um resumo até as 25 semanas de gravidez

babythomas_5_25semanas

Hoje completo 25 semanas de gravidez e olhando um pouco pra trás eu vejo como esses 175 dias foram intensos. Agradeço a cada minuto por ter conseguido chegar tão longe! Eufórica, eu quis escrever um post sobre cada marco alcançado, tinha tudo planejado na cabeça. Mas nem sempre a gente consegue colocar em prática o que idealizamos. Sei que cada dia de uma gravidez tem que ser celebrado, mas os marcos são os momentos mais especiais a serem lembrados e como até agora eu não consegui escrever nenhum diário de gravidez (eu não gosto dessa expressão :/) resolvi fazer um resuminho de como tem sido tudo desde o começo, enfatizando os momentos mais marcantes até agora.

O primeiro trimestre

As 13 primeiras semanas, que marcam o final do primeiro trimestre literalmente se arrastaram. Chegar a essa semana deve ser motivo de comemoração. Os três primeiros meses podem ser bastante complicados e para algumas mulheres uma fase bem difícil, pois o risco de um aborto espontâneo é ainda alto. É também a fase em que muitas passam mal e se sentem indispostas. Eu devo dizer que me sinto privilegiada por ter tido um início relativamente fácil. Tive cólicas fortíssimas logo quando descobri a gravidez e fiquei alguns dias de repouso. Mas não tive enjoos, azia, desejos, fome ou qualquer coisa do tipo. As vezes era até difícil de acreditar que eu estava realmente grávida porque eu não sentia absolutamente nada! Até que o sono excessivo e uns sonhos muito loucos apareceram e me fizeram acreditar que algo estava realmente em evolução dentro de mim. Eu que nunca fui de tirar soneca no meio da tarde cheguei no ponto em que poderia passar o dia inteiro dormindo se me deixassem. Eu me cuidei bem, repousei e confesso que me tornei até um pouco paranóica com as coisas que comia e com os movimentos que fazia. Tive muito, muito medo de perder esse bebê e não via a hora de chegar na bendita semana 13. Com 12 semanas o bebê já tinha forma, não era mais o amontoado de células que tínhamos visto no comecinho. Aqui é tudo muito diferente do Brasil. Eu por exemplo, não fiz nenhum exame de HCG e tive a minha gravidez confirmada pelo médico quando ainda não tinha nem saco gestacional dentro de mim. Mas como assim doutor? Não tem nada aí dentro e o senhor me confirma que eu tou grávida? Obviamente ele sabia o que tava dizendo, tanto que uma semana depois eu já tinha saco gestacional com bebê dentro. Por conta das cólicas, fiz ultrassonografias com 5, 6, 7 (quando vi o coraçãozinho dele batendo) e 12 semanas que confirmaram que a gravidez era viável. Ufa! Terminamos o primeiro trimestre um pouquinho preocupados com a minha pressão, que esteve alta por alguns dias. Tive que ficar em observação e controlando a pressão todos os dias por duas semanas. Felizmente ela baixou e estabilizou.

25semanas_thisgermanlife2

17 semanas

Com 16 semanas e 6 dias nós descobrimos o sexo do bebê. Foi um momento muito especial, especialmente pra mim que estava super ansiosa pra saber. Eu contei aqui como foi. Notei que minha pele começou a melhorar. Antes de engravidar meu rosto e costas estavam tomados de espinhas. De repente elas sumiram! Eu estava pronta para viver o famoso momento “glow” dessa gravidez! Eu estava me sentindo muito bem. Super ativa e cheia de vida. Notei que meu cabelo também ficou melhor e crescia mais rápido. As unhas também. Thomas começou a me fazer um bem imensurável! Começamos a comprar algumas coisinhas pro bebê e o carrinho foi a nossa primeira aquisição.

19 semanas e 4 dias

Tivemos a nossa lua de mel da gravidez, bem do nosso jeito. Acampamos e fizemos três dias de hiking nas dolomitas. Aproveitei a disposição pra fazer o que tanto gosto. Um dia depois de retornar da Itália eu senti o bebê mexer! Exatamente com 19 semanas e 4 dias. Não foi nada de gases ou sensação de borboletas dentro da barriga como muitos dizem por aí. Foi um cutucão do lado mesmo! Muitas mulheres começam a sentir movimentos bem cedo e eu me perguntava o porquê de não senti-los já estando na metade da gravidez. Alguns dias depois descobri que tenho placenta anterior, ou seja, ela fica bem em cima do bebê e neste caso funciona como um amortecedor de impacto rs. Mexer ele mexia, disso eu não tinha dúvida. Nas ultrassonografias dava pra ver que ele era ativo. Eu só não conseguia sentir os movimentos por causa da localização da placenta. Depois desse dia os chutinhos ficaram ainda mais fortes e frequentes a ponto de fazer a minha barriga dar uns saltinhos. Senti-lo mexer pela primeira vez foi o momento mais mágico até agora!

20 semanas – a metade do caminho

Além da emoção de sentir o meu bebê mexer, essa semana foi muito especial também porque nela a minha barriga desandou a crescer. Fez um verdadeiro puft da noite pro dia! Com isso comecei a sentir dores nas costas, especialmente durante a noite. Comecei a sentir mais fome e meu apetite aumentou muito. Tudo o que eu comia me dava uma satisfação imensa. Aposentei as calças jeans e abracei o meu corpo grávido me presenteando com duas calças de gestante. Fiquei encantada com o conforto que elas me trouxeram. Comecei a comprar algumas roupinhas básicas pra ele, como bodies, calças e meias. Comprei também uns brinquedinhos fofos de madeira. Mas admito que não estou nada preocupada com o enxoval. Tenho feito tudo devagar porque sei que ainda tenho bastante tempo.

25semanas_thisgermanlife1

22 a 24 semanas

Passei essas três semanas acompanhada de uma grande amiga de São Paulo que conheci em Mainz, durante o doutorado e sua filhinha. Desde os tempos de Mainz nós sempre damos um jeitinho de nos encontrarmos pelo menos uma vez no ano. E tem dado certo! A gente costuma dizer que a nossa amizade é cara. Mas sabemos que não há dinheiro no mundo que pague os momentos de felicidade que passamos juntas. Ela nos trouxe vários mimos, mas um deles é muito especial: o primeiro livro em português do Thomas! É um livro de 12 lendas brasileiras da Clarice Lispector, que vai contar muito sobre a outra metade dele. Fiz a ecografia morfológica e estive bem nervosa. Eu só queria ter a certeza de que estava tudo bem com ele. E está! Mediu-se todos os ossinhos, checou-se os órgãos, lábios, contou-se os dedinhos. Está tudo lá! Na ultrassom 3D eu vi ele se mexendo, levando a mão até o rostinho, brincando com o pezinho e bocejando. Foi emocionante!

Infelizmente minha imunidade baixou e eu tive conjuntivite seguida de um resfriado fortíssimo. Comecei também nesse período a sentir as contrações de treinamento. Essas contrações não chegam a doer, mas incomodam porque em certos momentos elas deixam a barriga bem dura. É um desconforto só.

Kilian começou a sentir os chutinhos também

Demorou um bocadinho até ele conseguir sentir o bebê colocando a mão na barriga. Foi exatamente semana passada, quando eu estava com 24 semanas. Agora tem sido diariamente e ele sempre fica super emocionado.

25 semanas

Já engordei 5 quilos! O meu apetite continua a mil, mas sigo sem desejos. Um dia desses comi chucrute (uma das coisas que mais detesto – ou detestava – comer na Alemanha) e só faltei lamber o prato. Muito bizarro! Já ouvi dizer que estou com cara de mãe e muitos estão se surpreendendo com o tamanho da minha barriga. Tem gente dizendo que ela está muito grande para o meu tempo de gestação. Pelo menos ainda não me perguntaram se tem dois dentro dela. Mas eu não me importo com os comentários. Mesmo. Pra falar a verdade, eu estou apaixonada pelo meu corpo e encantada com a transformação que ele está passando. Acho verdadeiramente bonito acordar e ver que ela está cada dia maior. Não me lembro nessa vida de estar tão satisfeita com a minha aparência como agora. Me sinto tão de bem comigo mesma que nem o comentário mais negativo é capaz de me colocar pra baixo. E não é só a questão da aparência não. Eu fico maravilhada sempre que olho no espelho e me dou conta do privilégio que estou tendo. O de carregar uma vida dentro de mim. Nenhum homem jamais vai saber o prazer disso. É um privilégio só nosso e eu me sinto poderosa, uma verdadeira heroína.

25semanas_thisgermanlife

Como o bebê está

Ontem mesmo tive consulta e o médico mediu a cabeça, a barriga e o fêmur novamente. De acordo com os cálculos ele já está pesando 760 gramas e mede cerca de 35 cm. O espaço que antes ele tinha pra se movimentar livremente está ficando pequeno. Ele já ouve a minha voz e até reage quando estou cantando. Enquanto ele continua explorando o seu mundinho, eu já noto alguns padrões no comportamento dele. Sei que ele acorda junto comigo e se mexe mais depois do almoço. Daí ele dorme novamente e acorda quando eu estou indo dormir. Os aplicativos que uso (Ovia e Gravidez +) dizem que nessa semana o cabelo do bebê começa a ficar mais grosso, que a pele dele já não é mais transparente e que ele já tem o senso de equilíbrio. Ele já entende que está de cabeça pra baixo ou virado pra cima, o que o ajudará a tomar a posição de nascimento. A memória primitiva dele também está começando a se desenvolver, ou seja, todas as músicas que eu canto pra ele deixarão uma marca no seu cérebro. Eu converso com ele, digo o quanto ele é amado e peço todos os dias pra que ele fique aqui dentro até o finalzinho. Que eu quero muito ver o rostinho dele, mas que eu sou paciente e vou esperar até que ele esteja pronto para o mundo. Sabe o que mais me apaixona nesse processo todo? Dizer tudo o que digo e ter a certeza de que ele me escuta!

Agora sinto que o tempo está voando. Faltam pouco mais de 100 dias para ele nascer!

 I grow a human. What’s your superpower?

Anúncios

44 comentários sobre “um resumo até as 25 semanas de gravidez

  1. Cada foto que vejo sua gravida fico com mais vontade de pegar o primeiro avião e ir aí te dar um abraço, Você tá super radiante nesse momento tão especial e contagia todo mundo mesmo. Tá sendo super gostoso acompanhar tua gravidez e as coisinhas que você posta do Thomas, tudo tão lindo e especial. Curta bastante cada momento, Ana. Que esse pequenino cresça cada vez mais forte e cheio de saúde. Beijo grande pra vocês :*

  2. Eu estava louca pra saber mais de como você estava – e ver suas fotos de gravidez. Porque se as fotos de vocês já são lindas normalmente, imagina nessa época tão mágica? Você está belíssima e sua felicidade transborda. Parabéns!

  3. Ai que postagem emocionante, com muita beleza e verdade em cada detalhe que você compartilhou, Aninha! E esse fechamento “I grow a human”, como é forte isso!
    Amiga que bom saber que Baby Thomas está bem, com o cabelo mais espesso e se mostrando um candidato a jogador do Bayern München. Deve ser uma emoção incrível, siga saboreando essa dádiva com todas as minucias que ela traz. Vocês são merecedores dessa felicidade!
    E você está lindíssima grávida!!!
    Um beijo grande
    Márcia

  4. NoOOOsA quanta coisa linda de ler, amei ler tUUdo isso kkkkk Você como sempre nos emocionando com seu lindos textos que escolhe palavra por palavra que se encaixam direitinho, dá gosto de ler o que vc escreve…Feliz por vc mamy linda rsrs….beijao

  5. Que relato bonito, Ana! E que legal que você está compartilhando esse momento com a gente. Adorei que o primeiro livro em português do Thomas é da Clarice Lispector! Faça muitas fotos suas com barrigão porque esses registros serão preciosos. Um beijão!

  6. Que relato emcionante, amiga! Estou daqui torcendo por vocês, e ansiosa para conhecer o Thomas quando ele chegar! Que Deus abençoe vocês com muita saúde e momentos lindos! Beijos e saudades!

  7. Ana, mulher…
    Quando li a respeito da sua gravidez quase que eu dei pulos de alegria. É até engraçado pensar, mas quanto mais eu vejo suas fotos, mais me vem a sensação que eu estou grávida com você hahahaha É tão lindo ver alguém comentar com tanto carinho o que é o meu sonho também, isso me deixa com o coração tão leve!
    Aproveita muito essa fase, vai amando seu bebê com todas as forças… e que um dia eu tenha a oportunidade de ver o seu “barrigão” pessoalmente também. Acredita que na semana passada eu fui pra Crailsheim? Nem é longe daí!!
    Tudo de bom pra ti, pro bebê e pra esse novo nível de família que vocês estão evoluindo… ter bebê é tudo de bom!!
    Beijão

    • Muito obrigada pelo carinho Bruna!
      Como assim você esteve em Crailsheim!? O meu marido é de lá :). Nós temos que marcar um encontro, por favor. Onde você está morando? De repente podemos combinar na metade do caminho pras duas. Adoraria te conhecer, de verdade. Avisa se estiver por perto, dá um sinal de fumaça!!!
      um super beijo querida!

  8. Ana, que lindo! É tão legal ver você assim feliz. É muito emocionante.
    O primeiro trimestre deve ser uma época de ansiedade mesmo, em que tudo o que você quer é saber que o bebê está bem e que esse período delicado passe logo.
    Que bom que está tudo bem com vocês e melhor ainda te ver com o “glow” dessa gravidez.

  9. Oi Ana! Nossa !!Muito lindo seu post! Como todos, transmite uma paz e conforto! Adoro lê-los. Imagino que fofura e delicadeza ficará o quartinho do Thomas! Você está linda! E que essa fase final seja melhor ainda! Tudo de bom para vcs!!
    Beijos!
    Virgínia

  10. Ana, que amor esse post! Me emocionei… to muito feliz por vcs!
    Que as semanas restantes sejam tranquilas, a fase que vem depois é melhor ainda (não sou mãe, né, mas cuido de um baby full time e é tão incrível ve-lo se tornar uma pessoinha!)
    Espero conhecer o baby Thomas ano que vem aí na Alemanha ❤

  11. Que coisa mais linda! Que relato mais emocionante! Não lembro de ter ficado tão emocionada ouvindo uma mãe (porque acho que você já se sente mãe) falando da sua experiência na gravidez. A parte que mais me pegou de jeito foi a parte “como o bebê está”, tive que segurar a emoção! Eu adooooro ler seu blog, é uma delícia que você esteja compartilhando com a gente esse momento tão lindo e especial da sua vida. Fico muito feliz por você, muito mesmo! De coração!

  12. Fiz um comentário super emotivo, e ele sumiu, rs. Basicamente, quero dizer que você é uma artista, tudo que você toca parece que vira poesia, Ana. Não tem como não te admirar. Que momento lindo que você está vivendo, que coisa maravilhosa é se sentir tão bela, plena, poderosa. Que você siga assim até o fim dessa gravidez! Beijos aos 3 ❤

  13. Ana, você é uma artista. Você fotografa com maestria, faz brinquedinhos, e escreve como poucas. Seus relatos parecem poesia, e esse seu me fez querer abraçar você (e também me fez querer ficar grávida, mas já passou haha. Só mais pra frente). Que coisa mais linda esse momento que você está vivendo, de se sentir plena, poderosa, forte, bela. É um privilégio mesmo! Que você siga assim, FABULOUS, até o fim. Beijos pra vocês três!

  14. É muito caraaaaaaaaaaaa !!!! mas vale cada migalha …….. é sempre um privilégio estar com vcs…..e nada prova mais isso do que a forma como a minha filha esteve na sua casa…..absolutamente em família………. Amo te !!!!!! meu amigo alemão querido e o Thomas !!

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s