Dresden e o Parque Nacional da Suíça Saxônica

dresden_thisgermanlife1

Demorou muito até eu finalmente tirar um tempo pra visitar Dresden. Capital da Saxônia, a cidade fica a três horas de Nuremberg. Um bate-volta no inverno é quase impossível, por isso reservamos dois dias pra visitar a cidade e arredores. Entre o bombardeio aliado que destruiu quase todo o seu centro na Segunda Guerra Mundial e os quase 50 anos de ocupação soviética durante a Guerra Fria, eu pensava que provavelmente não haveria muito mais com o que me impressionar. Mas a também chamada Florença do Elba, referência ao seu conjunto arquitetônico e ao rio que cruza a cidade, me provou neste último fim de semana o quanto eu estava errada a seu respeito. Dresden é sem dúvidas, uma das melhores cidades para se visitar na Alemanha. Imagine só a sensação de andar pelas ruas de uma cidade que durante a guerra foi praticamente reduzida a pó. Cerca de 90% do centro histórico de Dresden foi destruído e toneladas de bombas vitimaram mais de 25 mil pessoas. Intrigante é saber que o fim da guerra era só uma questão de tempo quando a cidade foi violentamente bombardeada. Dresden não era uma cidade industrial ou de importância estratégica, mas mesmo assim ela não foi poupada e todo um patrimônio foi transformado em ruínas .

Uma cidade que se reergueu das cinzas!

Eu fiquei totalmente boquiaberta observando todos aqueles prédios com arquitetura barroca fascinante ao passo que o Kilian (meu livro de história ambulante) me contava sobre os detalhes da devastação durante a guerra.

dresden_thisgermanlife2 dresden_thisgermanlife3dresden_thisgermanlife18

A igreja da foto acima por exemplo, a Frauenkirche, ficou em ruínas e permaneceu no mesmo estado durante toda a ocupação soviética. Após o fim do regime comunista e da reunificação da Alemanha com a queda do muro de Berlim, deu-se início o seu processo de reconstrução, que foi financiado através de doações. O processo de recuperação levou 13 anos e só em 2005 foi concluído. O mais incrível é que pedaços originais da igreja foram guardados, catalogados e reutilizados na reconstrução!

As grandes atrações da cidade ficam no centro e é muito fácil visitar todas elas a pé. Não estou escrevendo sobre cada uma aqui porque eu sou uma péssima contadora de história. Além do mais, nós não fotografamos tudo. Eu confesso que fazer fotos em cidades lotadas de turistas não é a minha praia. Bom, quem me acompanha já sabe que o objetivo do blog não é apresentar roteiros de viagens, mas sim as nossas impressões sobre os lugares que visitamos! Além do centro, fizemos um passeio pelo Neustadt, que é a parte nova da cidade. Lá tem vários lugares legais, livrarias, cafés alternativos e uma atmosfera bem legal.

dresden_thisgermanlife4dresden_thisgermanlife11dresden_thisgermanlife19dresden_thisgermanlife20dresden_thisgermanlife14

Talvez vocês devam saber através das notícias que Dresden tem sido palco de demonstrações do PEGIDA (sigla para Patriotische Europäer gegen die Islamisierung des Abendlandes ou Europeus Patriotas contra à Islamização do Ocidente), uma organização xenofóbica que se opõe à imigração dos mulçumanos na Alemanha. Em meio à essa crise migratória, eu achava que o clima na cidade estaria um pouco tenso. Mas estava tudo tranquilo. Vimos duas pequenas manifestações a favor dos refugiados e muitos, muitos cartazes contendo “Refugees Welcome” espalhados pela cidade.

dresden_thisgermanlife17dresden_thisgermanlife13dresden_thisgermanlife21dresden_thisgermanlife16dresden_thisgermanlife22

No dia seguinte nós acordamos cedinho e pegamos a estrada até a região do Parque Nacional da Suíça Saxônica, já quase na fronteira com a República Tcheca. Eu já havia visitado essa região no verão do ano passado, mas o Kilian ainda não a conhecia. Então nós aproveitamos que ela fica somente a 30 km de Dresden e fomos passar o dia por lá. Estava uma manhã tão fria e um cenário tão inspirador que tivemos que parar no caminho pra fotografar!

suiçasaxonica_thisgermanlife11dresden_thisgermanlife5 dresden_thisgermanlife6suiçasaxonica_thisgermanlife7suiçasaxonica_thisgermanlife8 dresden_thisgermanlife8

O Parque Nacional da Suíça Saxônica possui 79 km de extensão e uma natureza fenomenal. A origem das montanhas de arenito formadas acima do rio Elba, resultado de ações erosivas, é geologicamente bastante remota. A gente se sente até um pouco insignificante, como uma formiguinha, diante da grandiosidade de todas aquelas formações rochosas tão peculiares. Na foto abaixo a ponte Bastei (lê-se bastai). Foi tão bom ter ido cedinho, porque o lugar ainda estava vazio e deu pra caminhar e fotografar tranquilamente por lá. Os arredores do Bastei contém centenas de trilhas. Nós pegamos uma delas com duração de 3 horas, sempre beirando o rio Elba e fomos até o pico (à direita) da montanha que aparece na foto atrás do Bastei. Uma delícia de caminhada! Quando voltamos a ponte estava super lotada, impossível de transitar sobre ela. Ponto pra mim que fiz questão de acordar cedo!

suiçasaxonica_thisgermanlife1suiçasaxonica_thisgermanlife5suiçasaxonica_thisgermanlife6suiçasaxonica_thisgermanlife12suiçasaxonica_thisgermanlife9suiçasaxonica_thisgermanlife10suiçasaxonica_thisgermanlife13

O Bastei é aberto o ano todo e a entrada é grátis. A forma mais acessível para se chegar lá é de carro, porém existem conexões de ônibus saindo de Dresden. Esse passeio é imperdível, não canso de recomendar! Imperdível também é sentar no Camondas, bem na frente da igreja Frauenkirche, pra tomar um delicioso chocolate quente. Provavelmente o melhor que já tomei na vida!

49 comentários em “Dresden e o Parque Nacional da Suíça Saxônica

1. Carambaaaaaaaaaaaaa Anita !!!!!! Cada foto maravilhosa!!!! A cidade que é maravilhosa ficou sensacional……

2. Amo Dresdeeeeen, principalmente na primavera (está chegando, grazadeus rs) ❤ adoro essa arquitetura. Suas fotos como sempre muito lindas. Cada dia você cresce mais!
    Ah nao conhecia esse Parque Nacional da Suíça Saxônica. Que lugar lindo! Vou tentar convencer o S a dar uma passada por lá, já que estamos planejando ir a Praga em Abril. Me inspirou, flor 😀

3. Oi Linduca!!!
    Dresden é tudo isso que você viveu e fotografou… Reviver a cidade nas suas fotos foi muito gostoso. Fico aqui me perguntando como é que suas fotos ficam com um “que” de antigas, talvez um pouco beges, não sei explicar que vida é essa que elas têm. Só sei que tem “character” e me encantam. Em breve, você me explica o truque 🙂
    Sempre que vou a Alemanha, visito Dresden. Não só pela cidade em si, mas por um amigo de pós graduação que mora lá com sua família. Ele é muçulmano, é a pessoa mais pura e doce que já conheci. Me parte o coração perceber que Dresden, através de seus rostos mais violentos, não o querem por lá 😦
    Beijos querida!
    Márcia

4. Hallo liebe Ana. Muito obroligada por este post magnifico. Desculpa, mas a Ana nao é uma péssima contadora de história, bem ao contrario. Adorei o facto de ser basiado na sua experience e feeling. A minha familia materna é alema, eu vou varias vezes ao teu pais mas nunca fui a Dresden. Achei lindo e adorei o Bastei. Ana as suas fotos sao dignas de um grande fotografo. Bon weekend 😉

1. Hallo! Eu é que agradeço a sua visita! Muito obrigada por acompanhar o post e pelo eleogio, claro! Fico feliz que você gosta das minhas fotos 🙂
      Bom fim de semana pra você também!
      xxxx

5. Olá Aninha, eu adorei essa cidade, uma pena que só passei de ônibus vindo da República Tcheca, achei os prédios e o ambiente fascinante, ainda quero ir a muitos lugares na Alemanha, foi um país onde achei tudo incrível, não tem nem o que falar das fotos, estão incríveis como sempre, outra coisa é que adorei foi a sua mochila, haha! Beijos

6. Pra quem gosta de história, principalmente relacionada à segunda guerra, a Alemanha é um país fantástico. E não só isso, porque também há muita natureza e outros tipos de atrações por aí, né? É um país admirável!

As fotos estão espetaculares, como sempre! Massss uma me chamou a atenção: essa foto em que aparece o tram amarelo com esse prédio maravilhoso ao fundo. Que lente você usou? Que foto maravilhosa!

7. Ana, toda vez que venho aqui fico maravilhada com suas fotos, hahaha de verdade! Além de serem perfeitas (nos ângulos e composições) a sua edição também é incrível Eu tô sempre procurando fotógrafos novos pra me inspirar, e você já entrou nessa minha lista, haha. Fora isso, cada vez fico com mais vontade de conhecer a Alemanha, e tô adorando ler mais sobre o país por aqui. Beijos ❤

8. Ahh Dresden é uma cidade linda mesmo, eu adorei ter conhecido. Tanto coisa bonita, tanta história pra contar… Já a Suiça Saxinuca não conheci, mas morro de vontade. Quando a gente foi, eu grávida e sem carro não ia rolar ir até lá. Mas é uma região que quero muito conhecer!

9. Bastante gente em Berlim já me disse pra ir visitar Dresden, mas por enquanto ainda não fui. As fotos estão lindas. A igreja ficou em ruínas mesmo. Pelas fotos, fizeram um trabalho de reconstrução incrível.
    Que bom que a situação está tranquila em relação ao PEGIDA e aos refugiados. Sempre tenho a impressão de que Dresden é a cidade mais tensa quanto a isso.
    Se não me engano, o primeiro post que eu li por aqui foi sobre o Bastei. Lembro que mandei o link do post pro meu marido e disse que eu queria ir visitar. Ainda não fomos, mas está na lista.

1. Sim, parece que o PEGIDA está perdendo as forças, o que eu acho maravilhoso! Eu já escrevi sim um pouquinho sobre o Bastei no ano passado, legal que você lembra!

10. Suas fotos são sempre um encanto. Tenho me aprofundado um pouco na história da Segunda Guerra e isso tem despertado um vontade enorme de conhecer esses lugares que vivenciaram tudo aquilo.
    Eu gostei muito das últimas fotos!
    Beijos… ❤

11. Que lugares mais inspiradores….sem falar nas suas fotos que realmente transmitem a essência do lugar…..mais dois lugares que colocarei na minha lista de lugares a visitar, por sua indicação! 😀

12. Dresden é realmente uma das cidades mais lindas da Alemanha! Fui lá ano passado e também fiquei impressionada com a beleza e arquitetura, mesmo no auge do PEGIDA, o clima era convidativo e amigável, típico do leste alemão. Adorei as fotos ❤❤❤

13. Essa Alemanha tem tantas cidades com tanta história que fico arrepiada aqui só de imaginar visitá-las. Já fiquei assim com Koln, imagina visitando mais e mais desse país incrivel e lindo, que dona Ana fica fazendo a gente querer pegar o próximo voo pra essas terras! haha
    Babando aqui em todas as fotos, querendo ir passear por Dresden e depois fazer essa trilha pra ver essas belezas da natureza ❤ Essa vida é tão curta que me pego a pensar se realmente vou conseguir visitar todos os lugares que quero! haha
    Post lindo, como sempre, Ana!

ps: tu ja foi em Bremen?
    Beijão :*

1. Socorro, eu penso a mesma coisa! Infelizmente comecei a explorar o mundo muito tarde. Veja bem, a primeira vez que saí do Brasil eu tinha 27 anos. Então agora tenho que recuperar o tempo perdido! Sei que talvez não vou conseguir conhecer todos os lugares que sempre sonhei, mas é uma satisfação imensa riscar mais um lugarzinho da minha lista! Ainda não conheço Bremen 😦
      Obrigada por acompanhar o post e pelo carinho de sempre!
      beijos
      xxxxx

14. Que lugares lindos! Eu não fazia ideia que Dresdem era essa lindeza toda. Meu Deus! Fiquei morrendo de vontade de conhecer. E quando digo de fotos de viagem, é disso aí que to falando, Ana. Todas parecem cartões postais! Beijos

1. ahhh que delícia de comentário! Achei muuuito fofo! Kilian é meu marido e eu o chamo assim porque ele é muito foda em história e geografia. Então andar com ele é a mesma coisa que ter um livro ao meu lado ❤

15. Meu marido e eu somos fascinados por tudo que envolve a segunda guerra e Dresden é uma das principais cidades no roteiro que queremos fazer um dia. Deve ser triste, mas muito interessante visitar um lugar assim. E esse parque maravilhoso? :O Amei as fotos, como sempre! ❤

1. Dresden e Berlim são um prato cheio pra quem se interessa pela II guerra. E olha, dá pra combinar um bate-volta de Berlim facilmente. A cidade é incrível, fiquei sem palavras! Obrigada por acompanhar o post ❤

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )