Hrunalaug & Seljavallalaug: banhos termais e um pouco do nosso segundo dia na Islândia

Para não dizer que esse blog virou blog de maternidade e pra relembrar o nosso segundo dia de viagem eu resolvi dar continuidade aos posts sobre a Islândia (para ver os outros clique aqui e aqui). Há um ano chegamos em Keflavík e eu coloquei os meus pés pela primeira vez na Islândia. No nosso primeiro dia percorremos todo o Golden Circle e no final do dia, depois de termos visitado a cachoeira Gullfoss, fomos em busca de encontrar a fonte termal Hrunalaug para depois seguir e direção ao sul do país. O Kilian tinha pesquisado bastante sobre os banhos termais e selecionado os que gostaríamos de visitar. Esse em especial é praticamente no meio do nada e bastante difícil de achar. O nosso objetivo era dar prioridade aos banhos que são pouco visitados e que funcionam só na base da pequena contribuição.

Hrunalaug

É uma fonte super pequena, mas fez valer todos os quilômetros rodados tentando encontrá-la. A água é maravilhosamente quente! Sim, muito quente! E a paisagem é de tirar o fôlego! Tem uma cabaninha pra trocar de roupa e já entrar na fonte. All natural, baby! Nesse dia estávamos sozinhos. Nenhum ser humano por perto. E isso fez a nossa passagem por lá ainda mais inesquecível. Por praticamente 2 horas aquele lugar maravilhoso nos pertenceu!

Localização: Hruni

Como chegar: dirigir pela rota 344 até Hruni. Ao entrar na cidade, procurar por um sinal pintado à mão indicando o caminho para a fonte. Esse sinal é que foi difícil de encontrar! Há um estacionamento e pra chegar à fonte, basta uma caminhada fácil de uns 5 minutos.

A caminho do sul da Islândia

Nós amamos percorrer o Golden Circle. Mas a viagem começou a ficar ainda mais interessante ao passo que nos aproximavámos do sul, onde estão localizadas as melhores atrações na minha opinião. No caminho vimos cachoeiras de água azul turqueza, estradas cada vez mais fotogênicas e finalmente pude pisar nas areias escuras do litoral. O nosso próximo destino foi a cachoeira Seljalandsfoss (aquela que dá pra andar por trás dela) e em seguida a piscina Seljavallalaug. A Seljalandsfoss merece um post completo, por isso escreverei sobre ela mais pra frente.

Seljavallalaug

Essa é provavelmente a fonte termal mais fotografada da Islândia. Ela fica somente a duas horas de carro de Reykjavik. O caminho até lá possui um cenário lindo! Infelizmente (embora a gente tenha amado a caminhada até lá) ficamos decepcionados por dois motivos: 1. a fonte não é quente, mas até aí tudo bem; 2. tem uma cabana para mudar e pendurar roupas e esse sim foi o motivo maior da nossa decepção. Eu nunca vi na vida um lugar tão sujo! Vi de tudo no chão. De absorventes usados a garrafas de bebidas alcoólicas. Uma grande pena! Porque ela é uma das piscinas termais mais antigas da Islândia. Nós sabíamos que ela era turística e mesmo assim quisemos ir até lá. Só não esperávamos encontrar um lugar tão mal tratado pelos turistas. Ficamos pouco tempo lá. Eu fiquei tão enojada que nem me senti a vontade na água. Bom, não sei se é sempre assim. Talvez nós só tivemos a infelicidade de visitá-la num dia ruim.

Localização: sul da Islândia, oeste da cachoeira Skógafoss

Como chegar: a partir da rota 1, pegar a rota 242 e seguir até um estacionamento de frente para uma fazenda. De lá, é só continuar andando pelo vale por cerca de 20 minutos.

to be continued…

12 comentários em “Hrunalaug & Seljavallalaug: banhos termais e um pouco do nosso segundo dia na Islândia

  1. Nao se preocupe, nós gostamos de ver tudo por aqui, que seja maternidade ou qlq outra coisa hehehe, ao menos eu sim 🙂 Que linda paisagem! Parecia que só tinham vcs dois e as montanhas, era isso mesmo? kkkkkkk Aqui na Galicia tbm tem algumas termas com águas muititsssimo quente, mas nao vi nada ainda assim entre montanhas….Lindo passeio…. xeruuuuu

  2. Que delícia ter a primeira fonte só para vocês e com a água quentinha! Quanto à do sul da Islândia, que tristeza saber que as pessoas são capazes de maltratar um lugar tão bonito… Custa levar uma sacolinha para guardar seus lixos e depois jogar num lugar apropriado!?

  3. apaixonada por essas fotos (como sempre) ♥ que incrível ter aquela paisagem da primeira fonte só pra vocês, deve ter sido uma experiência inesquecível! achei uma pena isso que contou sobre a última fonte termal. como as pessoas podem tratar assim um lugar com uma natureza tão maravilhosa? 😦

  4. Que legal ver mais posts (e fotos) sobre a Islândia por aqui, Ana! Depois de ter ido nas termas em Budapeste, estou meio doida pra testar essas naturais a céu aberto, vivo falando na orelha do R. que temos que fazer uma road trip pela Islândia, quem sabe um dia? Bom demais viajar junto com você por aqui!

  5. Dá um aperto no peito saber que tem gente que não sabe a sorte que tem de visitar um lugar tão incrível assim e simplesmente sai poluindo! É um absurdo o que fazem em Seljavallalaug… essas placas falando que é proibido fazer coco eles começaram a colocar porque um monte de turistas sem noção acampavam em qualquer lugar e saiam fazendo coco em tudo.. olha que ridiculo!
    Essas suas fotos da Islândia dá nem pra explicar de tão maravilhosas, Ana.. que felicidade ver mais dessa sua viagem, vou ficar aqui aguardando ansiosamente pelo post da Seljalandsfoss ♥

  6. Ainda quero muito visitar a Islândia. Essa primeira fonte pareceu ser uma delícia!
    Vamos ver quando vou poder ir… quem sabe daqui alguns anos 🙂

  7. Oi Ana!
    Primeiramente: muuito obrigada por postar sobre um dos lugares que morro de vontade de conhecer! haha eu sempre tive muita curiosidade sobre a Islândia, até porque só tem lugares maravilhosos ❤ ❤ ela tem um ar de mistério, sabe? isso que me encanta! fiquei apaixonada pelas suas fotos! E um pouco triste em saber que esses turistas porquinhos não andaram preservando o lugar =(
    Mal posso esperar pelo próximo post dessa viagem!
    Beijos ;*

  8. Eu fico me perguntando qual vai ser minha reação ao ver esses lugares depois de tanto sonhar, acho que vou cair no choro, hahaha. Maravilhoso demais ♥

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s