de paz e aconchego <3.

coziness_thisgermanlife6coziness_thisgermanlife2

Veja também os momentos de gemütlichkeit da Taís em Dublin, Paula em Amsterdam, Alexandra em Kiev e Lolla em Londres.

Anúncios

34 comentários sobre “6 on 6 #Gemütlichkeit

  1. Olá Ana! Suas fotos são muuuuito lindas.
    Não conheço a Alemanha, mas meu namorado sim. Ele teve um avc faz dois meses e ainda está se recuperando.
    Estou guardando dinheiro para fazer uma surpresa para ele e viajarmos juntos para a Alemanha.
    Ele morou 2 meses lá quando a empresa que ele trabalha, a SAP, deu a viagem para ele, em Heidelberg.
    Pode me indicar algumas cidades próximas para visitarmos?

    Beijão!

    • Olá Thamine, muito obrigada pela visita e elogio! Poxa que triste o que aconteceu. Espero que ele se recupere rápido e fique bem!
      Próximo de Heidelberg, as cidades que conheço e indico são Frankfurt, Mainz, Würzburg e Stuttgart. Não sei te dizer de cabeça o quão próximas elas são de lá, mas lembro que levei de Mainz pra Heidelberg cerca de uma hora e meia.
      Aproveitem a viagem e tudo de bom!

  2. pra começar, a forma que tu escreve já dá uma sensação de aconchego enorme. soa quase como uma canção de ninar mas que não dá sono. dá tranquilidade. e outra coisa, essas fotografias, esse cantinho. que coisa mais linda ♥ deu até saudade do inverno (que eu adoro!).

  3. Aninha você nem imagina o que passou na minha cabeça quando li sua postagem!
    Vi a foto desse sofá dos deuses e pensei que ele será muito gemütlich kkkk. É nóis lindeza!
    Essas fotos suas estão cada vez mais incríveis. Que coisa mais lindinha esse barbante no seu cabelo!
    Por aqui nos trópicos, o carnaval não poderia ser mais acolhedor: em casa, fugindo dos mosquitos, curtindo o amor, leitura.
    Que sua semana de inverno seja quentinha do lado de dentro!
    bjocks
    Márcia

  4. Ai que demais que você entrou no 6 on 6 das meninas, essa ideia de cada um ser de um país diferente é muito incrível, vai ser muito bom acompanhar suas fotos dele mensalmente 🙂 por tudo que você falou sobre essa tal de ~gemutlichkeit, suas fotos foram perfeitas, passaram exatamente essa sensação de aconchego, calma, paz de espírito e enfim… coisa linda essas suas mesinhas de centro ❤

  5. Ana, fiquei contente de saber que voltou com esse projeto porque suas fotos são muito lindas! E sua casa parece super confortável! Alemão não é fácil, mas eu me divertia muito com a lógica de algumas palavras – e nesse caso, muito interessante saber mais sobre essa palavra em específico! Eu amo o inverno porque ele proporciona muuuitas situações de aconchego, coisa que o verão, pra mim, não traz muito. Quem sabe com o tempo eu não aprendo a balancear a preferência? 🙂

  6. Pingback: [6 on 6] Gezelligheid | Paula Abrahão | BLOG

  7. Que delícia essas fotos! Fui até fazer um chazinho pra entrar no clima e comentar aqui, hehe. Os dinamarqueses têm uma palavra parecida – hygge – mas aqui é praticamente um estilo de vida!

    Aproveitem esse aconchego bom de final de inverno :*

  8. Que inveja(no bom sentido, claro) de imaginar este inverno no qual tu se encontra. E eu aqui nessa quentura do Brasil desejando que a temperatura só caia três, ou até mesmo, um grau. Parabéns pelas fotos, pois sem ao menos ler em primeiro momento todo o texto entendi exatamente do que se tratava. É engraçado que em dias frios aproveito o tempo do mesmo jeito com exceção do crochê/ tricô (tenho habilidade nenhuma, então me contento com meu Jardim Secreto kkk). ❤

  9. Ai, Ana.. suspirando aqui por essas suas fotos, só pra variar! Eu amei essa palavra em alemão e todo o significado dela. Como a gente tinha falado antes, alemão é essa língua tão interessante e inteligente, tendo várias palavras legais como esta. Tu passou super esse sentimento de Gemütlichkeit com tuas fotos, amei!! E seja muito bem vinda, é um prazer enorme ter essas suas fotos maravilhosas pro nosso projeto!

    Beijo e bom final de semana super aconchegante :*

  10. Eu amo esse projeto! Foi incrível encontrar ele pela internet há quase um ano! Vocês são uma grande inspiração pra mim!
    E quanta foto linda! Passou muito bem o aconchego que você desejava que passasse! Parabéns!
    Beijos 🙂

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s