Um passeio pela Alsácia

O post de hoje está super colorido com toda a beleza das casinhas em estilo enxaimel, arquitetura bem típica encontrada em várias cidades alemãs. Mas dessa vez o nosso destino foi a Alsácia, uma região vinícola encantadora situada no leste da França, bem coladinha na Alemanha e na Suíça. Um fato histórico muito interessante sobre essa região é que ela já foi motivo de discórdia e disputa durante muitos anos entre a França e a Alemanha. A Alsácia já pertenceu ao território germânico várias vezes, fato que resultou em uma mistura cultural com grande influência germânica, não só em termos de arquitetura mas também gastronômicos. Eu visitei três cidades nessa região nos últimos dois meses e compartilho aqui no blog um pouquinho das minhas impressões!

Strasbourg

Essa foi a minha primeira visita à capital da Alsácia. E o dia estava simplesmente lindo! Uma temperatura super agradável, típica dos dias de primavera, que nos possibilitou caminhar tranquilamente pela cidade. Engraçado é que já morei a pouco mais de duas horas de Strasbourg e nunca tive a oportunidade de visitá-la. Enfim, a oportunidade surgiu quando estávamos a caminho da Suiça. Conhecer Strasbourg em um dia tão bonito fez a nossa visita curtinha ser ainda mais especial. Rapidamente fomos tomados pela atmosfera amigável da cidade e caminhamos horas por suas ruas estreitas super charmosas, que pra mim já foram a grande atração do dia.

estrasburgo_thisgermanlife5estrasburgo_thisgermanlife4 estrasburgo_thisgermanlife11estrasburgo_thisgermanlife3estrasburgo_thisgermanlife1

Cidades com esse tipo de arquitetura são um colírio pra mim! Mesmo já tendo visitado inúmeras aqui na Alemanha, eu nunca me decepciono quando visito mais uma. Tem gente que não vê graça e acha tudo uma coisa só. Eu já acho que cada uma tem uma peculiaridade que faz a diferença. Eu me interesso também pelo background dessas cidades. Adoro saber que estou andando por ruas históricas, é como se de certa forma eu pudesse voltar no tempo.

Visitamos a bela Catedral de Notre-Dame, tão magnífica que até tive dificuldade de enquadrá-la. Quando eu visitar Strasbourg novamente quero ir até o topo, a vista deve ser espetacular!

estrasburgo_thisgermanlife2estrasburgo_thisgermanlife10

Por último, visitamos o bairro Petite France. Apesar do nome, o bairro possui arquitetura predominantemente germânica. De lá tem-se uma vista privilegiada dos canais que dividem o bairro e das torres da cidade. Coisa linda de se ver! O Kilian fez uma foto minha que gostei muito :).

estrasburgo_thisgermanlife8estrasburgo_thisgermanlife7

Eguisheim

Eguisheim é um dos vilarejos medievais super charmosos da Rota do Vinho. As ruas são super estreitas, as casinhas são coloridas e existe em cada detalhe uma certa rusticalidade que me encanta. Dá pra acreditar que tudo isso ainda pode ficar mais lindo? No verão esse vilarejo francês se transforma! Pelo que vi em outros sites, ele fica todo decorado com flores e muito mais cheio de cor e vida. Uma pena que quando fui estava chovendo e as fachadas ainda não estavam decoradas. Quem me levou pra conhecer esse vilarejo fofo foi minha amiga ocapoper Carla. A cidade é muito pequena, por isso umas 2 horas é quase que suficiente pra ver tudo. Não tenho dúvidas que voltarei lá na época das flores!

eguisheim_thisgermanlife4eguisheim_thisgermanlife1 eguisheim_thisgermanlife2 eguisheim_thisgermanlife5 eguisheim_thisgermanlife3eguisheim_thisgermanlife7 eguisheim_thisgermanlife6

Colmar

Eu e Carla saímos de Eguisheim e fomos até Colmar, que fica somente a uns 8 km de distância e lá. O que dizer dessa cidade? Ela é simplesmente LINDA! Ela é bem maior que Eguisheim e dá pra passar muito mais tempo por lá. Ela é um dos pontos principais da Rota do Vinho e também fica ainda mais charmosa na época das flores. Confesso que queria ter visto Colmar florida, do jeito que sempre imaginei. Mas isso não foi motivo algum de decepção, porque só o colorido lindo das fachadas foi o suficiente pra me deixar deslumbrada. A parte mais fofa da cidade é sem dúvida a Petite Venise, onde fiz as fotos abaixo. Não é um verdadeiro colírio?

colmar_thisgermanlife2 colmar_thisgermanlife1colmar_thisgermanlife5colmar_thisgermanlife4

E a delicadeza dessas janelinhas, não é pra morrer de amor? ❤

colmar_thisgermanlife3

Quero muito voltar na Alsácia pra conhecer as outras cidades da Rota do Vinho. Mas da próxima vez vou tentar ir no verão, pra não correr o risco de ver essas cidades sem flores :).

 

20 comentários em “Um passeio pela Alsácia

  1. ai essas construções são tão charmosinhas, e essa catedral de notre-dame é uma coisa linda, né? além de parecer absurdamente enorme, hahaha. aquela sua foto na frente das plantinhas tá muito linda (assim como todas do post, como sempre, haha). ♥

  2. Todas as fotos ficaram lindas como sempre, mas essa sua com essa saia está maravilhosa! A cor da saia fez um contraste incrível com as folhagens no fundo. Beijos.

  3. Conheci a Ausacia e Colmar ano passado, achei lindas as cidades, bem cuidadas, muito encantadoras. Quero voltar outra vez, lindas suas fotos!!!

  4. Adoro esse estilo medieval das cidades que voce visita, deve ser uma delicia andar num lugar tao charmoso e tao cheio de historia.
    Beijinhos

  5. Olá,
    Teu blog foi um achado maravilhoso!
    Parabéns pela delicadeza que descreve e belas fotos. Ainda não li tudo, mas vou ler e comentar. ☺
    Estava afastada das visitas aos blog’s (culpa das redes sociais!), porém é muito melhor vir ao blog pra ler ou ver as fotos.
    Até outro post!
    Prazer,

  6. Amo o contexto histórico que você coloca. ❤ Nem tenho o que falar desse lugar, né? Essa arquitetura é muito encantadora! Tudo lindo lindo! Incluindo essa sua saia maravilhosa e esse guarda-chuva. :O

    1. Obrigada, Katarinha! Eu gosto de história, mas sou péssima hehehe. Daí pro blog é sempre importante acrescentar algo do tipo, torna o post mais rico 🙂
      Menina, e essa saia foi um achado! Estou louca por ela!

  7. aiiii tudo tão maravilhoso!! Eu fico doidinha com essas arquiteturas e as fachadas coloridas, realmente isso já é uma baita atração. Muito gostoso andar assim pelas ruas e se perder num lugar tão charmoso assim, né? Essa região também tô namorando faz um tempinho ela.. quem sabe num combo junto com a Alemanha eu vá conhecer (sempre arranjando motivos pra voltar pra Alemanha, veja bem.. haha)
    Todas as fotos estão maravilhosas, mas essa que o Kilian tirou sua tá a mais linda de todas ❤

    1. Com certeza dá pra você combinar, Taís! Muita gente gosta de visitar a região da floresta negra e a Alsácia não fica longe de lá. Obrigada pelo elogio! Eu amey essa foto ❤
      bjos

  8. Nossa que lugar gostoso! Sem dúvidas essas fotos estão lindas demais, realmente mais cheias de cor. Adorei! E essa foto sua que o Kilian tirou, está um encantooo! Adorei a foto que vc fala das janelinhas lindas, realmente é de prender o olhar. Amei Ana! ❤

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s