minhas plantinhas favoritas

cactuslover_thisgermanlife7

Diga oi para a minha pequena coleção de cactos e suculentas! Eu sou apaixonada por essas plantas! Se pudesse teria mais algumas, mas sempre que apareço em casa com uma nova vem o Kilian e diz: Frau, você já comprou outro cacto?! Na verdade ainda me falta um bem grande de canto. Quando ele menos esperar, vai chegar em casa e dar de cara com um cacto gigante!

cactuslover_thisgermanlife1cactuslover_thisgermanlife4cactuslover_thisgermanlife3

O que me faz ser louca por essas plantas – além de achá-las lindas como parte da decoração – é a praticidade que elas oferecem. Cactos e suculentas são plantas muito fáceis de cuidar. Elas não requerem muita manutenção e pra quem não quer dedicar muito tempo no cultivo de plantas mas mesmo assim faz questão de ter um pouco de verde dentro de casa, elas são uma ótima opção. Elas são de fato a melhor opção para os desatentos que não estão muito acostumados a cuidar de plantas! Se você é do tipo que esquece facilmente de regar, tenho certeza que um cacto cairia bem nas suas mãos. Mesmo se negligenciados por um tempo, eles demoram para dar os primeiros sinais de insatisfação.

Dentro de casa, essas plantas são facilmente cultivadas em vasos e tudo o que precisam para viver é de um lugar bem iluminado e pouca água. Eu nunca tive cactos no Brasil, mas sempre adorei a aparência deles e gostava de vê-los nas praias do litoral cearense. O meu primeiro cacto (foto acima à direita) eu comprei quando cheguei aqui na Alemanha. Ele vai completar 6 anos conosco (na verdade, durante os dois anos que estive no Brasil ele ficou aos cuidados do Kilian) e ainda continua lindão. O pequeno da foto abaixo é da Ikea e os outros fui adquirindo com visitas a lojas de jardinagem.

cactuslover_thisgermanlife2cactuslover_thisgermanlife10cactuslover_thisgermanlife8cactuslover_thisgermanlife5

Eu não sou nenhuma expert no cultivo de cactos, mas acredito que tenho uma mão boa pra cuidar deles! Por isso gostaria de destacar os cuidados que tomo pra deixar minhas plantas felizes e talvez inspirar alguns de vocês a querer tê-las em casa também:

  1. água sem exagero: cactos e suculentas retém bastante água, portanto é preciso ter muito cuidado para não regar excessivamente. Ao regar eu tenho o cuidado de molhar somente a terra, pois as folhas (no caso das suculentas) podem apodrecer.
  2. luz, muita luz: sempre coloco minhas plantinhas no cantinho da casa que pega a maior parte do sol durante o dia. A minha coleção sempre fica dentro de casa, seja no verão ou inverno. Durante o inverno, eu junto todas elas perto da porta da varanda uma vez por semana para um banho de luminosidade.
  3. adubar: a terra perde um pouco das suas propriedades com o tempo, por isso a cada 3-4 meses eu jogo um pouco de adubo e talvez um pouco de terra, caso a planta necessite. Daí aproveito esse momento e com uma luva especial dou uma ajeitada nos tortinhos.
  4. um pouquinho de carinho: quem pensa que planta não precisa de carinho está enganado. Fora os cactos eu tenho várias outras plantas e adoro a presença delas. Eu nem sei se sobreviveria a um inverno cinza e frio sem ter o verde delas dentro de casa!

cactuslover_thisgermanlife9

Quem aí é também louca por cactos? Me conta, quais são suas plantas favoritas?

36 comentários em “minhas plantinhas favoritas

  1. Olá Ana!! Ganhei um cacto que parece ser o mesmo que o seu (à direita) na penúltima foto. Não sei se vc tem curiosidade em saber o nome de cada cacto, mas eu tenho (hahahah) e se vc souber o nome desse, poderia me falar qual é?

  2. Amo cactos e suculentas, mas desisti de tê-los pq tenho uma gata maluca que adora desenterrar ou comer plantas… As suas plantinhas estão maravilhosas! Continue enchendo a casa com elas e deixando o marido louco haha.

  3. Eu não sabia que não pode molhar as folhas das suculentas! Ainda bem que a minha não morreu! Eu tenho uma pequena coleção de plantinhas e elas me trazem tanta energia boa. Durante as minhas férias eu fiquei imaginando como elas estavam sendo cuidadas. Morri de saudades!

    1. Obrigada! Fico super feliz que você gosta delas 🙂
      Eu também adoro ter flores frescas em casa e agora na época das tulipas eu fico louca!
      Boa semana pra você também!

  4. Quanta forurinha, Ana!
    Sua coleção de cactus é maravilhosa e o contraste do verde com a parede branca é de encher os olhos.
    A praticidade do cuidado com os cactus é enorme! Mas há algo nos seus espinhos que me incomoda… Como se eu lesse nos espinhos uma mensagem de: me deixe quieto senão eu te machuco.
    Sabemos que o motivo é outro, mas estou sempre lendo coisas e seres de forma subjetiva 🙂
    Eu amo orquídeas 🙂
    Beijos
    Márcia

    1. Também acho lindo esse contraste! Verde é a minha cor favorita!
      Os espinhos não me incomodam. Vez por outra eu levo uma picadinha, mas também não me incomodo :).
      Adoro as orquídeas e tenho algumas aqui. São também super práticas de cuidar!
      beijinhos

  5. QUE LINDAS! Eu tenho algumas suculentas, queria colecionar também, mas até pra elas que não são exigentes, eu não sou uma boa mãe de plantas, haha. T_T Eu acabo não adubando, esquecendo de cuidar.. É um dos hábitos que eu preciso melhorar pra que elas fiquem tão lindas como as suas. Amei o post! ❤

  6. Também adoro cactus e suculentas justamente por serem fáceis de cuidar. Descobri essas belezinhas quando fui morar fora. Eram as únucas plantas que sobreviviam comigo!! No momento nem tenho nenhum em casa pra minha grande tristeza. Mas ja ja vou comprar a primeira e reconeçar minha coleção!

  7. Na última vez que fui na Ikea, quase comprei 3 mini-cactos num tipo de um kit, mas acabei desistindo por achar que não tinha mais espaço com boa iluminação em casa. Os bem pequenos são muito fofos e a sua coleção está linda com todos os vasos combinando.

    1. Sim, os mini são um amor! Dois dos que estão nas fotos são desse kit. Um, meu marido quebrou sem querer e os outros dois já cresceram e deixaram de ser mini. Gosto dos preços da Ikea, acho sempre mais barato por lá 🙂

  8. Que linda sua coleção, Ana!
    Dei risada aqui no primeiro paragrafo e fiquei imaginando a cara do Kilian no dia que você aparecer com um cacto gigante! hahaha
    Realmente são plantas mais fáceis de cuidar, além de serem umas gracinhas, né? Fiquei com vontade de lotar meu quarto com eles.. e agora? hahaha
    beijos pra você e suas plantinhas fofas :*

    1. E agora compra alguns! Você vai ver como é legal cuidar de cactos! Eles são realmente uma gracinha! Como pode né, plantas cheias de espinhos serem tão ❤
      beijinhos

  9. Primeiramente deixa eu dizer “oi” para a sua coleção linda como vc pediu! Oiiiiiiiiiii! Que lindos Ana! Eu amo essas plantinhas, as suculentas, os cactos, são apaixonantes. Eu já estou até criando um relacionamento com minha flor de pedra, todos os dias vou conversar com ela e falar como ela tá linda kkkkk. Adorei seus cactos, são lindos e dá pra ver que estão radiantes de felizes 🙂

    Bjinhos
    Layde

  10. Que plantinhas lindas, Ana! Elas são de fato muito charmosas e extremamente fotogênicas. Eu nunca tive planta, mas pelo que você disse, elas parecem ser bem fáceis de cuidar… como ainda não temos nosso próprio cantinho, prefiro não me aventurar com a jardinagem, mas é uma coisa que penso pro futuro com certeza! Minha mãe sempre gostou de ter violetas em casa e quando eu era criança tínhamos uma samambaia enooooorme! Beijos!

  11. Mais uma paixão compartilhada por os, coração!
    Estou APAIXONADA pelas suas crianças, sao todas lantinhas muito lindas!
    Eu não tenho o menor jeito com plantas, apesar de adorá-las!
    Mas com cactos e suculentas eu fico tranquila porque sei que as bichinhas são bem resistentes!
    Adorei as fotos, as dicas, TUDO! ❤
    Um beijo bem grandão

    1. Verdade <3. A nossa conversa sobre cactos me inspirou a fazer o post! Quero agora um do tamanho do teu lindão! Obrigada pela visita amiga, sei que você continua muito ocupada. Espero que volte logo a postar suas novidades!
      Beijo no coração!

  12. Só lindeza. Estava com saudade do seu cantinho e quando venho visitar me deparo com essa postagem maravilhosa, hihi.
    Eu tenho duas suculentas e um cacto, mas acho que não consigo cuidar deles não. Eu estava regando tudo direitinho, conforme minhas pesquisas porém, ao mudar de vaso, as folhas de uma suculenta saíram e ela ficou muito pequenininha. Reparei nas suas fotos que você não tira o vaso de plástico dela. Coloca por dentro do outro vaso. É preciso deixá-la nesses vasinhos que já vem quando compramos? Será que estou errando nisso? Preciso de um help, hahahahaha
    Beijinhos… ;*

    1. Que legal, obrigada pela visita Kellen 🙂
      Eu nunca tiro as plantas dos vasinhos de plástico. Sei que tem gente que planta o cacto direto no vaso e funciona, mas eu nunca fiz. Já vi que tem gente que planta até em xícaras. Não acredito que seja preciso deixá-las dentro do vaso de plástico. Te desejo mais sorte com suas plantinhas, já até vi as fotos delas no instagram! E não pense que vc não consegue. Talvez só te falte um pouquinho de prática e isso a gente ganha com o tempo :). beijinhos

  13. Eu acho suculentas lindas mas nao tenho nenhum cacto. Eu tenho tentando cuidar de duas orquideas mas a bichinhas sao dificeis demais de agradar…rsrs. Sua colecao e super bonita e elas parecem “felizes”…rs.
    Beijinhos

    1. Que nada, as orquídeas são super fáceis tb Monique! Eu tenho três em casa e elas já são velhinhas. Elas tb não precisam de muita água, gostam de janelas, mas detestam sol direto em cima delas. Saiba que elas dão uma pausa tb. As flores caem, dái vc tem que cortar no tronco as hastes mortas se precisar. Mas elas sempre voltam a florir. Vez por outra é bom colocar um pouco de fertilizante de orquídeas. Eu diluo na água e rego.
      bjo

  14. Adorei o post, porque eu consegui matar um cacto lá em casa e lendo, descobri meu erro: não adubei 😦
    Eu gosto muito de cactos e suculentas, acho bonitos, e gosto de ter verde por perto. Os seus estão lindos. Beijos!

  15. Seus cactos são realmente muito lindos e dão um charme a decoração! Sempre quis fazer um jardinzinho aqui em casa, mas sei que me dará um pouco de trabalho, mas com essa idéia sobre os cactos, fiquei empolgada de ter um também! Aaaa suas fotos então lindas, como sempre!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s