Tulipas to go

tulipasparalevar_tgl04

Blumen zum Selbstschneiden é o nome que se dá à essa maravilha: ir a um campo de flores, cortar você mesma as suas e depois levá-las pra casa feliz e satisfeita! E isso tudo na base da confiança! Funciona assim: você escolhe e corta as suas tulipas, só que não existe uma pessoa lá cobrando pagamento e controlando quem entra e sai do campo, mas sim uma caixinha ou um potinho onde se deve colocar o dinheiro. Cada tulipa custa 0,45 centavos e o negócio super funciona. Acredito que ninguém corta flor e vai embora sem pagar, ou então espera anoitecer pra ir de fininho.

tulipasparalevar_tgl07tulipasparalevar_tgl05tulipasparalevar_tgl01

Essa pessoa linda de vestidinho branco é a Carla, uma das editoras da Revista Oca Pop (@revistaocapop), onde eu tenho o prazer de ser colaboradora (links das matérias na página “sobre” do blog). Eu a visitei recentemente em Weil am Rhein, uma cidade do ladinho de Basel e logo no primeiro dia, que estava super ensolarado, nós tivemos a ideia de colher tulipas! O campo era pequeno, nada tão espetacular como os campos de tulipas na Holanda, mas deu pra gente se divertir e a Carla além de levar essas belezuras que cortou pra casa, ainda ganhou mais um buquêzinho do senhorzinho que parecia cuidar do campo. Ele viu que estávamos fazendo as fotos e nos disse que as tulipas já abertas são lindas para fotos, mas que as mais fechadinhas duram muito mais em casa. Fica a dica!

tulipasparalevar_tgl09tulipasparalevar_tgl02tulipastogo1tulipasparalevar_tgl0tulipatogo

Somente flores pagas trazem alegria (Freude) e amigos (Freunde), diz o cartaz acima. Ainda diz mais: nós confiamos em você! Que mentalidade hein <3. O que você acham: será que esse tipo de negócio funcionaria no Brasil? Eu tenho minhas dúvidas, mas não me custa nada imaginar o quanto seria lindo se algo do tipo pudesse dar certo no nosso país. Quero saber a opinião de vocês!

Anúncios

47 comentários sobre “Tulipas to go

  1. Pingback: O mês dos morangos na Alemanha | This German Life

  2. Pingback: Um passeio pela Alsácia | This German Life

  3. Pingback: Self-service de flores na Alemanha | Germanofonia

  4. que lugar lindo! ♥
    eu realmente gostaria que algo assim funcionasse por aqui, mas infelizmente acho meio difícil 😦 pelo menos não em cidades maiores, sabe? talvez no interior/cidade pequena, algo assim desse certo, enfim… lindas fotos, como sempre! 🙂

  5. Oi, Ana!
    Primeira vez aqui no seu blog mas estou devorando ele ❤ Cheguei através de um post da Kah (Coffee, Rock and Beer) que te indicava no Instagram e, ó, não me arrependi nem um pouquinho 😉
    Sabe que eu acho que talvez até funcione por aqui no Brasil? Ano passado quando tive a oportunidade de visitar Londres e vi aqueles caixas todos de supermercado em que você mesmo passa e embala a compra, eu fiquei encantada, achando o máximo. Eis que uns 6 meses depois na minha cidade, interior de SP, vi algo muito parecido no supermercado do meu bairro e tem dado super certo!
    E o que falar das fotos maravilhosas? ❤
    Um beijo!

    • Oi Lívia, que bom receber sua visita! Desculpa a demora em responder, estive viajando. Fico feliz que você chegou aqui pelo blog da Ka 🙂
      E que legal ler esse teu relato! Legal mesmo que esteja funcionando. Infelizmente a imagem do nosso páis é tão manchada que acabamos duvidando muito do nosso próprio potencial. Fico torcendo aqui pra que a iniciativa na sua cidade continue dando certo!
      Obrigada pelo elogio ❤
      beijos

  6. Que coisa mais linda!!!
    Na faculdade a gente implementou uma venda de doces nesse esquema, ficava lá o doce e a caixinha pra você depositar o pagamento. A maioria do pessoal pagava certinho (e inclusive pegava o troco e fazia todo o corre do dinheiro), mas sempre tinha um ou dois que queriam ser ~espertos~, mas se alguém pegava tinha humilhação pública (pesada) e o número de imbecis permaneceu bem pequeno por isso.

    • Que legal! Eu não sou boba de afirmar com 100% de certeza que aqui não tenha certos espertinhos também. Mas no geral, o alemão é bem honesto nesse quesito. O que não é dele não é e pronto. Obrigada por compartilhar essa experiência positiva aqui comigo!

  7. Oii, tudo bem?
    Nossa que lugar lindo *-* Sou apaixonada por tulipas e adoraria ter um campo assim perto de casa. Pra ser sincera eu acho que hoje algo assim não funcionaria aqui no Brasil, mas com trabalho e uma boa educação, quem sabe daqui a algumas gerações.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

  8. Oi Aninha! Eu adoro esse sistema baseado na confiança e na honestidade. E isso acontece não só com as tulipas, mas também nas idas em alguns supermercados onde você mesmo scaneia e paga sozinha as suas compras. Acho isso o máximo, mas não sei se algo assim ou como você relatou no post funcionaria no Brasil. Claro que há pessoas muito honestas, mas eu acho que precisaria de muitos e muitos anos pra mentalidade do brasileiro em geral mudar. Veremos. Mas como a Márcia citou, temos sim, bons exemplos. Bjs

    • Sim, Sandrinha! Obrigada por salientar mais esse exemplo. Querendo ou não, sempre que vou na Ikea e pego a fila do scaneamento fico me perguntando…e se fosse no Brasil?! Triste ter que ficar se perguntando isso. Mas no fundo isso reflete a minha vontade de que lá as coisas pudessem ser no minimo parecidas 😦

  9. Oi querida!
    Aqui no Brasil foi feita uma iniciativa interessante numa faculdade do sul.
    Colocaram um freezer cheio de picolés no corredor e uma caixinha pra receber o pagamento, sem ninguém cobrando, assim como no campo de tulipas que você belamente fotografou.
    Foi constatado que 7% dos picolés consumidos não foram pagos.
    Sabe que eu me surpreendi com o resultado? Achei inicialmente que o índice de safadagem, pra não dizer furto, seria maior, haja visto que brasileiros não estão acostumados com tamanha “confiança”.
    Sinceramente não sei dizer se negógios assim funcionariam ou não no Brasil… Mas nos sinto um pouco mais abertos a novos modelos de negócios.
    Beijos

    • Oi Marcinha, obrigada por compartilhar isso aqui! Eu não sabia dessa iniciativa e depois do seu comentário fui pesquisar e achei até mais coisas do tipo acontecendo. É de encher o coração de alegria!
      beijos

  10. Que lugar lindo! Você disse que é perto de Basel, né? Eu vou estar a 1h de Basel, ano que vem na primavera quero ir. Amo tulipas, acho das flores mais bonitas. Essas fotos estão lindas! Você arrasa muito, Ana, parabéns!

  11. Lindas tulipas e lindas fotos!!! Preciso dar uma olhada nessa revista, com ctz vou achar mta coisa bonita por la!!

    Dessa ultima vez que fui na Alemanha não me aguentei e comprei um buquezinho de tulipas no supermercado para enfeitar o ap! Mas dura pouco né! Que pena!!

    Acho no Brasil difícil funcionar tão bem assim um “mercadinho” desse, mas às vezes, numa fazenda distante com acesso mais difícil a coisa vai!

    • Olá Cassia!
      A nova edição da revista vai estar no ar em alguns dias. Ela é realmente muito interessante! Segue a pagina dela no insta pra receber as novidades :).
      Aqui em casa um buquê de tulipas dura uma semana. Você tem que corta as pontinhas na diagonal e trocar a água sempre que preciso, dessa forma elas podem durar até mais que uma semana!

  12. Hahaha Aninha só rindo pra não chorar… Infelizmente sem divida nenhuma isso não functionaria aqui no Brasil de meu Deus e é com um aperto no coracao que digo isso ☺️. Mas que Bom que temos pessoas como voce que tem mania de olhar o Mundo da sua forma e compartilhar aqui com a gente… Allegra mesmo nossas vidas. ObrigAda pelo o post lindão …. Um beijo

    • Pois é Havinha, será que em algum interior não funcionaria? Acho que vale a pena dar um crédito, afinal também existe gente honesta no Brasil, como você <3.
      Obrigada por acompanhar os posts, querida! Sempre fico feliz com tuas visitas! Beijos em você e em fortal!

  13. Amo tulipas! ❤ Comecei a gostar delas na Holanda e por lá também tinha essa ideia de comprar as tulipas sem ter alguém para cobrar, mas lá as tulipas já estavam colhidas. Lá também funcionava bem, eu acho. As fotos estão lindas!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s