Islândia – paradas obrigatórias entre Vík e Jökulsárlón

Campos de lava Eldhraun

Eldhraun é um campo de lava coberto por musgos que se vê ao dirigir pela costa sul da Islândia, antes de chegar à aldeia de Kirkjubaejarklaustur. Esse campo de lava é o mais extenso do mundo. São mais de 500 quilômetros quadrados de lava pedrificada decorrente de um longo período de erupção no final dos anos 1700.  Este foi um evento davastador, não só para a Islândia, mas também para toda a Europa. No país as consequências foram enormes, levando à destruição de campos, fracassado da colheita e à fome. 

Hoje é um local de grande visitação. Ao dirigir em direção ao parque nacional Vatnajökull, você percorre vários quilômetros tendo como única paisagem esses campos de lava. Eu achei fenomenal caminhar por ele. Parecia que estava caminhando em outro planeta. Totalmente surreal!

Local típico onde passávamos a noite!


Canyon Fjaðrárgljúfur 

O nome esquesito pode até assustar, mas esse lugar é impressionante! Esse desfilladeiro tem 2 km de extensão e o rio Fjaðra com suas águas cristalinas vindas das gelerias passa por ele. O lugar é acessível por uma pequena estrada ligada à Ring Road, é só seguir as placas de sinalização. Entrada e estacionamento são gratuitos. Você pode caminhar este percurso por uma trilha linda e fácil. Pertinho do estacionamento tem uma área que dá acesso a “entrar” no cânion. Neste dia o nível da água estava bem baixo e nos possibilitou fazer as umas fotos bem legais lá de dentro. 

Fotos no meio da Ring Road?

Tá, essa paradinha aqui eu nem deveria estar aconselhando fazer. Tem gente que julga perigoso. Mas voltar pra casa e não ter uma foto no meio da estrada é tipo imperdoável! Basta olhar com muita atenção as duas direções e agir rápido, oxe! Foi no caminho para Jökulsárlón que nós resolvemos nos aventurar. Olha só essa estrada completamente livre! Estava pedindo mesmo pra gente parar o carro e fotografar :). Também fizemos fotos assim no norte do país, mas eu ainda vou chegar lá!

Cachoeira Svartifoss

Ela fica no parque nacional de Skaftafell. A trilha para se chegar até ela é muito bem sinalizada e dura apenas uns 30 minutos. Essa foi uma das trilhas mais bonitas que fizemos na Islândia.

Svartifoss é uma cachoeira incrível, mas ela não se destaca pela altura da queda d’água e nem por seu volume (principalmente se comparada com as cachoeiras que já vimos até agora) mas sim por sua beleza geológica. O cenário é composto por tubos hexagonais resultado de sua formação vulcânica (exatamente como os da praia deReynisfjara). 

Geleira Vatnajökull

Um grande arrependimento que tenho de ter passado por esse parque nacional é não ter visitado a Vatnajökull, a maior geleira da Europa. Meu sonho da vida era fazer a caminhada sobre a geleira com um guia, mas acabamos não tendo a felicidade de realizar. Acabou não dando pra incluir no nosso roteiro. É também um passeio super caro, cerca de 150 euros por pessoa. Na verdade eu nem sei se algum dia ainda irei realizar esse sonho. Mas enfim, tivemos a oportunidade de pelo menos ver um pouco dela de cima. Depois que saímos da Svartifoss, seguimos uma trilha que tinha vista para uma pequena parte da geleira. Foi de lá que vivenciamos um fim de tarde espetacular e criamos ainda mais expectativas para o próximo destino dessa jornada: Jökulsárlón, a lagoa dos icebergs. O lugar que literalmente me arrancou lágrimas dos olhos.

to be continued…

3 comentários em “Islândia – paradas obrigatórias entre Vík e Jökulsárlón

  1. Ai, Ana.. eu fico aqui toda emocionada com esses seus posts da terrinha ❤
    Não importa quantas vezes eu veja foto da Svartifoss, vou sempre ficar de boa aberta com essa obra de arte da natureza!
    Meu sonho também ir até Vatnajökull e fazer esse caminho pela geleira. E Jökulsárlón é outro lugar que acho que vou chorar quando ver ao vivo! haha
    Beijos ♥

Faça o meu dia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s